PAVIMENTAÇÃO URBANA

Se esta rua, se esta rua fosse minha ...

x0815F1.jpg (4477 bytes)

A rua de terra batida faz poeira, suja a roupa das passoas, o pó é carregado pelo vento para dentro de nossas casas e suja o tapete e os móveis.
Quando chove fica escorregadia, a gente leva tombo, os carros derrapam e patinam, faz lama e suja as pessoas e os carros.

x0815F2.jpg (4335 bytes)

A pavimentação de vias é uma questão muito antiga. No império romano era comum o revestimento das ruas para facilitar o tráfeto das bigas. Lembram? Havia até um dito popular que dizia: Todos os caminhos levam a Roma.

Hoje, as ruas e avenidas são pavimentadas e são empregados diversos tipos de materiais como o concreto e o asfalto.
Existe também um método antigo onde se utilizavam pedras de formato regular. Era conhecido como MACACO.
Alguns o chamam de paralelepípedos.

Com a minha experiência profissional no projeto de pavimentos tenho algumas idéais próprias a respeito.

Foto_Itaquera.jpg (5231 bytes)

Comparando a rua de MACACO com a rua de asfalto, cheguei a algumas conclusões interessantes:

Veja algumas comparações interessantes:
No pavimento asfáltico se aplica o asfalto utilizando uma máquina especial.Cada hora em que esta máquina especial é utilizada, pagamos Royalties para os estrangeiros. No pavimento de macaco, não se usa máquina, mas sim Mão de Obra. Gente simples que está querendo trabalhar para poder ter uma vida simples porém digna. O asfalto é fabricado em usinas especiais que utilizam equipamento especial que também cobra Royalties. Mais dinheiro saindo do Brasil. O macaco é fabricado nas pedreiras onde a Mão de Obra chamada PEDREIRO corta as pedras dando pequenas pancadinhas nos planos de clivagem.
A rua asfaltada, por ser bem lisa, permite e até "convida" as pessoas para dar uma corridinha. A rua com macacos é bem rugosa e mesmo querendo é difícil correr. Na rua asfaltada, para inibir a corrida, instala-se LOMBADAS. Mais dinheiro público jogado fora. Na rua com macacos não há a necessidade de limitadores de velocidade.
A LOMBADA é um elemento estranho e os carros não foram projetados para assimilar esse tipo de obstáculo. O ideal é que não se tenha lombadas nas ruas. A rua asfaltada fica totalmente impermeável. A água da chuve escoa rápido pela superfície criando as enchurradas. A rua com macacos continua permeável e uma parte da água da chuva penetra no subsolo.

Com a rua impermeável, a água da chuva chega rápido ao rio. Este, não conseguindo escoar toda aquela água, transborda e vai inundar as nossas casas.

Com a rua permeável, uma parte da água da chuva penetra no subsolo e menos  água chega ao rio. Além de chegar menos, demora mais para chegar.

Depois que a concessionária de água fez o serviços, a rua asfaltada fica com um remendo horrível, mesmo porque não se utiliza máquinas para se fazer o remendo.

Na rua com macacos, caso a concessionária de água esqueça de repor os macacos no lugar, os próprios moradores podem fezer esse serviço.

O asfalto sofre desgaste com o tempo. É necessário aplicar a frezagem e fazer o recapeamento. A frezagem também é feita com uma máquina especial que paga Royalties.

O macaco também sofre desgaste. Mas ele tem 4 faces. Depois de gasto, você pode usá-lo novamente, bastando virar de lado. Custo ZERO.

Eu acho que as AVENIDAS onde passam caminhões e ônibus devem ser revestidas com asfalto para permitir rapidez no transporte.

Eu acho que as ruas SECUNDÁRIAS, de trânsito local, devem ser revestidas com macacos, o que traria uma grande economia, além de gerar muitos empregos.

Com o asfalto é necessário máquinas e equipamentos especiais. Aos moradores resta pagar o serviço e ficar olhando de braços cruzados.

Na rua com macacos, os próprios moradores poderiam revestir a rua toda. Em vez de pagar, os moradores poderiam receber para fazer o serviço.

O Estado poderia bolar uma forma de usar a Mão de Obra ociosa dos presídios.

A Prefeitura poderia elaborar uma LEI.

Se esta rua, se esta rua fosse minha ...

macaco1.jpg (26385 bytes) No foto da esquerda, você vê uma rua pavimentada com macacos.

Na foto de baixo, você vê uma rua, no bairro de Mooca em São Paulo, que recebe tráfego pesado de caminhões.
macaco2.jpg (21713 bytes)

Desejando enviar-me um email use o endereço: roberto@ebanataw.com.br .
VEJA OUTROS SITES RELACIONADOS COM ÁGUA DA CHUVA:

CHOVE CHUVA:

Como as chuvas se formam e por que acontecem enchentes?

DRENAGEM URBANA:

Saiba o que é Drenagem Urbana e descubra por que a sua rua não tem Boca de Lobo.

PERÍCIA DE ENGENHARIA:

Está com problemas no seu prédio? Tem trincas, infiltrações? Chame um Perito.

RIO TIETÊ

Saiba por que sempre que tem enchente em São Paulo é o Rio Tietê que leva a culpa.

CURSO

Veja as causas das Patologias nas Edificações do Brasil.

SOLAPAMENTO:

Veja como serge uma cratera no meio da rua.

Patologias\x0815a.htm em 04/08/00, atualizado em 06/01/2014.

    RMW-103528-24/04/2014