ONG
by   WATANABE

SER VOLUNTÁRIO

5

INICIO

COMUNIDADE EQUIPAMENTO CARÊNCIA TRABALHO VOLUNTÁRIO TERCEIRO SETOR ONG ESTRUTURA ESTATUTO RECURSOS

 

O QUE SIGNIFICA SER VOLUNTÁRIO

 

Ser voluntário pode ter diversos singnificados dependendo do ponto de vista:

Do ponto de vista pessoal, ser voluntário é descobrir que não vivemos sozinhos neste mundo e que as pessoas (nós e eles) têm vida própria e suas próprias vontades e necessidades. Ser voluntário é sentir a vontade de ajudar os outros, principalmente os mais necessitados. É ver que, mesmo tendo pouco, sempre temos alguma coisa que podemos dar. Mesmo que esta coisa ainda nos seja necessária, o carente tem mais necessidade do que nós.

Do ponto de vista da comunidade, ser voluntário é ser humilde, ser abnegado, não ser egocêntrico e ter uma grande vontade e disposição para ajudar o próximo. É ser carismático, um ser especial que atua na comunidade e ajuda a melhorar a qualidade de vida da comunidade. É ser um agente de transformações que mesmo fazendo um trabalho de formiguinha (que não aparece) acredita e consegue fazer com que o outro suba na vida, saia do "buraco" em que vive e tenha uma vida honrada de cidadão pleno.

Ser Voluntário é tar a capacidade de prestar um serviços profissional e não esperar pelo seu pagamento (em dinheiro). Um dentista, por exemplo, destina uma parte do seu tempo para atendimento odontológico para crianças carentes. Uma professora de matemática vai todos os sábados à tarde em uma favela para dar aulas de recuperação.

Ser Voluntário é faicar feliz com a felicidade dos outros e saber que você ajudou um pouco para que isso acontecesse.

Ser Voluntário é ser solidário, compreender o valor da solidariedade humana.

O valor da solidariedade cresce na medida em que há correspondência entre o ato solidário e as pessoas que se beneficiam deste ato. Como já dizia O Pequeno Príncipe: "Se eu sei que você vem às quatro, desde as três estarei à sua espera". Não adianta produzir o ato de solidariedade apenas uma vez. O Pequeno Príncipe também dizia: "Você é responsável pelo que cativa".

Um grupo de adolescentes vai ao hospital todas as quintas-feiras à tarde para "bater-papo" com as pessoas internadas. Muitas pessoas internadas não recebem visitas de amigos ou de parentes e se sentem muito só e abandonadas.

Do ponto de vista legal, existe até uma Lei do Voluntário - Lei Nº 9.608 de 18/02/1998 - Dispõe sobre o serviços voluntário e dá outras providêndias.

 

botaoinicio.jpg (1223 bytes)

botaovoltar.jpg (1227 bytes)

botaoavancar.jpg (1333 bytes)

\ONG\ser.htm em 30/05/2004, atualizado em 23/12/2004.