O tráfego de veículos e de pessoas pelas vias:

COMISSÃO DE SEGURANÇA VIÁRIA

acessar com www.ebanataw.com.br/comsegvia/

Morrem, no Brasil, mais de 100.000 pessoas por ano, todos os anos, em acidentes de trânsito.

Muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas.

Nos próximos 365 dias mais 100.000 pessoas irão morrer, no Brasil, em acidentes de trânsito. É possível evitar algumas dessas mortes. Você pode ajudar a evitar estas mortes.

Este site apresenta uma série de detalhes técnicos importantes, já previstos em leis, normas técnicas e regulamentos mas que são negligenciados ou esquecidos pelas autoridades responsáveis pela segurança nas vias.

É muito comum encontrar faixa de travessia de pedestres com a tinta meio apagada, placa de trânsito depredada e placas escondidas pelo mato alto.

É muito comum também encontrar obras "inacabadas" e que não chegaram a receber os dispositivos de segurança previstos nas normas técnicas.

Segurança Viária é responsabilidade de todos e cada um de nós pode tomar a iniciativa de formar uma Comissão de Segurança Viária composta por pessoas imbuídas de boa vontade para analisar a correta aplicação dos dispositivos de segurança e a adequada manutenção das placas e faixas canalizadoras de tráfego.

Veja alguns casos de negligência, que passam desapercebido mas que pode representar a diferença entre a vida e a morte.

Placa desbotada: Placa depredada: Placa escondida: 
     

Veja outro caso de negligência, dupla negligência:

A primeira negligência (falta de LFO - Linha de Fluxo Oposto, aquela linha amarela que delimita as mãos de direção) não permitiu "enxergar" até onde se poderia ir sem invadir a mão de direção contrária. Se durante o dia não é possível "ver a linha divisória", quem dirá o que acontece à noite. Pois é: foi à noite que aconteceu.

Veja a diferença que faz a falta de uma "simples linha". A linha branca é a LBO - Linha de Borda e indica onde termina a pista e a linha amarela é a LFO - Linha de Fluxo Oposto e indica onde termina a faixa da "minha mão" e é amarela para indicar que o outro fluxo é no sentido contrário.

Veja mais sobre Linhas de Separação em .

Outra falha, até muito comum, é a falta de determinados dispositivos de segurança viária como as DEFENSAS, que são estruturas de concreto armado capaz de segurar o impacto de até 20.000 quilogramas evitando que o veículo desgovernado se projete para cima de pessoas ou se lance de uma altura considerável.

A DEFENSA não evita que o ônibus fique desgovernado mas evita que o ônibus desgovernado suba na calçada ou caia para fora do viaduto.

O "até muito comum" acima dito é por que muitas das nossas obras viárias são antigas e foram construídas sem a necessidade de dotar certos trechos da via com dispositivos de segurança tipo DEFENSA, que é uma determinação muito recente.

Veja mais sobre segurança em Ponto de Ônibus em .

Veja uma sequência de fotografias que mostra uma simulação em Campo de Prova onde a DEFENSA segura o ônibus desgovernado que é lançado a alta velocidade, evita que ele saia da pista e reconduz o veículo desgovernado para dentro da pista, evitando que ele "caia num precipício" que haveria logo depois da DEFENSA:

SEQUENCIA 1- O ÔNIBUS "DESGOVERNADO" EM ALTA VELOCIDADE SE LANÇA PARA FORA DA PISTA.  SEQUENCIA 2- A DEFENSA ABSORVE O BAQUE, O IMPACTO DO PESO E DA INÉRCIA DO PESADO VEÍCULO, ABSORVENDO A ENERGIA DO IMPACTO. SEQUENCIA 3- A BARREIA RECONDUZ O VEÍCULO DESGOVERNADO PARA "DENTRO" DA PISTA, EVITANDO A SAÍDA DA PISTA.
     

A DEFENSA não evitaria o acidente, isto é, o que levou o veículo a ficar desgovernado mas evitaria a consequencia do acidente e assim evitaria as mortes.

 Veja um exemplo de um viaduto dotado de Dupla Segurança, isto é, DEFENSA nos dois lados da pista e com alteamento no trecho mais crítico. Clicando na foto você será transportado para o Street-View do Google no início da alça de acesso do viaduto.

Veja mais sobre DEFENSA em .

Todo e qualquer Pólo de Atração como uma escola, um hospital, uma clínica, uma igreja, uma academia, uma creche, um supermercado, um shopping center, um estádio de futebol ou qulquer outra iniciativa que reuni uma considerável quantidade de pessoas deve ter a consciência e a responsabilidade sobre a mobilidade das pessoas que afluem ao polo, motivados até pela propaganda atrativa feita pelo polo.

