? ? DÚVIDAS ? ?

REUNIÃO ORDINÁRIA

? ? DÚVIDAS ? ?

 

As reuniões ordinárias do clube constituem a principal ferramenta para as realizações do Rotary e devem ser planejadas, organizadas e realizadas de forma eficiente para que as metas da gestão possam ser coroadas de pleno êxito.

Para que um clube seja eficaz, é necessário que as reuniões ordinárias sejam igualmente eficazes. É fácil realizar reuniões eficazes. Basta tomar cuidado com certos detalhes. Veja, a seguir, algumas dicas:

PLANEJAMENTO

1 - PROGRAMA DA GESTÃO
Objeto_0080.gif (16510 bytes)
Uma gestão compreende a realização de quase 50 reuniões. Veja o que pode ser feito pelo Diretor de Programação.
Além das reuniões ordinárias, o clube deve realizar as reuniões do Conselho Diretor.

botaoclique.gif (398 bytes)


2 - FÓRUNS E ASSEMBLÉIAS
Pessoa_243.gif (11394 bytes)
Alguns temas como Fóruns e Assembléias são obrigatórios. Veja quais são.
botaoclique.gif (398 bytes)


3 - DIVULGAÇÃO
Objeto_0017.gif (2696 bytes)
Divulgue os temas das reuniões do seu clube para os clubes vizinhos. Informe com clareza o tema que vai ser apresentado e quem vai fazê-lo.
Utilize-se do Boletim Semanal, anuncie na tribuna e peça aos companheiros que façam a divulgação para amigos e vizinhos. Se o palestrante for alguém conhecido, faça um grande destaque. Quando o tema for de interesse, eles virão na sua reunião para participar da palestra. Seu clube vai crescer. 
botaoclique.gif (398 bytes)
Texto_030.gif (5435 bytes)


4 - PALESTRANTE
Pessoa_327.gif (14435 bytes)
Saiba como fazer o convite para o palestrante. Ele deve ser orientado antes mesmo de fazer o roteiro da palestra.
Muitos palestrantes, desavisados, não sabem da estrutura de uma reunião de Rotary e vai se preparar para dar o melhor de si e vem preparado para falar 2 horas. Veja o que pode fazer o Diretor de Programação para orientar corretamente o palestrante.
botaoclique.gif (398 bytes)


5 - CONVIDADOS E VISITANTES
Pessoa_299.gif (4845 bytes)
Os convidados e visitantes devem ser recebidos adequadamente. Na sua casa não fica bem o convidado ficar "largado" em um canto.
Mobilize a Comissão de Companheirismo. Devem trabalhar também a Comissão Interclubes, a de Relações Públicas e, às vezes, a de Desenvolvimento do Quadro Social.
botaoclique.gif (398 bytes)


6 - INFORMAÇÃO ROTÁRIA
Pessoa_249.gif (37903 bytes)
É a primeira vez que o convidado participa de uma reunião de Rotary? Então ele merece uma tratamento especial. Veja o que a Comissão de Relações Públicas e a de Informação Rotária pode fazer.
botaoclique.gif (398 bytes)


7 - PAUTA DA REUNIÃO
Objeto_0058.gif (5200 bytes)
O que vai acontecer na reunião de hoje? Vai ter palestra? Qual será o tema? Veja o que a Comissão do Boletim pode fazer para ajudar a organizar a reunião.
botaoclique.gif (398 bytes)


8 - PREPARATIVOS
Variados325.gif (4559 bytes)
Daqui a pouco vai começar a reunião. Será que está tudo em ordem?
Veja as preocupações do Diretor de Protocolo.
botaoclique.gif (398 bytes)
Bandeira_brasil06.gif (31211 bytes)


COMO REALIZARUMA REUNIÃO DE SUCESSO
Escritorio_011.gif (32613 bytes)
Alguns companheiros acham que as palestras incomodam e que deveria ter mais reuniões de "companheirismo".
Outros acham que faltam palestras de qualidade e que as reuniões de companheirismo não apresentam nada de interessante. Não acrescentam nada.

Alguns acham que os Fóruns são sempre a mesma coisa, isto é, vem um governador de distrito e fala as coisas de sempre.
Outros acham que os Fóruns, para serem proveitosos, deveriam ser realizados fora do horário das reuniões ordinárias, talvez num sítio em fim de semana, com apresença dos cônjuges e seguido de um alegre companheirismo. Haverá tempo suficiente para que cada um possa apresentar sua própria opinião e os cônjuges poderão compreender um pouco mais sobre o Rotary.

Alguns acham que todos os companheiros devem prestigiar a "Noite das Arábias" comprando convites para seus familiares e amigos. O preço é alto mas é para uma "boa causa".
Outros acham que o clube deve montar um Projeto de Subsídios Equivalentes e trazer dinheiro de fora, dos países ricos e da Fundação Rotária.

Alguns acham que é formalidade de mais usar gravata, tribuna, sinos e ficar batendo palmas para qualquer um que ocupe a tribuna. Outros acham que o respeito e a formalidade constituem os fundamentos importantes para a grande credibilidade que o Rotary goza no mundo todo.

Alguns acham que esse negócio de Governador-Assistente é um grande jogo de vaidades do Governador. Outros não vêem nenhuma diferença com os extintos Grupos de Represe. Todos criticam sem conhecer o Plano de Liderança Distrital em pleno estágio de implantação pelo Rotary International.

O Presidente e toda a sua equipe de "confiança" que compõe o Conselho Diretor do clube estão "dando o sangue" para que a gestão seja a melhor possível. Mas, mesmo assim, têm aqueles que insitem em reclamar. Reclamam da comida, do horário, da composição da mesa, das conversas, enfim, reclamam de tudo.

