W

atanabe

CASOS DE INFILTRAÇÃO DE ÁGUA E DE UMIDADE

IMPORTANTE: Site em construção. Os casos estão sendo colocados na Internet na medida em que ficam prontos.

São muitas as possíveis causas de infiltrações, manchas escuras e mal cheiro:

Vapor e Umidade excessiva. Chuva escoa por cima da Calçada. Água infiltra POR DENTRO do perfil de montante da janela. Respingo da chuva na parede externa. Casos de problemas com a Manta Asfáltica. Chuva INUNDA a Garagem.

VAZAMENTO INFILTRAÇÃO ALAGAMENTO MAL CHEIRO INUNDAÇÃO

O engenheiro Roberto Massaru Watanabe, formado na USP em 1972, que trabalhou no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnologicas do Estado de São Paulo - e que nos seus mais de 30 anos de perícias realizou milhares de vistorias e perícias em casas, prédios, fábricas, taludes e obras públicas apresenta os casos mais comuns que tiram o sono de muita gente.

NOTA IMPORTANTE: Este é um site ilustrativo que mostra a relação entre a causa e o efeito considerando, na demonstração, apenas uma determinada causa e apenas um determinado efeito dessa causa e, como a finalidade do site é educativo, considera apenas um lado do problema. O problema real pode estar acometido por diversas causas de modo que o parecer fundamentado sobre o efeito da combinação das causas assim como a escolha da solução adequada só pode ser feito por um perito profissional. A água possui propriedades muito curiosas e seu comportamento não segue a lógica comum conforme aconselhava Leonardo da Vinci, dizia "Se tiveres que tratar com água, consulta primeiro a experiência e depois a razão".

Em suas perícias, Watanabe tem encontrado muitos casos de problemas que estão sendo tocados há muitos anos sem uma solução satisfatória. Parece até o caso de um doente que acometido de infecção apresenta quadro clínico de febre alta e as pessoas tentam apenas abaixar a febre mas sem atacar a causa. Ao atacar apenas o efeito sem debelar a causa, o problema sempre volta e, na maioria dos casos, volta com maior vigor.

Outro detalhe importante é que a INTERNET oferece muitas alternativas de solução, entretanto devemos sempre tomar o cuidado de entender que, na construção civil, muitas soluções - ou melhor, métodos - são protegidas por Patentes e quase sempre não é possível entrar nos detalhes de determinados métodos. Então, não caia na tentação de perguntar à raposa, dona do galinheiro, de quem é a culpa pelo sumiço de galinhas?

Um caso típico é o da impermeabilização em geral. Se o método de aplicação da impermeabilização é inovador e emprega um certo material como manta betuminosa, isopor ou tecido, provavelmente existe uma Patente que protege os desenvolvedores da tecnololgia. Então, somente empresas licenciadas poderiam se propor a resolver o teu problema mas muitas empresas pertencem a ex-funcionário de empresa licenciada que atuam sem a devida licença e ao contratá-la você estará conivente com a quebra de patente.

Um caso típico de dificuldade na escolha é o caso das Mantas Asfálticas. Muita gente pensa que manta asfáltica é tudo igual, mas há diferenças importantes que devemos levar em consideração se quisermos que a impermeabilização funcione bem por anos e anos. Clique na figura ao lado "DIFÍCIL ESCOLHA" para entender que a loja, movida muitas vezes por interesses comerciais, oferece apenas um tipo de manta mas nem sempre aquele tipo é o tipo certo para sua obra.

No universo de leigos encontramos uma parcela considerável de profissionais de direito advogando em processos judiciais e, no seu trabalho de assistência técnica em processos judiciais, Watanabe tem encontrado inúmeros erros conceituais mas que se justificam por ser praticados por leigos na matéria. Diz ele: "Já participei de diversos casos em que a inicial afirma categoricamente que a garagem do autor encontra-se tomada por muitas infiltrações, mas que na vistoria constatou-se não haver uma única infiltração da garagem" lembrando que garagens em subsolo quando mal impermeabilizadas costumam ser tomadas por afloramentos de água que percolam pelo subsolo e que brotam nas paredes da garagem. Afloramento e Infiltração são fenômenos totalmente distintos.
CLIQUE NA FIGURA:

Merece destaque, também, a complexidade, a multiplicidade e a profusão de órgãos e entidades que emitem Normas Técnicas no Brasil, todas elas, infelizmente, obrigatórias. É o Codigo Civil brasileiro, a Lei de Defesa do Consumidor, as normas da ABNT, do INMETRO, Engenharia Sanitária do Estado, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal, o IBAMA, Ministério do Trabalho, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Exército brasileiro, a Marinha brasileira, a CETESB, etc. Nesse instante em que você navega por este site, deve ter algum funcionário dedicado tentando inventar novas normas.

