ONG
by   WATANABE

COMO CAPTAR RECURSOS

11

INICIO

COMUNIDADE EQUIPAMENTO CARÊNCIA TRABALHO VOLUNTÁRIO TERCEIRO SETOR ONG ESTRUTURA ESTATUTO RECURSOS

 

COMO FAZER PARA CONSEGUIR RECURSOS ?

 

Para o bom funcionamento de uma ONG devemos equacionar 3 tipos de recursos:

1 - Recursos Materiais;
2 - Recursos Financeiros;
3 - Recursos Humanos.

Recursos Materiais são os recursos necessários para o bom funcionamento da ONG como local de trabalho, instalações, equipamentos, instrumentos, ferramentas e matéria prima.

Doações Privadas

Uma das finalidades de um ONG é desenvolver na comunidade uma consciência (cidadania) sobre determinado problema vivido pela comunidade. Nada mais prático do que desenvolver uma campanha pública (cartazes, faixas, pedágios e passeatas) para divulgar o trabalho e receber doações de materiais e objetos feitas por pessoas e empresas.

Doações Governamentais

Muitos órgãos do(s) governo(s) - Federal, Estadual e Municipal - mantém PROGRAMAS de ajuda comunitárias.

Você vai precisar  "bater perna" (ir de órgão em órgão) na Secretaria do Abastecimento, de Cultura, de Educação, de Assistência Social, da Saúde, de Transporte, de Lazer, etc. para saber se existe ou não algum programa.

O fornecimento pode ser de materiais (Cestas Básicas, por exemplo) ou de dinheiro (financiamento a fundo perdido).

Para participar desses programas, a ONG deve ter existência jurídica (ter CNPJ) e seu funcionamento (Estatuto e Regimento Interno) devem seguir certos itens obrigatório de leis como a Lei Nº 9.790 de 23/03/1999. Veja capítulo sobre isso, clique aqui.

Além dessa Lei Federal, podem existir outras Leis, Decretos e Portarias específicas do órgão para que a ONG possa ser beneficiada pelo (receber do) programa.

Doações de ONGs

Outras ONG, mais antigas, mais organizadas ou de atuação internacional como o Rotary International ou o Lions Club International possuem programas de ajuda, podendo fornecer insumos materiais, financeiros e mesmo voluntários especializados. Tudo isso gratuitamente.

Para conhecer tais organizações, clique na figura abaixo:

logorotary.gif (2748 bytes)

logolions.gif (3866 bytes)

Campanhas para Arrecadação

Você pode organizar Campanhas de Arrecadação.

Eu conheço um Orfanato realiza 4 Feijoadas por ano. Essa feijoada ficou tão famosa que vem gente de longe. A maioria das pessoas não comem a feijoada no próprio local. Vêm buscar para saborear em casa. O lucro é tão bom que o dinheiro dá para pagar as despesas operacionais do orfanato durante o ano todo.

Você pode também realizar Quermesses, Bingos, Bazares, Rifas, etc.

Lembre-se: Na comunidade nimguém gosta de dar por dar. Sempre esperam receber alguma coisa em troca. Por isso, uma coisa que existia chamada Livro de Ouro em que se colocava o nome do doador e a importância doada já não faz tanto sucesso como antigamente.

Confecção por Conta Própria

Uma ONG pode produzir produtos (artesanais ou industrializados) como chinelos, sapatos, tapetes, rendas, bordados, balas, papel reciclado, horta comunitária, confecções, agenda, etc. e colocar seus produtos à venda.

Os produtos são vendidos em Campanhas onde são montadas barracas ou em lojas fixas (alugadas ou cedidas) chamadas bazares.

Recursos Financeiros são os recursos necessários para a aquisição (pagamento) dos insumos necessários para se atingir os objetivos da ONG.

Da mesma forma que os Recursos Materiais, podem ser obtidos através de:

Doações Privadas

Doações Governamentais

Doações de ONGs

Campanhas para Arrecadação

Venda de Produção da ONG

Recursos Humanos são os recursos necessários para o trabalho da ONG.

Existem, basicamente, 2 tipos de Recursos Humanos:

Profissionais Remunerados

São profissionais habilitados ou especializados como enfermeiras, cozinheiras, professoras, etc. que são contratados pela ONG para exercerem uma atividade como numa empresa. São registrados e devem se relacionar pela CLT.

A diretoria da ONG exerce, geralmente, um trabalho voluntário não-remunerado. Mas há casos em que o membro da diretoria pode receber remuneração.

Veja na Lei Nº 9.790 e outras o que uma ONG perde quando remunera a sua diretoria.

Mão de Obra Voluntária

Podem ser profissionais especializados ou voluntários comuns.

O Voluntário Especializado é aquele que exerce determinada profissão (médico, advogado, engenheiro, etc.) e que participa da ONG exercendo a sua profissão e que irão abrir mão dos seus honorários profissionais, ou seja, não querem receber. Então o médico vai fazer um atendimento gratuito, o advogado vai prestar uma orientação jurídica gratuita, etc.

O Vountário Comum é aquele que é "pau prá toda obra", isto é, vão participar da ONG nas atividades determinadas pela coordenação do projeto. (carregar caixas de refrigerante, montar barraca, vender rifa, etc.)

O Voluntário deve ter uma relação de obrigatoriedade para com a ONG. Não é bom voluntário aquele que aparece de vez em quando e quando ele bem entender. Este a gente não pode contar com ele.

O bom voluntário é aquele que assume o compromisso de dedicar determinada quantidade de horas por semana (se possível por escrito) determinando dias e horários. Por exemplo: Estarei aqui todas as terças-feiras das 15:00 até 18:00 horas. É bom também, prever no Regimento Interno que o voluntário que não atender à Dedicação Semanal Mínima estará automaticamente excluído do quadro de voluntários.

IMPORTANTE: O mais importante nisso tudo é a imagem. Ninguém gosta de contribuir ou colaborar com uma entidade desconhecida ou suspeita. Por isso é importante preocupar-se com a imagem da ONG perante a sua comunidade. É importatante:

  • Ter uma conduta ética irrepreensível (ter uma imagem de honestidade e transparência);

  • Manter a documentação em dia e, se for necessário, fornecer cópia do Estatuto e Regimento para provar que a entidade é idônea, que o objetivo é a melhoria da comunidade, que não tem fins lucrativos e que os recursos financeiros não podem ser desviados para outros usos;

  • Ser conhecida na comunidade como entidade séria e atuante.

 

botaoinicio.jpg (1223 bytes)

botaovoltar.jpg (1227 bytes)

\ONG\dinheiro.htm em 16/01/2002, atualizado em 21/12/2004.