ag1.jpg (81598 bytes)

TEM UM VAZAMENTO DE ÁGUA NA RUA - - - MAS, NÃO É PROBLEMA MEU.
O QUE A GENTE VÊ:
Quando passamos pelas ruas, a pé, de carro ou de ônibus, frequentemente vemos poças de água no meio da rua.

O QUE A GENTE FAZ:
Não fazemos nada.  Alguns acham que o problema é da concessionária pública de água. Outros acham que não tem nada a ver com o vazamento. A maioria acha que o vazamento não afeta a nossa vida.

O QUE ACONTECE:
A poça d'água é o local em que os insetos como mosca, pernilongo, varejeira e barata preferem depositar seus óvos.
É também o lugar em que cachorros, gatos e cavalos preferem fazer a sua sujeira.

QUAL O RESULTADO:
A poça d'água é  um local sujo, malcheiroso e cheio de bactérias que transmitem inúmeras doenças que causam febre, diarréia, etc.

E daí? E daí? E daí? E daí? E daí? E daí? E daí?
MANUTENÇÃO:
A concessionária do serviço de abastecimento público de água faz a manuteção periódica da rede de água. Para isso interrompe o fluxo de água do trecho em que vai ser feita a manutenção.

ACIDENTES:
Às vezes acontecem acidentes na rede de água e uma válvula engripa, uma junta se solta ou tubo precisa ser substituído.

OUTROS ACIDENTES:
Outras vezes, as outras concessionárias (telefone, gás, TV a cabo), escavações na rua, a trepidação provocada pelos ônibus lotados ou por carretas pesadas podem provocar o rompimento de uma tubulação.

QUAL O RESULTADO:
Um techo da rede de água deve ser desligada para que a concessionária possa fazer o conserto.

E o que nós temos a ver com tudo isso ?

ag2.jpg (74162 bytes)

Quando um trecho da rede de água é interrompido, o cano fica vazio nos trechos altos. Isso acontece por causa da gravidade e do peso da água. Mesmo depois de interromido o fornecimento, os moradores das partes baixas das ruas continuam a ter água nas torneiras ainda por algumas horas. Eles consomem a água que está dentro dos canos até que os canos da rua fiquem vazios.

Nos locais em que existem poças d'água, a água sai dos canos porque existe um furo no cano. Quando o fluxo de água é interrompido, cai a pressão interna. A água suja e contaminada que está empossada na rua entra nos canos pelos furos. Nessa hora ocorre a contaminação.

Quando o fluxo de água é interrompido, a água suja que estava empossada na rua entra no cano. Essa água, penetrando nos canos das ruas, vai contaminar a rede pública. Quando a concessionária de água ligar de novo a água naquele trecho, vai misturar a água boa com aquela cotaminada que entrou pelos furos.

Quem beber esta água corre o risco de contrair parasitoses, provocando diversas doenças causadas por parasitas como diarréia, desinteria, dor de barriga, febre, vômitos, dor de cabeça, fraqueza e verminose.

Muitas pessoas acham que não correm este risco pois só bebem água mineral engarrafada. Mas esquecem que tomam banho com esta água. Não tomam banho com água mineral. Lavam as mãos e escovam os dentes com esta água. Então correm o risco de contrair doenças.

ag3.jpg (73194 bytes)

Oque devemos fazer.

Quando vemos um vazamento de água na rua devemos avisar a concessionária de água sobre a existência desse vazamento.

Às vezes o vazamento é interno e quase imperceptível, aparecendo apenas uma mancha de umidade, não chegando  a 'escorrer' água pela rua nem formar poças.

As concessionárias públicas de água perdem muita água na forma de vazamentos. No caso da SABESP, que é a concessionária que atende todo o Estado de São Paulo, as perdas por vazamento na via pública chegam a 30% de toda a água produzida. Isso porque ela tem uma tecnologia muito avançada e dispõem de veículos adaptados que conseguem captar os vazamentos mesmo que eles estejam a muitos metros de profundidade.

No caso de municípios cuja rede pública de água seja administrada pela prórpia Prefeitura, o percentual de perdas pode ser muito maior pois as Prefeituras não dispõem, em geral, de toda essa sofisticada tecnologia.

As pessoas que contrairem doenças pela água de abastecimento público devem procurar o PROCON, o Serviço de Proteção ao Consumidor, para que o tratamento da doença seja pago pela concessionária.

Quando acabar a água, você deve fechar o Registro Principal de Entrada. Essa providência é necessária por que quando a água estiver voltando o que passa pelo medidor de água (relógio) é só ar. Mas o medidor não sabe diferenciar água de ar, e mede tudo inclusive o ar. Fechando o registro, você não vai ter que pagar pelo ar. Além disso, as primeiras águas que vem pelo cano é justamente aquela que estava empoçada e que penetrou nos canos.

Você acha que existe algum vazamento na rua e que esse vazamento está afetando a sua casa, sobrado, indústria ou condomínio? Então, peça um orçamento para os seviços de vistoria técnica
 

VEJA ALGUNS SITES RELACIONADOS COM O ASSUNTO:

Os Recursos Hídricos no Brasil
logoP.JPG (4957 bytes)
Veja em números a situação dos recursos hídricos no mundo e no Brasil.

Você sabe qual é a diferença entre chuva de Verão e chuva de Inverno?
logochuva.jpg (6469 bytes)

Você armazena água por que não chove o tempo todo. Se o reservatório for pequeno, então vai faltar água.
Pessoa_309.gif (21932 bytes)

VISTORIAS E PERÍCIAS:
logovistoriap.JPG (8279 bytes)
Veja o que é, quem pode fazer e como deve ser feita.

Veja por que ocorrem queda de barranco em dias de chuva.

O rio é um ente vivo e apresenta seu próprio comportamento. Não queira dominá-lo sem antes conhecê-lo.

Por que será que toda vez que há enchentes em São Paulo, quem leva a culpa é o Rio Tietê?
tiete3.gif (5033 bytes)

Por que é difícil controlar um rio? O que é Hidráulica Fluvial?
logop.jpg (4792 bytes)

SOLAPAMENTO:

Veja como serge uma cratera no meio da rua.

Você que é Engenherio ou Arquiteto enfrenta problemas que não consegue eliminar?

     

[6034] - ET/\patologias/vazamento.htm em 31/03/2001, atualizado em 03/11/2016.