Roberto Massaru Watanabe relata as suas atividades na comunidade ....
.
Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes)

Eu tenho dedicado uma parte significativa de minha vida para a comunidade. Meu pai me ensinou que a boa vida que levamos devemos não só ao nosso esforço pessoal e ao da nossa família mas também à comunidade que nos fornece todos os insumos de que necessitamos.

Assim, seria de bom alvitre oferecer uma parte de nosso tempo em prol da coletividade. Por isso dedico cerca de 4 horas semanais à comunidade e faço isso desde os meus 13 anos de idade.

Nesse período, aprendi muitas coisas boas, conheci muitas pessoas interessantes e participei de muitos projetos importantes.

Recentemente conheci o Rotary International. Uma entidade que atua em todos os cantos do nosso mundo, desenvolvendo projetos de ajuda humanitária à comunidade mundial e promovendo o ideal de servir.

RotLogN.GIF (5338 bytes)

Por intermédio do Rotary, pude desenvolver meu lado "palestrante" e proferi, em 15 anos de Rotary, mais de 580 palestas sobre os mais variados temas.

  

Veja um resumo das palestras mais requisitadas ....

 

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) A Banderia Brasileira.

Qual é o significado de uma Bandeira para uma pessoa?

O que é grupo, estado, país nação?

Quais são as restrições para o porte e manuseio da Bandeira Brasileira? Por que ela deve ser chamada de Pavilhão Nacional?

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) Uma Reflexão sobre as Causas da Violência.

Muito se diz, muito se faz para eliminar, diminuir ou para conter a onda crescente de violência nas grandes metrópoles brasileiras.

Estamos na direção certa? O sequestrador do ônibus, no Rio de Janeiro, era um dos meninos "salvos" do massacre da Candelária (fato ocorrido 10 anos antes). Dizem que temos, no Brasil, mais de 1.000.000 de crianças na idade escolar fora da escola. Daqui 10 anos serão 1 milhão de novos delinquentes? Que chances eles terão?   Que chances nós teremos?

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) O Renascer do Civismo Brasileiro.

Emocionante depoimento pessoal sobre um levantamento histórico que realizou sobre o tema. Relata os principais episódios de manifestação expontânea de civismo no Brasil. Apresenta também os resultados do projeto Renascer do Civismo desenvolvido em escolas de primeiro grau na região do Tatuapé.

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) As Origens de São Paulo.

Aquela velha ladainha sobre as aventuras dos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta ganha novas roupagens. Perante uma necessidade prática de organizar uma palestra sobre o tema, improvisou uma palestra na passagem do aniversário de São Paulo quando o palestrante convidado teve que cancelar, em cima da hora, a sua participação.

Resultou uma palestra muito interessante, recheada de um humor inteligente que, respeitando as datas e os personagens, conduz os expectadores a uma viagem fictícia cheia de curiosidades e de muita descontração.

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) Vai faltar água na região Metropolitana de São Paulo?

Os mananciais de água que abastecem a região metropolitana da Grande São Paulo estão, há muito, com a sua capacidade esgotada.

Há anos que não se investe neste setor. Primeiro porque não sobra verbas para obras de infra-estrutura, segundo porque não há de onde retirar mais água.

Entretanto a população desta região continua a crescer e logo logo seremos 20 milhões! 20 milhões passando sêde. 20 milhões necessitariam de 93 metros cúbicos por segundo (isso se adotarmos os parâmetros de consumo de 1º mundo) enquanto que a capacidade hídrica não passa dos 70.

É ... Eu acho que vão implantar o rodízio de água. Vamos poder tomar banho somente 1 vez de semana.

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) As Águas de Março.

Em todas as eleições, sejam elas municipais ou estaduais, sempre aparece um candidato prometendo que vai acabar com as enchentes na cidade de São Paulo.

Já gastamos muitos bilhões de dólares e as enchentes continuam a acontecer.

O engenheiro Watanabe faz uma análise nas alterações climáticas da Grande São Paulo e dos fenômenos que interferem no escoamento das águas

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) TIETÊ: O Grande Vilão das Enchentes.

Muito se tem ouvido falar de piscinões, rebaixamento da calha do rio e de outras providências.

Mas, o que será que de concreto já foi realizado?

