logovistoria.JPG (50805 bytes)

As casas, os apartamentos, os prédios, as fábricas e os edifícios em geral são construídos para oferecerem proteção, saúde, bem estar, segurança, conforto e tranqüilidade aos seus ocupantes.

Trincas, rachaduras, infiltração de água, deslizamento de terra, janelas que não fecham, portas que batem, umidade nas paredes, lâmpadas que queimam muito, mal cheiro, bolor, mofo, são apenas alguns dos problemas que podem tirar o sossego e a saúde dos moradores.

É GRAVE? O PRÉDIO PODE CAIR?

Depende da causa.

Uma simples trinca pode ter como causa a retração da argamassa, o que não seria grave, mas pode ter como causa um recalque da fundação, oque seria muito grave.

Será necessário desenvolver uma Perícia, isto é, uma investigação técnica para descobrir a causa ou as causas que estão causando o problema. Se a verdadeira causa não for solucionada, o problema irá voltar.

VISTORIA INSPEÇAO PERÍCIA LAUDOS MEDIAÇÃO ARBITRAGEM

Infelizmente, o desabamento de prédios ocorrem com mais frequência do que você pensa. Veja os casos que ficaram mais famosos -

Deseja solicitar um orçamento (sem compromisso) de serviço de vistoria técnica em sua casa, sobrado, industria ou condomínio? Clique no botão ao lado para informar o tipo de problema e receba por email um orçamento detalhado: 


 

Antes de prosseguir, veja algumas definiões importantes para compreender as questões de causa X efeito X soluções:

Causa X Efeito

Como é que determinadas causas produzem certos efeitos. Quais são as causas que podem produzir determinados efeitos.

DANO

Para cada um dos danos é imprescindível a determinação da causa exata, isto é, qual é a causa, ou quais são as causas que produzem diretamente aquele dano.

O PERITO E O ASSISTENTE TÉCNICO

Quem são estas pessoas? O que fazem?
Qualquer pessoa pode ser Perito ou Assistente Técnico?

PERÍCIA

O que deve a perícia descobrir? 
A perícia é a investigação, a procura da causa ou das causas que produzem os danos.

NEXO CAUSAL

Causa produz Efeito mas um Efeito pode ser a Causa de outro Efeito. É como um engavetamento de veículos em que eu fiquei prensado no meio.

Quando a gente detecta algum problema construtivo na nossa casa, diversas ações podem ser desenvolvidas.

Podemos, de imediato, resolver o problema. Mas se o problema está sendo causado pelo vizinho ou por falha da construtora que construiu o prédio não é justo a gente arcar sozinho com as despesas para o conserto do problema e no caso de construção ou reforma recém terminada que ainda esteja na Garantia, não é correto a gente ter que perder tempo e dinheiro para consertar o erro dos outros.

Veja alguns Direitos assegurados pelo Código Civil brasileiro:

O que é JUSTIÇA

Veja os diversos tipos de justiça que podem te ajudar a resolver um conflito que causa danos em seu imóvel. 
Procon, Fórum, Juizado, Tribunal, Ministério Público, Defensoria Pública e outros.

MINISTÉRIO PÚBLICO

Conheça o MP e veja como ele pode te ajudar a enfrentar os poderosos.

LEIS, DECRETOS e NORMAS

Código de Defesa do Consumidor, Código Civil, Leis e Decretos Estaduais e Mnicipais, Normas Técnicas. 
Afinal, quem vai me salvar?

CÓDIGO DE HAMURABI

1.700 anos antes de Cristo já existia um Código que definia o que era correto e o que não era. O Código era gravado em uma pedra fincada em via pública.

ONU

Declaração Universal dos Direitos Humanos - Organização das Nações Unidas. 

AÇÕES AMIGÁVEIS

São as ações discutidas e acordadas entre as partes, feitas diretamente e de forma amigável, onde cada um cede um pouco e as partes saem satisfeitas. 

AÇÕES JUDICIAIS

São as ações em que há discordância entre as partes e que necessitam de um terceiro para trazer mais esclarecimentos ou para decidir por eles.

GARANTIA

Existe "garantia" dada pela Construtora como a garantia dada pelos fabricantes de automóveis? Você já ouviu falar de "recall" de apartamentos?

PRAZOS

Qual o prazo que tenho para reclamar sobre um defeito na minha casa ou apartamento? Dizem que é de 90 dias, dizem também que é 5 anos e dizem também que é de 20 anos.

CASOS TÍPICOS

Veja diversos casos de problemas da construção. Veja em que caso se enquadra o teu problema:

PRESERVAR O CORPO DE DELITO

Terminou o resgate das vítimas. O local está livre para remoção do entulho?

