Variados285.gif (8366 bytes)

REUNIÃO ORDINÁRIA
Como deveria ser uma reunião de Rotary?

11- INÍCIO DA REUNIÃO

 

Vai começar a reunião.

Pode ser uma "simples" reunião sem muitos assuntos importantes. Pode ser uma reunião com poucos companheiros. MESMO ASSIM, devemos sempre lembrar que uma Reunião Ordinária é uma reunião do Rotary International, uma entidade presente em quase todos os países do mundo, que já realizou grandes trabalhos humanitários pelo mundo e deseja a melhoria da qualidade de vida de todos os habitantes do território onde atua.

Se durante o coquetel que antecede a reunião, os participantes estavam portando copos na mão, para o início da reunião não é conveniente que eles sigam para as mesas portando ainda os mesmos copos. Dá a impressão que a reunião do Rotary será um prolongamento do alegre bate-papo que estávamos desenvolvendo no coquetel.

É por isso que o coquetel não deve ser realizado na sala, no local da reunião, mas sim em uma outra sala distante do local da reunião. Portas, escadas e outros obstáculos ajudam a caracterizar essa diferenciação de ambiente.

Se, durante o coquetel tiver uma música de fundo (para tornar o ambiente mais aconchegante), o simples fato de se desligar a música, vai criar uma certa expectativa muito favorável para o início da reunião.

O Diretor de Protocolo deve convocar os componentes da Comissão de Companheirismo para "tocar a boiada" para dentro do salão onde será realizada a reunião.

Seria interessante que os próprios companheiros do próprio clube dessem o exemplo, portando-se adequadamente.

Não tem sentido a apresentação e o cumprimento entre pessoas durante a reunião. É para isso que existe o coquetel.

Todos devem dirigir-se ao local da reunião, postar-se atrás da cadeira, permanecer em pé e em silêncio aguardando o toque do Presidente para a Abertura Solene.

Nas reuniões ordinárias não tem sentido entoar o Hino Nacional mas mesmo assim a abertura deve ser solene.


RMW/4430/reuord/reu07.htm em 01/05/2003 atualizado em 28/03/2006.