PÂNICO COMPORTAMENTO EM SITUAÇÃO DE PÂNICO

4

BRIGADAS

BRIGADA:

Unidade Operacional formada por pessoas treinadas para determinado fim.

- Brigada de Incêndio;

- Brigada de Emergência;

- Brigada de Socorro.

BRIGADA DE INCÊNDIO:

Grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas, dentro de uma organização, empresa, condomínio, escola, igraja, hospital, supermercado, shopping ou qualquer organização que congrega, agrupam ou atraem grupos de pessoas para atuar na prevenção e combate de incêndios. Uma coisa é prevenir e evitar que o incêndio aconteça outra coisa é combater o quanto antes para evitar a propagação do fogo para outros setores ou outras casas.

O símbolo é a mangueira de combate ao fogo mais o machado para quebrar portas e paredes que dificultam o acesso da brigada no avanço de combate ao fogo.

O grupo deve dispor de outros tipos de profissionais como engenheiro de estruturas que possa, na hora da emergência, estimar o risco que os brigadistas correm ao combater o fogo. Paredes podem desabar em cima dos brigadistas que combatem o fogo.

BRIGADA DE EMERGÊNCIA:

Grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas para promover ações em situações de emergência, em especial, a evacuação de edifícios. Qualquer situação em que pessoas correm risco devem ser atendidas pela Brigada de Emergência. Na situação de incêndio, por exemplo, enquanto a Brigada de Incêndio está concentrada em combater o fogo, a Brigada de Emergência procura conduzir as pessoas ("normais" e calmas, com dificuldade de locomoção, feridas, em pânico) até um local seguro como os Pontos de Encontro ou locais de atendimento médico.

O símbolo é um grupo de pessoas pois na situação de emergência é necessário paciência, compreensão e solidariedade.

Devem ter contato com pessoas e empresas que podem auxiliar numa situação de emergência. Por exemplo, no caminho da Rota de Fuga há um veículo estacionado e atrapalhando o fluxo das pessoas em fuga. o brigadista poderá ter à disposição um trator, por exemplo, para remover o veículo estacionado e abrir caminho para facilitar a fuga das pessoas na rota.

BRIGADA DE SOCORRO:

Grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas para atuar no resgate, socorro e prestação de primeiros socorros.

primeiros socorros - assistência média imediata a uma pessoa doente ou ferida até a chegada de ajuda profissional, cuidando não só do dano físico ou de doença, mas também do apoio psicológico.

O símbolo é a Estrela da Vida na forma de cruz de 6 pontas que significam:

1- Detecção;

2- Alerta;

3- Pré-socorro;

4- Socorro no local do acidente;

5- Cuidados durante o transporte;

6- Transferência e tratamento definitivo.

Procura-se integrar ao grupo profissionais da área médica como médicos e enfermeiros. Podem compor também profissionais como Veteriários e Dentistas pois são profissionais que possuem o conhecimento sobre corpo humano e podem prestar auxílio valoroso numa situação de emergência.

Devem também ter ao alcance dos componentes telefones e outros meios de contato com profissionais da área médica e dispor de algum equipamento como ressucitador.

BRIGADISTA:

É a denominação que se dá à pessoa treinada. O treinamento para o Brigadista de Combate a Incêndios é dado pelo Corpo de Bombeiros, o de Brigadista de Primeiros Socorros é dado por entidades e hospitais que fornecem treinamento específico para verificar o estado da vítima, os cuidados para preservar a vida e as ações de manutenção da vida como respiração e massagem cardíaca.

O Brigadista de Emergência pode ser também um Brigadista de Combate a Incêndio e pode também ser um Brigadista de Primeiros Socorros. Entretanto não é recomendado esta alta especialização numa única pessoa pois no momento de pânico, geralmente, são necessários estes três tripos de brigadistas atuando em locais diferentes. O de Incêndio lá em cima tentando controlar o fogo, o de Emergência conduzindo as pessoas para local seguro e o de Primeiros Socorros, geralmente na calçada, cuidando das pessoas que se feriram.

 

NOTA IMPORTANTE: As dicas acima são meramente ilustrativas e só tem valor didático. Pelo aspecto pedagógico envolvido, as matérias e figuras podem ser livremente copiadas, impressas e distribuídas - Só não podem ser pirateadas, isto é, copiar e distribuir como se fossem de sua autoria.

 

 

\RMW\panico\brigadistas.htm em 18/04/2015, atualizado em 04/01/2018 .