É muito comum encontramos casos de garagem em subsolo que bombeiam a água que brota da parede para a sarjeta e não sabem que há norma do IBAMA proibindo este tipo de ação. Ao lançar as águas da garagem diretamente na rua, o Condomínio está comentendo um grave crime ambiental.


O desenho no topo da página procura mostrar que um simples caso de infiltração de água pode ter dezenas de causas possíveis. Buscando em seu rol de perícias, Watanabe mostra "que causa produz que efeito", para que você, internauta, veja que talvez o teu problema seja bem mais complicado do que você está pensando. Então, não tente resolver sozinho, busque o auxílio de um profissional experiente. Veja um caso curioso que levou 8 anos para se descobrir a causa do problema:
Caso real de ação judicial de água que saía do teto da sala.

CONCEITOS IMPORTANTES:

1- Definições Técnicas. 2- Diferença entre Infiltração e Afloramento. 3- DIREITO DE VIZINHANÇA

Veja partes do Código Civil Brasileiro e do Código de Defesa do Consumidor.

4- Leis Estaduais e Municipais. 5- Conversa com o Vizinho.

ANÁLISE DE ALGUNS CASOS BEM COMUNS:

1- INFILTRAÇÕES NO TELHADO:
2- INFILTRAÇÕES NA GARAGEM:
3- CASOS DE MANTA DE IMPERMEABILIZAÇÃO:
4-
5- INFILTRAÇÕES PELA JANELA:
6- INFILTRAÇÕES NO BANHEIRO:
7- INFILTRAÇÕES NA LAJE DE COBERTURA:
8- INFILTRAÇÕES NA FACHADA:
9- INFILTRAÇÕES NA SOLEIRA:
10- UMIDADE DO SOLO:
11- INFILTRAÇÕES DIFUSAS:
12- MANCHAS ESCURAS
    13 - INFESTAÇÃO DE CUPINS

 

Se o teu caso apresenta uma certa complexidade, peça o orçamento de um trabalho de Vistoria Técnica ao Watanabe. Em dia e horário agendado, ele fará uma vistoria completa no local, irá levantar todos os dados necessários para uma análise abrangente e depois irá enviar um laudo pericial mostrando todos os fatos que intervêm e influenciam teu problema. O laudo apresenta também sugestões sobre o encaminhamento da solução. 

O parecer do Watanabe é lastreado pelos milhares casos já enfrentados. Veja mais detalhes sobre o trabalho de Vistorias em Edificações clicando em mais detalhes.

Você ainda tem dúvidas? Envie uma mensagem para o engenheiro Roberto Watanabe sem nenhum compromisso.

Seu email, para receber a resposta:

Sua mensagem, dúvida ou pergunta:

Depois de digitar a mensagem, pressione:

Se desejar conversar com o engenheiro Watanabe, ligue:

(11)

 
 

  VISTORIAS

Sua casa tem problemas construtivos? Contrate uma Vistoria Técnica.


A importância do SOL em nossa vida.

TRINCAS

Não é o tamanho da trinca que indica a gravidade.

TELHADOS

Problemas com o telhado?

UM CASO COMUM

Manchas escuras de umidade que surgem no teto causadas por vazamento de água do apartamento de cima.

MANUAL DO USUÁRIO

Sua casa, apartamento ou sobrado tem esse importante manual?
 
Monitore as infiltrações online com o ARDUÍNO:
Baixe uma apostila que ensina pari-passu os segredos do Mundo ARDUÍNO:
     

 

 ET-12\www\\infiltracoes\abertura.htm em 02/06/2007, atualizado em 22/04/2018.

    RMW-37478-18/12/2018