Variados285.gif (8366 bytes)

REUNIÃO ORDINÁRIA
Como deveria ser uma reunião de Rotary?

14- AGRADECIMENTO

 

A característica mais importante de um grande líder é sua capacidade em agradecer. Agradecer não é apenas falar "Obrigado".

No Rotary, os trabalhos são voluntários. São desenvolvidos na base da boa vontade, muitas vezes com sacrifícios pessoais e até de familiares.

Então, todo trabalho em Rotary deve receber um reconhecimento. Deve ser valorizado. Pode até ser que o resultado não tenha sido muito bom, mas compreendendo a boa vontade e o sacrifício feito pelo executor, o trabalho deve ser elogiado e o executor enaltecido.

Cabe ao Presidente ministrar, ou melhor outorgar esse reconhecimento. Se o Presidente conseguir "encher a bola" do companheiro, ele ficará tão entusiasmado que se disporá a realizar o próximo, a fazer de novo e melhor.

O Presidente deve ficar atento a tudo. Durante a reunião ele fica de frente para todos e tem a visão total do que acontece e não acontece.

Então, ao finalizar a reunião, o Presidente deve valorizar o trabalho feito, por menor que seja. Pequenos detalhes como por exemplo companheiro que se levantou e foi receber alguém que chegou atrasado ou de convidados que chegaram atrasados. Essas iniciativas devem ser notadas e comentadas.

Antes de agradecer, tomar o cuidado de verificar se o agradecido encontra-se no recinto.

Tomar o cuidado de realmente agradecer. Não pode só falar "Quero Agradecer" ou "Agradeço ... " é necessário dizer "Obrigado".

Tomar mais cuidado de não dizer "Gostaria de agradecer" como se houvesse alguma condição para isso.

Agradecer em primeiro lugar ao Palestrante. Ele que não tem nada a ver com o nosso Rotary, fez um sacrifício de estar aqui, privou sua família do seu convívio para trazer importantes recados para nós. Não entregue diretamente a ele diplomas ou lembranças. Não fica bem o Presidente colocar a mão na massa. Peça ao Secretário fazer a entrega do diploma.

Agradecer aos Convidados, um a um. Diga "Obrigado por ter vindo". Não diga "Volte sempre" pois uma eventual outra visita só poderá ser realizada se ele for convidado novamente e ao dizer "Volte Sempre" ele se sentirá no direito de retornar quando bem entender.

Agradecer a presença dos visitantes. Anote o nome do Presidente do clube dele na própria ficha. Ao agradecer diga "Leve um abraço ao Presidente fulano". Fale aos presentes como se o clube dele fosse um grande clube. Diga algo do tipo "semana passada tive a oportunidade de participar do ... que foi um tremendo sucesso".

Agradecer a Deus por mais esta oportinidade de trabalho.

Por tudo isso, o Protocolo deve reservar um período relativamente longo para os Agradecimentos.


RMW/4430/reuord/reu14.htm em 01/05/2003 atualizado em 28/03/2006.