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VOCÊ CONSEGUE CHEGARATÉ A VAGA ? 0 CARRO CABE NA VAGA ?

VOCÊ CONSEGUE ENTRAR NA VAGAMASCONSEGUE SAIR DO CARRO?

GARAGEM - ACESSO, VAGAS E MANOBRA

De todos os conflitos que costumam ocorrer em condomínios e que acabam parando na justiça, cerca de 25% referem-se a desentendimentos sobre a vaga para veículo na garagem do prédio.

A Vaga de Garagem é problemática pois não se encaixa nem como área comum nem como unidade autônoma. A legilação é confusa e não define claramente o que é uma Vaga e como ela deve ser administrada. Há interpretações diversas e alguns consideram como área comum e acham que podem colocar o carro em qualquer vaga enquanto que outros consideram como área privada e querem guardar, além do carro, bicicletas, armários e outras bugigangas.

Grande parte dos conflitos tem origem na quantidade insuficiente de vagas, outra parte é sobre o tamanho (dimensões) da vaga e encontramos também reclamações quanto à acessibilidade à vaga, isto é, a facilidade ou a dificuldade que os condôminos enfrentam para chegar até a sua vaga e o malabarismo que se tem que fazer para conseguir enfiar o carro dentro da vaga e, pior, o contorcionismo que o condutor precisa fazer para conseguir sair do veículo.

Para piorar a situação, confunde-se conceitos como Garagem e Estacionamento e fazem questão de aplicar na Garagem de seu Condomínio certas regras que a Prefeitura emite para regulamentar o funcionamento de estabelecimentos comerciais destinados à guarda termporária e remunerada de veículos de terceiros (Estacionamento).

Dizem ainda que não existe um tamanho padronizado para veículos pois não conhecem as normas baixadas pelo Ministério dos Transportes que definem, por exemplo, o que é um veículo tipo VP, quais as suas dimensões máximas e quais as condições de manobrabilidade que ele deve apresentar para poder receber a devida licença para trafegar nas ruas brasileiras.

Para esclarecer o que existe nas leis e normas técnicas e apresentar alternativas de como poderemos agir nessas situações de conflito, o engenheiro Roberto Massaru Watanabe, que além de engenheiro formado na USP tem mediado muitas questões envolvendo vagas em garagens, apresenta alguns dados técnicos para subsidiar as discussões.

Siga passo a passo o roteiro para conhecer os diversos aspectos desse problema que costuma dar muita dor de cabeça prá muita gente.

1-ÁREA PRIVATIVA OU ÁREACOMUMM

A vaga para veículoA vaga para veículo é um espaço Privado, isto é, só meu ou faz parte das áreas comuns e qualquer um pode colocar o carro em qualquer vaga?

2- CÓDIGO DE OBRAS

Como aComo a Prefeitura vê o problema? Por que a Prefeitura define veículos grandes, médios e pequenos?

3- TAMANHO DO VEÍCULO

Qual é o tamanho oficial dos veículos no Brasil? O que é CONTRAN, o que faz o DNIT?Qual é o tamanho oficial dos veículos no Brasil? O que é CONTRAN, o que faz o DNIT?

4- LARGURA DE PASSAGEM

Qual a largura mínima de rampas e corredores para uma circulação segura?a largura mínima de rampas e corredores para uma circulação segura dos carros?

5- TRECHOS RETOS

Qual é a largura mínima para a passagem segura de veículos em corredores e trechos retos?

6- CURVA À DIREITA

Nos trechos em curva o corredor precisa ser mais largo para o carro não ficar raspando nas laterais.para o carro não ficar raspando nas laterais.

7- CURVA À ESQUERDA

As exigências são diferentes se a curva é apra a direita ou para a esquerda? Por que?

8- ÁREA DE EMBARQUE

As pessoas precisam ter conforto e segurança para  embarcar ou desembarcar.As pessoas precisam ter conforto e segurança para  embarcar ou desembarcar. O condominio oferece uma área para isso?

9- ÁREA DE DESCARGA

Você chega do supermercado e coloca as sacolas no chão? No chão que a roda do carro trouxe cocô de passarinho e xixi de cachorro da rua?Você chega do supermercado e coloca as sacolas no chão? No chão que a roda do carro trouxe cocô de passarinho e xixi de cachorro da rua?

