O tráfego de veículos pelas vias:

ACIDENTES NA RODOVIA

acessar com www.ebanataw.com.br/trafegando

ATENÇÃO! Site em construção.

Sempre que acontece um acidente numa rodovia é por falha do motorista? As condições da pista, seu traçado e estado de conservação e a deficiência ou ausência de componentes de segurança viária podem contribuir para a ocorrência do acidente e o agravamento das consequências do desastre?

Este site apresenta as condições locais e analisa a possível contribuição da deficiência ou ausência de componentes de segurança como marcas viárias, placas, barreiras de segurança que poderia evitar o agravamento do acidente.

Veja a análise de alguns casos reais ocorridos em estradas:

ue

Veja a análise de alguns casos reais ocorridos em estradas:

1- Caso Viaduto Brigadeiro em 02.04.2013 -

2- Caso Itaguai em 07.08.2013

3- Caso BR-116 km 300 em 22.12.2013 -

4- Caso Muriaé em 21.01.2014 -

5- Caso Viaduto Guararapes em BH em 03.07.2014 -

5- Caso Serra Dona Francisca - SC-418 em 14.03.2015 -

 

ENVOLVIDOS: Quando ocorre um acidente na via pública, não é apenas os motoristas envolvidos que são ou podem ser responsabilizados pela ocorrência do acidente e pelas consequencias do desastre mas também pode concorrer para a ocorrência do acidente as condições da via e a deficiência ou ausência de componentes de segurança. A via é urbana? É estadual? É federal? Afinal a quem processar por estas falhas ou falta de segurança no local do acidente?

Quando não é clara a responsabilidade, aciona-se o Ministério Público que "vai atrás" e levanta todos os eventuais responsáveis, isto é, se a Prefeitura, se a Concessionária, se a Empresa que efetuava algum conserto na via, algum recapeamento mal sinalizado, se o acidente foi causado por algum animal de grande porte como vaca ou cavalo que não encontrando cercas adequadas (guard rail) invadiram a pista. Afinal a quem cabe a responsabilidade em vistoriar e ficalizar o estado de conservação dos componentes de segurança numa via pública.

Veja mais detalhes sobre a atuação do Ministério Público em .

 

 

NOTA: Este site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe e se destina principalmente para estudantes. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuido. Só não pode piratear, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria.


ET-10\RMW\trafegando\Desastres.htm em 20/12/2020, atualizado em 04/01/2021 .