Porque será que o problema das enchentes ainda não foi resolvido? Será que existe solução técnica?

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) As Patologias das Edificações.

Interessantíssima palestra sobre as "doenças" das casas, apartamentos, fábricas e prédios.

Questões ligadas à saúde, ventilação, iluminação, umidade e temperatura dos ambientes. Como engenheiro especializado no assunto, apresenta fatos interessantes vivenciados ao longo de sua atuação profissional.

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) A minha casa tem trincas e rachaduras.
       Será que vai cair?

Uma rápida análise das causas de fissuras, trincas e rachaduras nas casas, apartamentos, indústrias e prédios em geral.

Uma simples trinca pode ser o sintoma de que o prédio vai cair?

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) A minha casa é abafada e tem um mal cheiro.
       Por que será?

O processo de colonização brasileira trouxe como que da noite para o dia populações inteira de portugueses, alemães, italizanos e japoneses que nem tiveram tempo de sentirem o ar do Novo Mundo. Mal chegaram já receberam uma enxada e foram trabalhar na roça.

Eles construíram as suas casas empregando os mesmos materiais e os mesmos métodos construtivos que eram empregados nos seus países de origem e não foram adaptadas para o Clima do Brasil.

Como conseqüência, as nossas casas apresentam muitas partes que favorecem o surgimento de patologias onde proliferam o bolor, o mofo, fungo e toda sorte de bactérios que provocam, nas pessoas, diversos tipos de doenças.

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) A Alquimia

Praticada desde as origens da humanidade, a Khemia resumia-se na manipulação empírica de produtos.

Na idade média, com Lavoisier, a Khemia foi transformada na Química e passou a desenvolver drogas e fármacos para regularizar o mal funcionamento ou curar organismos.

Mas recentemente, disseminou-se o uso de remédios.

Veja o roteiro desta interessantíssima palestra botaoQV.GIF (1268 bytes)

Uma simples trinca pode ser o sintoma de que o prédio vai cair?

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes) A Segurança nas Grandes Obras

Quais são as oportunidades que alunos de  escolas como o SENAI têm a oportunidade de conhecer uma Grande Obra, trocar idéias sobre a participação de técnicos, discutir projetos, execução e segurança?

Veja flagrantes da palestra ministrada no SENAI de São Bernardo do Campo para mais de 400 alunos - botaoQV.GIF (1268 bytes)

 

Só em Rotary, já foram mais de 580 palestras em 15 anos. Além dos ambientes de Rotary, as suas mensagens inteligentes e significativas são ouvidas também em Escolas, Lions, Maçonaria, Igrejas, Clubes Esportivos, Associações Comunitárias ...    Um sem número de entidades comunitárias já ouviram as narrativas desse abnegado rotariano.
Ouça-o você também. Convide-o para proferir uma de suas palestras em sua entidade.

Desejando falar com o professor Watanabe, ligue para o Nº (011) telefone.jpg (2244 bytes) ou envie um email para o endereço: roberto@ebanataw.com.br   
ou envie uma mensagem pela caixa abaixo:

Você ainda tem dúvidas? Envie uma mensagem para o companheiro Watanabe sem nenhum compromisso.

Sua mensagem, dúvida ou pergunta:
Seu email, para receber a resposta:
Depois de digitar, pressione:

- Quer conhecer um Código de Ética?

- Quer conhecer a Prova Quádrupla do Rotary?

Conheça o autor deste site sobre Rotary
Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes)
Conheça o Rotary International
RotLogN.GIF (5338 bytes)
Conheça o Rotary TATUAPÉ - Veja o Projeto Ligação de Água em Favelas
RotLog.GIF (4830 bytes)
Conheça o Distrito 4430
Conheça um Guia das Profissões
Saiba o que é Subsídio Equivalente
 da Fundação Rotária:

Veja como foi a gestão 2001-02

do Rotary TATUAPÉ

Minha passagem pelo GEROI
logoGEROIpequeno.JPG (7568 bytes)

Dicas sobre Liderança, estruturação de equipe e organização de projetos.

ET-11/www/roberto/rotary/palestras.htm em 14/07/2000, atualizado em 02/07/2017.

    RMW-11479-18/12/2018