|
PAVIMENTAÇÃO URBANA |
|

|
A rua de terra batida faz poeira, suja a roupa das
passoas, o pó é carregado pelo vento para dentro de nossas casas e suja
o tapete e os móveis.
Quando chove fica escorregadia, a gente leva tombo, os carros derrapam e
patinam, faz lama e suja as pessoas e os carros. |

|
|
A pavimentação de vias é uma questão muito antiga. No império romano era
comum o revestimento das ruas para facilitar o tráfeto das bigas.
Lembram? Havia até um dito popular que dizia: Todos os caminhos
levam a Roma. |
Hoje, as ruas e avenidas são pavimentadas e são
empregados diversos tipos de materiais como o concreto e o asfalto.
Existe também um método antigo onde se utilizavam pedras de
formato regular. Era conhecido como MACACO.
Alguns o chamam de paralelepípedos. |
Com a minha experiência profissional no projeto de pavimentos tenho
algumas idéais próprias a respeito. |
 |
Comparando a rua de MACACO com a rua de asfalto,
cheguei a algumas conclusões interessantes: |
|
|
|
Veja algumas comparações interessantes: |
| No pavimento asfáltico se aplica o asfalto utilizando
uma máquina especial.Cada hora em que esta máquina especial é utilizada,
pagamos Royalties para os estrangeiros. |
No pavimento de macaco, não se usa máquina, mas
sim Mão de Obra. Gente simples que está querendo trabalhar para poder
ter uma vida simples porém digna. |
O asfalto é fabricado em usinas especiais que
utilizam equipamento especial que também cobra Royalties. Mais dinheiro
saindo do Brasil. |
O macaco é fabricado nas pedreiras onde a Mão de Obra chamada PEDREIRO
corta as pedras dando pequenas pancadinhas nos planos de clivagem. |
|
|
A rua asfaltada, por ser bem lisa, permite e até "convida" as pessoas
para dar uma corridinha. |
A rua com macacos é bem rugosa e mesmo querendo é
difícil correr. |
Na rua asfaltada, para inibir a corrida, instala-se LOMBADAS. Mais
dinheiro público jogado fora. |
Na rua com macacos não há a necessidade de
limitadores de velocidade. |
|
| A LOMBADA é um elemento estranho e os carros não
foram projetados para assimilar esse tipo de obstáculo. |
O ideal é que não se tenha lombadas nas ruas. |
A rua asfaltada fica totalmente impermeável. A
água da chuve escoa rápido pela superfície criando as enchurradas. |
A rua com macacos continua permeável e uma parte da água da chuva
penetra no subsolo. |
|
Com a rua impermeável, a água da chuva chega rápido ao rio. Este, não
conseguindo escoar toda aquela água, transborda e vai inundar as nossas
casas. |
Com a rua permeável, uma parte da água da chuva penetra no subsolo e
menos água chega ao rio. Além de chegar menos, demora mais para
chegar. |
Depois que a concessionária de água fez o
serviços, a rua asfaltada fica com um remendo horrível, mesmo porque não
se utiliza máquinas para se fazer o remendo. |
Na rua com macacos, caso a concessionária de água
esqueça de repor os macacos no lugar, os próprios moradores podem fezer
esse serviço. |
|
O asfalto sofre desgaste com o tempo. É necessário aplicar a frezagem e
fazer o recapeamento. A frezagem também é feita com uma máquina especial
que paga Royalties. |
O macaco também sofre desgaste. Mas ele tem 4 faces. Depois de gasto,
você pode usá-lo novamente, bastando virar de lado. Custo ZERO. |
Eu acho que as AVENIDAS onde passam caminhões e ônibus
devem ser revestidas com asfalto para permitir rapidez no transporte. |
Eu acho que as ruas SECUNDÁRIAS, de trânsito local, devem ser revestidas
com macacos, o que traria uma grande economia, além de gerar muitos
empregos. |
Com o asfalto é necessário máquinas e equipamentos especiais. Aos
moradores resta pagar o serviço e ficar olhando de braços cruzados. |
Na rua com macacos, os próprios moradores poderiam revestir a rua toda.
Em vez de pagar, os moradores poderiam receber para fazer o serviço. |
O Estado poderia bolar uma forma de usar a Mão de Obra ociosa dos
presídios. |
A Prefeitura poderia elaborar uma LEI. |
|
|
 |
No foto da esquerda, você vê uma
rua pavimentada com macacos.
Na foto de
baixo, você vê uma rua, no bairro de Mooca em São Paulo, que
recebe tráfego pesado de caminhões.
 |
 |
|