OBRA NO VIZINHO

Uma construtora vai iniciar a construção de um prédio na sua vizinhança? Veja quais são as providências que você pode tomar.

VAZAMENTO NO VIZINHO

Apareceu uma mancha de umidade no teto e parece que há vazamento no esgoto do apto de cima.

MANDAR PARAR A OBRA DO VIZINHO?

Veja a maneira correta de mandar parar a obra. Saiba o que é uma ação de Nunciação de Obra Nova.

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL

Uma breve explicação do funcionamento do Juizado de Pequenas Causas.

Relatório, Parecer, Laudo, Auto são palavras que, para um leigo, não dizem muita coisa. Mas para um especialista, significam coisas bem específicas e é importante, até para um leigo, conhecer o seu significado:

 VISTORIA

O que é uma Vistoria Técnica feita em Edificio e como é um Laudo de Vistoria Técnica.

DICAS PARA VISTORIA

Dicas para para a realização de uma Vistoria e Laudo.

PERÍCIA

O que é um laudo pericial, para que serve.

Diferença entre Vistoria, Inspeção e Perícia.

Há muita confusão e diferentes interpretações

LAUDO

O que é um Laudo Judicial, quem faz, o que contém. O que diz a norma brasileira NBR-13752

PRAZO PAR ELABORAÇÃO DO LAUDO

Há um número minimo de dias que o Perito deve aguardar para dar início à elaboração do laudo?

APRESENTAÇÃO DO LAUDO

Qual o formato, dimensões, margens, etc.

ASSINATURA DIGITAL

Oque é Assinatura Digital, como funciona a Certificação Digital.

 

QUESITOS

Apresentação de Quesitos para a Perícia Judicial.

CONTESTAÇÃO

O que é um Laudo de Contestação.

ESCLARECIMENTO

O que é um Laudo de Esclarecimento

TESTEMUNHO

Questões técnicas que envolvem certa complexidade e que é dificil de se explicar e mais difícil de ser compreendida por leigos.

 

É GRAVE? O PRÉDIO PODE CAIR?

Parece que não. Pelo menos o engenheiro da construtora passou por aqui e disse que é assim mesmo.

É FÁCIL CONSERTAR?

Geralmente sim. Mas, com uma certa freqüência temos encontrado problemas de difícil solução. Vem um e fala uma coisa. Resolveu? Não. O problema voltou. Vem outro e diz que o problema não é nada disso e tenta outra solução. Resolveu? Também não. Até quando teremos que ficar pagando e não ver o problema resolvido?

MAS, COMO É QUE O PROBLEMA APARECEU?

Ah! Havia um "vício oculto", um defeito de construção que demorou alguns anos mas acabou se manifestando.

TEM JEITO? TEM COMO SOLUCIONAR? TEM COMO CONSERTAR?

Claro que sim. Mas, quem vai pagar o prejuízo? Houve negligência da construtora? A mão de obra não era qualificada? O material empregado não era de "primeira"? Foi uma falha da manutenção?

UMA OBRA, MESMO LONGE DA MINHA CASA PODE AFETAR?

Uma obra que está sendo construída nas proximidades causou o aparecimento de trincas na minha casa. Já procurei os responsáveis pela obra, relatei minhas preocupações mas eles não deram a mínima importância. Apresentaram alegações do tipo: "isso é normal" ou "isso não é nada" ou "a sua casa é velha" ou "pode ficar tranquilo que a casa não vai cair", etc. Exemplos de obras: Estão construindo um prédio perto de casa, a concessionária está trocando o cano de água da rua, a prefeitura está construindo um viaduto, o estado está construindo um túnel do metrô, etc.

Não insista com a construtora. Isso me faz lembrar da história em que a galinha vai reclamar contra a poderosa raposa, dona do galinheiro. A galinha vai ficar gritando, esperneando e a raposa nem tchum! Você é uma "simples" pessoa física, indefesa e leiga em assuntos de construção civil enquanto que a construtora é pessoa jurídica, forte, toda poderosa e com grande conhecimento e experiência.

O Poder Juridiciário existe para proteger o cidadão. Ações Cíveis são comuns e funcionam. Para causas até 20 salários mínimos a ação pode ser feita no Juizado Especial Cível que possui uma tramitação mais simples e mais rápida.

Mas, QUE TIPO DE AÇÃO pode ser feita contra a construtora?