Muitas dessas reclamações poderiam ser evitadas.

Este site mostra que é possível conduzir o clube de forma eficaz e assim, além de atender aos requisitos do RI, satisfazer as vontades dos companheiros, principalmente daqueles antigos que conhecem bem o Rotary (aqueles que fazem questão de se encaixarem na extinta categoria de Sócios Veteranos).

Este site não é oficial de nenhum dos clubes do Rotary, não traduz o pensamento de nenhum clube de Rotary, muito menos do Rotary International.

É mantido por Roberto Massaru Watanabe, um rotariano do Rotary Club de São Paulo - Artur Alvim, que aprendeu algumas dicas depois de realizar muitas visitas e depois de proferir ou moderar mais de 456 palestras e fóruns em clubes dos distritos 4430, 4610, 4420, 4480, 4590, 4540, 4620, 4560, 4470, 4630, 4410, 4440, 4700 e outros.

Todas as matérias apresentadas neste site são de exclusiva responsabilidade deste companheiro e havendo críticas, duvídas, sugestões ou mesmo elogios (a esperança é a última que morre), não se acanhe, entre em contato com ele através do endereço de email:

roberto@ebanataw.com.br 

O autor agradece as valiosas colaborações, sugestões e dicas recebidas.

REALIZAÇÃO

9 - SECRETARIA
Pessoa_245.gif (7146 bytes)
O Secretário, Protocolo e o Presidente devem "fechar" a pauta bem antes de começar a reunião. Uma reunião de Rotary não pode ser realizada de improviso.
botaoclique.gif (398 bytes)


10 - PROTOCOLO
Pessoa_256.gif (15678 bytes)
O Protocolo e o Presidente devem determinar a composição da mesa que vai "dirigir" os trabalhos da reunião. Lembre-se: Toda reunião de Rotary é reunião de trabalho e na Mesa deve ficar um camarada que é a "favor" e outro "contra". O contraditório faz parte da dialética moderna (www.geroi.org.br/saber).
botaoclique.gif (398 bytes)
Casa_234.gif (2987 bytes)


11 - INÍCIO DA REUNIÀO
Escritorio_011.gif (32613 bytes)
Início da Reunião.
Convide todos a ocuparem seus lugares, passe avisos importantes como desligar os celulares.
botaoclique.gif (398 bytes)
A doação de alimentos não não ser o principal objetio na busco do desenvolvimento da cidadania.


12 - A REUNIÃO
Objeto_0115.gif (14708 bytes)
Conduza a reunião com firmeza, limitando-se à pauta previamente definida.
botaoclique.gif (398 bytes)
Pessoa_293.gif (12454 bytes)


13 - A PALESTRA
Pessoa_331.gif (11884 bytes)
Enaltecer a presença do palestrante e criar um ambiente para que o palestrante fique à vontade para a sua exposição. Tire fotos.

botaoclique.gif (398 bytes)


14 - AGRADECIMENTOS
Objeto_0155.gif (14194 bytes)
Homenagens e agradecimentos. Agradeça a presença dos visitantes. Dê um "mimo" rotário. Tire fotos.
botaoclique.gif (398 bytes)


15 - ENCERRAMENTO
Objeto_0086.gif (28951 bytes)
Encerramento. Depois de encerrar, vamos nos despedir com mensagens agradáveis. Não programar outras reuniões "logo após" a reunião ordinária, pois os convidados e visitantes serão "tocados" para fora do recinto.
botaoclique.gif (398 bytes)
Casa_140.gif (4118 bytes)


16 - REGISTRO
Objeto_0061.gif (33941 bytes)
Não esquecer de registrar os fatos significativos. Faça uma boa ata. Encaderne as atas.
botaoclique.gif (398 bytes)
Objeto_0038.gif (16662 bytes)


Faça um download de uma apostila sobre os 19 meses que antecedem a posse do Presidente -
Faça um download do Chek-List da Reunião Ordinária -
Faça um download do Roteiro Sugestivo para o preparo de uma Reunião Ordinária -

ATENÇÃO! Este site encontra-se em fase de desenvolvimento, de modo que não está completo. Mas, mesmo assim, já tem muita coisa interessante. Havendo críticas, por favor, não se iniba. Meta a boca no trombone!
TREINAMENTOS EM ROTARY

Além das coisas que acontecem no dia a dia das reuniões, o Rotary International também se preocupa com o preparo e a atualização dos rotarianos. Afinal ninguem nasceu sabendo e mesmo aquele que está por dentro de tudo precisa, anualmente, ser atualizado. Por isso recomenda a participação de todos os membros em eventos especiais denominados TREINAMENTOS.

TREINAMENTOS EM ROTARY

TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS TREINAMENTOS RECOMENDADOS
GETS GATS PETS EQUIPE CAPACITAÇÃO ASSEMBLEIA QUADRO SOCIAL FUNDAÇÃO ROTÁRIA CONFERÊNCIA TCR TCL

OUTROS ASSUNTO IMPORTANTES:

O Princípio das Classificações Ingresso em Rotary Novo Rotary  

As dicas se baseiam no Manual de Procedimentos (Nº 035-PO edição 2004) e também na experiência prática e sugestões de Governadores e companheiros experientes.
As imagens acima são todas animadas. Caso elas não estejam se mexendo, pressione o botão direito do mouse e selecione "Mostrar Todas as Imagens".

RMW/4430/reuord/reuniaoordinaria.htm em 01/05/2003 atualizado em 30/12/2023.

    RMW-36495-26/04/2024