Prezados companheiros do grupo GEROI-Brasil:logoGEROIpequeno.JPG (7568 bytes)

FotoRMW.JPG (20091 bytes)

O UFANISMO - 1

      Eu tenho andado muito por aí e observado que

 

UFANISMO é Patriotismo acrítico, ingênuo e incondicional.

Esta visão do UFANISMO é extraído do livro "Por que me Ufano do Meu País", obra do Conde Afonso Celso (Afonso de Assis Figueiredo Junior), filho do Visconde de Ouro Preto e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, lançado em 22 de abril de 1.900 em comemoração ao IV Centenário do descobrimento do Brasil.

Não enocontramos manifestações significativas de amor à Pátria Brasileira até esse período.

"Não foi de degredados que se povoou o Brasil".

Na narrativa, Afonso Celso valoriza os aspectos positivos do desenvolvimento brasileiro, procurando convencer as ilustres famílias brasileiras de que o hábito do Governdo de Portugal de mandar degredados para o Brasil não significava, necessariamente, a mistura e a convivência próxima com esses condenados.

Enaltece as riquesas naturais como as Cachoeiras de Paulo Afonso, a Baía de Guanabara e faz um breve alerta sobre dois perigos que nos espreitam: "Maus Governos e Instituições Imcompatíveis com a sua índole".

Como vêem, companheiros geroianos*, a situação do Brasil não mudou muito nos últimos 100 anos. Continuamos a conviver, lado a lado, com Degredados, continuamos a ter Maus Governos e somos reféns de Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital que, queiramos ou não queiramos, foram transformadas em entidades respeitadas, fortes e temidas, inclusive pelo próprio Governo que deveria ter como uma das suas prioridades exterminá-las.

Prossiga vendo o UFANISMO-2.

 

<INÍCIO> <UFANISMO 1> <UFANISMO 2> <UFANISMO 3> <UFANISMO 4> <UFANISMO 5> <UFANISMO 6> <UFANISMO 7> <UFANISMO 8> <ULTIMO>

<UFANISMO 9>  <UFANISMO 10>   <UFANISMO 11>

Página atualizada em 09/05/2009


*Nota: Geroiano - Pessoa que participa do GEROI, o Grupo de Estudo de Rotary na Internet. Veja mais detalhes em www.ebanataw.com.br/geroi (ex: www.geroi.org.br)

Esta é uma página pessoal que contém uma opinião essencialmente pessoal a cerca do tema Ufanismo.
As opiniões são, no fundo, "provocações" feitas aos nobres companheiros rotarianos e também àqueles que trabalham de forma voluntária para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e são baseadas em contatos, estudos e experiências pessoais e vale-se da liberdade proprocionada pela WEB. Ninguém é obrigado a aceitar, nem se pretende afirmar que as opiniões aqui colocadas sejam verdadeiras. Agora, se você gostou, pode imprimir, copiar e divulgar à vontade - o endereço é www.ebanataw.com.br/ufanismo.
Roberto Massaru Watanabe
Watanabe é engenheiro e como tal participou do projeto das grandes obras da engenharia nacional como a Rodovia dos Imigrantes e as hidrelétricas de Ilha Solteira, Itaipú e Tucurui. Nesses empreendimentos, adquiriu muita prática no planejamento, treinamento e condução de grandes equipes.

Ele anda meio indignado com alguns exageros cometidos por alguns políticos brasileiros e deseja ver a luz no fim do túnel trilhando uma via lastreada em respeito, valores familiares, liberdade de sonhar e a esperança de um amanhã melhor.
Se você também procura essa luz, veja a Carta de Princípios em www.ebanataw.com.br/carta.

logoGEROIpequeno.JPG (7809 bytes) 

RMW\GEROI\ufanismo1.htm em 21/07/2006, atualizado em 09/05/2009 .

    RMW-2903-12/04/2024