Uma "obra" que está sendo construída nas proximidades causou o aparecimento de trincas na minha casa. Já procurei os responsáveis pela obra, relatei minhas preocupações mas eles não deram a mínima importância. Apresentaram alegações do tipo: "isso é normal" ou "isso não é nada" ou "a sua casa é velha" ou "pode ficar tranquilo que a casa não vai cair", etc.

Exemplos de "obras": Estão construindo um prédio alto perto de casa, a concessionária está trocando o cano de água da rua, a prefeitura está construindo um viaduto, o estado está construindo um túnel do metrô, uma via expressa, etc.

Proximidades não significa "vizinho e grudado na sua casa". Há casos em que a influência de uma obra ocorre há mais de 500 metros do local das obras. Veja, por exemplo, os casos de Rebaixamento do Lençol Freático - CLIQUE AQUI.

Não insista com a construtora. Isso me faz lembrar da história em que a galinha vai reclamar contra a poderosa raposa, dona do galinheiro. A galinha vai ficar gritando, esperneando e a raposa nem tchum! Você é uma "simples" pessoa física, indefesa e leiga em assuntos de construção civil enquanto que a construtora é pessoa jurídica, forte, toda poderosa e com grande conhecimento e experiência.

O Poder Juridiciário existe para proteger o cidadão. Ações Cíveis são comuns e funcionam. Para causas até 20 salários mínimos a ação pode ser feita no Juizado Especial Cível que possui uma tramitação mais simples e mais rápida.

Mas, QUE TIPO DE AÇÃO pode ser feita contra a construtora?

O que você pode fazer? 1ª ALTERNATIVA A causa já cessou ou foi eliminada e não há riscos de surgirem novas trincas. Então você pode mover uma Ação Ordinária contra a construtora pedindo para ser indenizado pelos danos causados pela obra ao seu patrimônio.

Neste caso, o valor da ação será apenas o custo para consertar as trincas. O Problema é simples.

2ª ALTERNATIVA A causa continua e há possibilidade de surgirem novas trincas e pode ser que a casa venha até a desabar. Então você pode mover uma Ação Cautelar contra a construtora pedindo para ser feita uma Produção Antecipada de Provas pois a situação da casa está cada dia pior podendo vir a desabar.

Neste caso, o valor da ação será o custo para demolir o que sobrar depois do desabamento, remover todo o entrulho formado e reconstruir a casa toda. O Problema é muito complicado.

Veja os casos mais comuns -

Obras realizadas no terreno como escavações, fundações, túneis, garagem subterrânea, vala na rua para colocar tubo de água, de gás, de esgoto introduzem perturbações geológicas que levam muito tempo para se consolidarem. Enquanto não atingir a consolidação total, o terreno fica sujeito a movimentos de acomodação o que irá causar o aparecimento de trincas e rachaduras. Esse movimento de acomodação do subsolo continua por muitos anos mesmo depois da obra pronta. Dependendo do tipo de solo esse prazo pode ser de até 10 anos.

Outro tipo de ação possível é aquela que faz interromper a causa principal, isto é, o prosseguimento da obra. Este tipo de ação chama-se Nunciação de Obra Nova e tem o poder de EMBARGAR (mandar parar) a obra.

Em qualquer das alternativas acima, você irá necessitar de um Laudo Pericial Extrajudicial que constata a existência dos danos ao seu imóvel e dando como certo o nexo de casualidade entre a obra que está sendo construída nas proximidades da sua casa e os danos causados. Veja bem, para a Justiça é importante estabelecer a relação direta entre "causa" e "efeito". Por isso, esse Laudo não pode ser feito por um profissional qualquer da área da construção civil mas sim por um PERITO, um profissional que além da formação básica em engenharia e construção civil tenha especialização em peritagens.

tracocor.gif (4491 bytes)

Tá na hora de conversar e receber uma orientação do Professor Watanabe.

Ele é engenheiro, formado pela Universidade de São Paulo e, além de construir centenas de casas, indústrias e prédios, trabalhou no projeto das grandes obras da engenharia nacional como a Rodovia dos Imigrantes, o Sistema Cantareira de Abastecimento de Água, o Emissário Submarino de Esgotos de Santos e em quase todas as grandes Hidrelétricas brasileiras como Jupiá, Ilha Solteira, Itaipú e Tucuruí.

Ah! O mais importante: Trabalhou no IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, um dos maiores centros de desenvolvimento tecnológicos do mundo onde desenvolveu inúmeras pesquisas sobre materiais construtivos, técnicas e métodos de construção. Entende de construção como ninguém.

Muito dedicado às questões da construção civil, realiza vistoria em edificações há mais de 34 anos e coordena uma equipe de especialistas em quase todos os ramos e especialidades relacionadas com as edificações. Veja credencial.

