Variados285.gif (8366 bytes)

REUNIÃO ORDINÁRIA
Como deveria ser uma reunião de Rotary?

13- A PALESTRA

 

A Palestra é o "ponto alto" de uma Reuinião Ordinária.

Ao analisar o Programa da Gestão (relação de todas as reuniões ordinárias, com os temas definidos, deve-se apreender que existe um começo, um meio e um fim.

A Gestão é um todo completo e íntegro.

O Palestrante DEVE ser orientado sobre isso. Que a palestra dele não é algo destacado, independente mas faz parte de um contexto mais amplo.

Esse cuidado deve ser redobrado quando convidar rotarianos (principalmente ex-Governadores) para moderar um Fórum. No caso de Fórum, quem deve cuidar do roteiro da palestra junto ao Palestrante é o Presidente da Comissão afeita ao tema do Fórum.

 

ROTEIRO SUGESTIVO:

 

1 - Abrir a palestra saudando o Presidente, os demais membros da Mesa do Presidente e a platéia. Evitar de cumprimentar a platéia (Boa tarde, Boa Noite, etc.) você já foi apresentado aos membros durante o coquetel que precedeu a reunião. Então basta saudar.

2 - Agradecer o convite formulado. Mencionar o nome da pessoa que o convidou (o diretor de Programação).

3 - Desenvolver o tema no espaço de tempo de 15 (quinze) minutos, no máximo. O Presidente do clube poderá, para a boa condução da reunião, interrompê-lo caso exceda esse tempo.

4 - NOTA: O público é bastante heterogêneo, em todos os sentidos. A palestra não precisa “esgotar” o tema, bastando dar um noção geral sobre os principais aspectos do tema.

5 - Evitar o uso de termos técnicos e jargões.

6 - Conduzir a oratória de forma séria e respeitosa.

7 - Procurar ser muito claro nas colocações.

8 - Evitar de dirigir perguntas à platéia.

9 - Evitar o emprego de aparelhagem eletrônica pois a disposição das pessoas na platéia favorece a oratória desenvolvida na tribuna. Além disso, as reuniões de Rotary são realizadas COM o serviço de refeições de modo que a projeção de imagens poderá atrapalhar o bom andamento da reunião.

10 - A platéia, quando educada, não interromperá a palestra e nem fará perguntas diretamente ao Palestrante.

11 - Ao finalizar a palestra, agradecer à atenção e sentar-se imediatamente.

NOTA: Uma boa palestra é completa e abordará os aspectos mais importantes sobre o tema. Um bom palestrante é claro e didático e não haverá dúvidas.

NOTA: Poderá acontecer de o Presidente, sentindo a inquietação e a dúvida dos sócios do clube, pedir a anuência do Palestrante para a apresentação de algumas perguntas. Neste caso será concedido um tempo de no máximo 5 (cinco) minutos para as perguntas e respostas.

O Palestrante poderá recusar.

Em se concordando, o Presidente irá convidar, consultando o secretário, os sócios inscritos para a feitura da Pergunta.

Ao responder, o Palestrante deve evitar de fazer uma Segunda Palestra e deve responder objetivamente à pergunta formulada. A resposta deve ser dada à platéia como um todo. Evitar de responder somente para um indivíduo.

Lembrar, novamente, de que o público é heterogêneo e provavelmente leigo na matéria.

- Não tendo perguntas ou encerrado o período para tal, o Presidente do Clube irá agradecer ao Palestrante e solicitar aos presentes, uma calorosa Saudação Rotária (Salva de Palmas).

- Deixar a tribuna e retornar ao seu assento. Não há a necessidade de agradecer pela oportunidade ou pela atenção dispendida


RMW/4430/reuord/reu13.htm em 01/05/2003 atualizado em 28/03/2006.