10- ÁREA DE MANOBRA

Qualquer canto serve para manobrar o veículo? Por que eu preciso ficsr fazendo uma manobra complicada para virar o carro? Veja como deve ser.

11- LARGURA DA VAGA

Não é qualquer buraco que serve para guardar o teu patrimônio.

12- ACESSO FOLGADO
Entre e saia da vaga a 90o com apenas uma única manobra.
13- ACESSO APERTADO

Entre e saia da vaga a 90o fazendo 3 operações de manobra.

14- SINALIZAÇÃO

"Eu não sabia que não podia" é a desculpa mais comum. Evite-a.

Lavar o chão da garagem? Prá que?

16- MANOBRA IMOBILIÁRIA

Em São Paulo, construtoras criam mecanismos para burlar lei que obriga shoppings e outro pólos de geração de tráfego a melhorarem a circulação no entorno.

17- GUIA REBAIXADA

Entrando e saindo da garagem - Guia Rebaixada, Faixas de Segurança, Placas de Advertência, Sinais Audíveis e Luminosos.

18- VAGA A 600

Entre na vaga com apenas uma única manobra. Para sair, saia de ré, vá até o fundo e com o GIRACAR coloque o veículo de frente para a saída

19- CONDOMÍNIO

Bateram no meu carro dentro do condomínio. Chamo o Síndico ou a Polícia?

Peça um orçamento para a realização de um levantamento completo que compreende todo o trajeto, desde a rua, até a sua vaga.

20- RAMPAS

Qual a incilnação máxima que uma rampa pode ter para que qualqer veículo consiga subir em total segurança?

21- VAGA A 900

Nem folgada e nem apertada, entre na vaga com apenas duas manobras simples.

22- VAGA A 450

Entre na vaga de frente em manobra única e saia com auxílio do GIRACAR.

23- VAGA A 300

Entre na vaga de frente em manobra única e saia com auxílio do GIRACAR.

24- RESUMO

Apresenta-se um resumo das alternativas de acesso (90o, 60o, 45o e 30o).

25- GIRACAR

Agilize as entradas e saídas da garagem apertada instalando o GIRACAR.

26- O QUE FAZER

Dicas sobre os procedimentos possíveis quando a VAGA ou o ACESSO À VAGA não é adequado.

     

Ainda tem dúvidas? Então envie um email para o professor Watanabe ou ligue já:

Roberto Massaru Watanabe é engenheiro civil formado na USP e especializado em Conforto, Segurança e Habitabilidade das Edificações.

Faz Vistorias Técnicas em Indústrias, Condomínios e Residências há mais de 44 anos tendo resolvido muitas questões sobre vagas para veículos em condomínio. A sua experiência profissional na elaboração do projeto da Rodovia dos Imigrandes, do Rodoanel Mário Covas e outras vias forma a base do seu conhecimento sobre trafegabilidade e manobrabilidade de veículos.

Desejando enviar um email, eis o endereço: roberto@ebanataw.com.br.

Mais detalhes sobre a sua experiência profissional -

Desejando falar com ele, eis o telefone (11)

  Veja outros sites relacionados ao tráfego de veículos:

E na rua?

qual é a largura
para os carros ?

MANUAL DO USUÁRIO

Sua casa, apartamento ou sobrado tem esse importante manual?


Veja como deve ser feito o
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As placas de rua podem

ser instaladas em qualquer
lugar e em qualquer posição?
       

NOTA IMPORTANTE: Este site é mantido por abnegado engenheiro que voluntariamente desenvolve o site na medida em que sobra um tempinho. Ele faz isso para divulgar detalhes técnicos importantes mas que não é de conhecimento de todos e que por isso mesmo causam muitas dores de cabeça. Projetos de Arquitetura, assinados até por arquitetos famosos, costumam ter pequenos erros no acesso de veículos. Por sua finalidade didática, o conteúdo do site pode ser livremente divulgado, copiado e impresso. Entretanto, seu conteúdo (texto, figuras e fotos) possuem proteção autoral, de modo que não é possivel pirateá-lo, isto é, copiar e depois divulgar como se fossem de sua autoria.

 ET-12\www\recebimento\garagem.htm em 23/11/2010, atualizado em 18/08/2022.

    RMW-34421-10/12/2024