Só para vocês terem uma idéia da sua experiência profissional, dê uma olhada no site sobre TRINCAS, ou então no site sobre CONFORTO TÉRMICO ou no de TELHADOS. (clique na palavra grifada)

tracocor.gif (4491 bytes)

Ele vai mostrar que existem problemas simples que se resolvem facilmente. Às vezes encontramos problemas graves mas que a solução é muito simples. Outras vezes encontramos problemas que envolvem a construtora, o projetista, o instalador, o fabricante e por causa do envolvimento desse possoal todo o problema se torna complexo e de díficil encaminhamento.

Se o problema é simples, basta realizar uma Vistoria. Se a coisa complicou, então será necessário realizar uma Inspeção. Agora, se o problema é complexo, talvez tenhamos que realizar uma Perícia. Todos esses trabalhos são realizados por um técnico especializado que pode ser um Engenheiro de formação plena e que tenha trabalhado em pesquisas tecnológícas.

Tudo que o técnico ver, pensar e concluir ele vai colocar por escrito em um relatório especial denominado Laudo. A opinião do técnico, balizado pela sua experiência profissional de muitos anos de pesquisas, é chamada de Parecer.

As conclusões do Laudo são apresentadas para as partes envolvidas. Essa tarefa junto aos envolvidos é conhecida como Mediação. Caso as partes concordem, o Perito poderá efetuar uma Arbitragem. A Arbitragem realizada por um Perito Competente tem valor Judicial e é como uma Sentença Judicial e pode ser executada até com auxílio de força policial, caso necessário.

Agora, se as partes não chegarem a um acordo amigável, então a alternativa é a Justiça. Uma Advogado competente, com experiência em Processos Cíveis irá tipificar a ação e elaborar uma Petição (um pedido endereçado a um Juiz de Direito) expondo os fatos e solicitando a abertura de um Processo Judicial contra a outra parte.

Veja mais alguns detalhes sobre as questões apresentadas:

VISTORIA INSPEÇÃO PERÍCIA LAUDO logodcbr.JPG (2521 bytes)
Há risco iminente?
AVALIAÇÃO PARECER MEDIAÇÃO ARBITRAGEM

ART - Em todo trabalho técnico é necessário (Lei Federal N0 6.496 de 7 de dezembro de 1977) que seja emitido um documento denominado Anotação de Responsabilidade Técnica - ART que é o documento legal que define exatamente qual é a responsabilidade do profssional contratado. Veja mais detalhes sobre a ART em .

Você que tem dificuldades financeiras e não pode pagar por um serviço de arquitetura ou engenharia, saiba que a Lei 11.888 de 24/12/2008 permite acesso gratuito a serviços técnicos como projetos, contrução e reformas -.

SITUAÇÕES QUE REQUEREM UMA VISTORIA TÉCNICA:

SITUAÇÃO N0 1 - DETERMINAÇÃO DA CAUSA DO PROBLEMA

Um problema só terá solução definitiva quando todas as causas forem eliminadas. A busca da causa, ou das causas, é tarefa que requer uma certa experiência não só em construção como também em projetos, manutenção predial e pesquisas de materiais e processos construtivos. Há casos de infiltrações que se arrastam por longos anos e nesse período, diversos profissionais são envolvidos em inúmeras intervenções com quebras e reformas sem que o problema fique satisfatoriamente resolvido. Uma Vistoria Técnica realizada por um perito experiente apresentará um diagnóstico preciso de todas as causas que contribuem para o problema.

Além disso, baseando-se em sua experiência como pesquisador, o perito oferecerá um amplo leque com diversos tipos de soluções, pois em edificação habitada nem sempre é possível executar as soluções habitualmente empregadas em um canteiro de obras, por causa dos traumas, prejuízos e transtornos que causam aos moradores.

SITUAÇÃO N0 2 - AVALIAÇÃO DA GRAVIDADE DO PROBLEMA

Alguns problemas requerem mais atenção que outros. Casos de trincas, por exemplo, sempre levantam a possibilidade de quedas, desmoronamentos, acidentes e mortes. O fato de uma trinca ser "bem pequena" quase invisível não classifica o problema como "pequeno" - Mesmo sendo muito pequena, uma trinca em um elemento estrutural como pilares e vigas pode ser o único indício oferecido pelo prédio antes de cair. Um laudo pericial elaborado por um perito experiente é a peça (escrita e assinada) que fará os esclarecimentos necessários sobre a gravidade das patogenias levantadas. Caso seja constatado, pelo perito, mesmo durante a vistoria, de que a edificação oferece risco iminente, o mesmo poderá até convocar o auxílio policial para a rápida evacuação do prédio.