A Comissão de Segurança Viária é um Grupo de Trabalho que objetiva reunir, coletar e levantar dados sobre a Segurança Viária de um bairro ou região com a finalidade de estudar, discutir, projetar, divulgar, propor e até executar, se necessário for, medidas para melhorar a segurança das pessoas que andam a pé ou sobre veículos quaisquer como automóveis, bicicletas, ônibus e caminhões ou conduzindo veículos como carrinho de feira ou de bebês, de material reciclável, levando seu animal de estimação para passear e também pessoas que não estejam, necessariamente em movimento, paradas, descansando em bancos de jardim, esperando o ônibus no ponto, lendo as manchetes do dia numa banca de jornal, tomando um café no quiosque em fim, de qualquer pessoa que por qualquer motivo esteja na via pública.

A fotografia a seguir mostra a entrada de uma escola e não se vê qualquer componente de segurança para os escolares.

Observe que não há linha LBO, Faixa de Travessia, não há Placas de Advertência e nem Placas de Regulamentação de velocidade. Parece um "abandono total" onde os alunos "só estão esperando" um veículo desgovernado invadir a calçada e sair atropelando muitas pessoas.

Veja mais sobre segurança de escolares em .

O DENATRAN, Departamento Nacional de Trânsito, órgão do Ministério da Justiça, preocupado com os altos índices de acidentes de trânsito nas proximidades de escolas reuniu algumas dicas na forma de cartilha que disponibiliza no seu site: (http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/AreasEscolares.pdf)

Veja mais detalhes sobre a Cartilha do DENATRAN em .

Como meta final, a Comissão de Segurança Viária deve conseguir disciplinar o uso organizado e ordenado da Via Pública, compatibilizando as características individuais dos diversos tipos de usuários:

O QUE É A COMISSÃO DE SEGURANÇA VIÁRIA:

Trata-se de uma iniciativa voluntária onde pessoas físicas, representando a si mesmos ou representando um órgão do governo ou uma entidade da sociedade civil ou uma empresa comercial ajudam a coletar e distribuir informações sobre as condições de segurança nos pontos e regiões de maior ocorrência de acidentes e esclarecer detalhes técnicos de leis, normas e regulamentos elencando componentes de segurança como Faixas para Travessia de Pedestres, Placas de Advertência e Placas de Regulamentação.

Trata também de falhas na manutenção como Sinalização apagada, danificada ou ausente notificando o órgão responsável pela segurança viária sobre tais falhas e na inoperância destes órgãos (companhia de engenharia de tráfego, secretaria de transportes, secretaria de educação, prefeitura municipal, departamento de estradas de rodagem, departamento nacional de infraestrutura de transportes, etc. e etc pois são muitos) denunciando tal inanição junto ao Ministério Público que jurisdiciona o local.

Desenvolve ou coordena, com a ajuda de parceiros, campanhas educativas na própria via pública ou em ambientes fechados como numa escola, numa associação, num clube, igreja ou qualquer outro local que permita desenvolver atividades de educação, orientação e treinamento de segurança em vias públicas.

Pode também estruturar um grupo ou uma ONG para organizar o trabalho de voluntários que podem atuar na segurança viária. Há até cursos oferecidos por entidades do governo para a formação de Monitores Voluntários de Travessia.

Por fim, pode tomar a iniciativa de, com a ajuda de especialistas, elaborar estudos e projetos de segurança viária, em especial de Segurança de Escolares envolvento não só a escola, ou o polo de atração, como também as lojas e empresas da circunvizinhança.

As Entidades do Terceiro Setor que costumeiramente atuam para a melhoria da qualidade de vida de uma comunidade, como o Rotary International, o Lios International, a Maçonaria e muitas outras ONGs podem organizar uma Comissão de Segurança Viária.

PROBLEMA MUNDIAL: 

SEGURANÇA VIÁRIA é problema mundial e preocupação da ONU - a Organização das Nações Unidas que instituiu a Década da Segurança Viária (de 2011 a 2020) e está organizando uma Conferência Global a ser realizada no Brasil nos dias 18 e 19 de novembro de 2015.

Procure se informar e participe:

       

 

NOTA: Este site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe e se destina principalmente para estudantes. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuido. Só não pode piratear, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria.


ET-10\RMW\ComSegVia.htm em 09/07/2015, atualizado em 12/01/2019 .


    RMW-1349-14/10/2019