SITUAÇÃO N0 3 - DETERMINAÇÃO DA RESPONSABILIDADE PELO PROBLEMA

Pessoas físicas ou jurídicas são contratadas para a execução de serviços técnicos de construção e reformas. Fiscalizadas pelo CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, as pessoas necessitam apresentar determinada qualificação para a execução dos serviços. Além do CREA, outros órgãos como a Prefeitura Municipal, a Engenharia Sanitária, o Corpo de Bombeiros, as concessionárias de serviços públicos e a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas desenvolvem diligências fiscalizatórias para assegurar a realização das obras dentro da boa técnica, empregando materiais, mão de obra e processos construtivos consagrados.

Mesmo com todos esses cuidados, a construção ou reforma pode resultar em problemas que além dos aspectos técnicos levantam aspectos de responsabilidade econômica e de outras ordens, criando situações de litígio.

Um Laudo Pericial elaborado por um perito de renome poderá estabelecer claramente a relação entre causa e efeito, isto é, o nexo causal apresentando quem, como e quando se cometeu algum equívoco, negligência ou falha que resultou no problema.

Na maioria das situações, basta o Laudo Pericial para as partes entrarem num acordo amigável.

Entretanto, pode ocorrer também que as partes não consigam um acordo amigável. Então o Laudo Pericial será colocado nas mãos de um Profissional de Direito para a formulação de um Processo Judicial. Relações de consumo são tratadas pela Lei do Consumidor. Outras demandas pela Justiça Cível.

tracocor.gif (4491 bytes)

Desejando entrar em contato com o Professor WATANABE para pedir um esclarecimento ou mesmo um orçamento para uma Vistoria Técnica em sua casa, prédio ou fábrica, envie uma mensagem.

Para pedir orçamento, basta clicar aqui

Clique aqui para saber quem é Roberto Massaru Watanabe.
Clique na figura para ver mais dados sobre o professor.

Eu tenho o seguinte problema na minha casa/prédio:

Favor enviar a resposta para o meu email:


Atenção! Confira o endereço do seu email, senão você corre o risco de ficar sem a resposta.

Se o seu problema não pode esperar?  Então ligue já para o telefone  (11) telefone.jpg (2244 bytes) e fale diretamente com o professor Watanabe.

QUER CONHECER ALGUNS PROBLEMAS? (clique na figura)

Recebimento de APTO

Finalmente ficou pronto? O que precisa ser verificado antes de pegar as CHAVES?

TRINCAS E FISSURAS

Veja os muitos casos de fissuras, trincas e rachaduras.

Infiltrações?

Existem mais de 40 problemas que podem causar muita dor de cabeça.

FUNDAÇÕES

Conheça os principais tipos de fundações.

Você mora em área de risco?
perc10a.gif (9564 bytes)
Saiba o que é área de risco e como evitar as grandes tragédias.

Quer construir um telhado?

Saiba o que é tesoura, linha, empena e outras partes de um telhado.

Problemas com Vagas na Garagem

Manutenção Predial - Como deve ser feita

Ocupação - Quais são seus direitos

  Você que é perito e tem uma máquina fotográfica digital que grava o nome do arquivo no formato DDMMAA_HHMMSS.jpg e gostaria de mudar de forma automática para DDHHMMSS.jpg, veja como fazer.

Máquina Fotográfica para Perícia

Conhça a minha máquina

       

BOCA DE LOBO

Sua rua tem Rede de Drenagem? Por que ocorrem inundações?

PATOLOGIAS

Veja os casos mais comuns de patologia das edificações.

PINTURAS

A tinda da parede fiou manchada e começou a descascar?

logoP.jpg (12175 bytes)
Qual o significado das cores das placas de rua? 

DEFESA CIVIL
logodcbr.JPG (2521 bytes)
Saiba o que é e como utilizar em situações de emergências.

UMIDADE

Umidade, infiltrações, manchas pretas.

Participe da próxima turma deste curso:

CONFORTO TÉRMICO

Sua casa é quente e abafada?


Conheça este versátil material.

SOLAPAMENTO:

Veja como serge uma cratera no meio da rua.

DDesabamento de Casas

Jardim Maringá 12/2010

As chuvas de

janeiro de 2011/small>

Aonde jogar fora as águas da minha casa?
O destino das águas

Vão construir um prédio ao lado:

Curso de Técnico de Edificações

 

 

 

 

ET-10\www\roberto\pericias\abertura.htm em 24/09/2000, atualizado em 19/11/2014

    RMW-181593-27/11/2014