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       Características da Via Expressa Primária  | 
    
      
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| Figura 1 -
        Esquema básico ilustrativo:
         
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CARACTERÍSTICAS DA VIA:
- Ligação entre grandes geradores de tráfego. Altas taxas de tráfego, em geral maior que 10.000 VDM no 10º ano de funcionamento da via. Similares às Freeways americanas.
 - A Velocidade de Projeto é aplicada desde o início até o término não havendo nenhum ponto onde a Velocidade Regulamentada seja menor.
 - Velocidade de Projeto de 160 km/h, Velocidade Rgulamentada, em geral, de 120 km/h.
 - Faixas de rolamento largas, mínimo de 3,60 metros de largura
 - Raios de curvatura amplos, raio mínimo de 540 metros em trecho plano, 345 m em trecho ondulado e 210 m em trecho montanhoso.
 - Distância minima de Visibilidade de 205 metros em trecho plano, 155 m em trecho ondulado e 110 m em trecho montanhoso.
 OBRIGATÓRIOS:
- Canteiro Central, bem largo para efeito de futuras ampliações e drenagem das pistas
 - Acostamento Interno com minimo de 0,60 m para pista com 2 faixas, 2,50 m para 3 faixas e 3,00 m para 3 faixas
 - Acostamento Externo com largura minima de 3,50 metros
 - Sobrelargura das faixas nos trechos curvos
 - Superelevação da pista nos trechos curvos
 - Cruzamento com vias arteriais e coletoras sempre em desnível
 - Passagem de Pedestres sempre em desnível
 - Acesso somente por meio de Via Marginal dotada de faixa de aceleração/desaceleração para compatibilizar a velocidade na marginal com a velocidade na via expressa
 - Bordo livre de 1,50 metros (postes, placas de trânsito, etc.)
 PROIBIDOS:
- Trânsito de Pedestres e Bicicletas pela via ou acostamento
 - Veículos de Tração Animal
 - Veículos Lentos (tratores, etc.)
 - Acesso direto de vias arteriais, coletoras e locais
 - Acesso a imóveis particulares, inclusive postos de serviço e restaurantes
 - Pontos de parada de ônibus
 - Pontos de Serviço como bancas de jornal, caixa coletora de correios, telefone público, etc.
 NOTA IMPORTANTE:
Características estabelecidas para efeito didático. Para saber exatamente quais são os intens obrigatórios e quais são os itens proibidos, o interessado deverá consultar as leis, normas e instruções dos órgãos federal, estadual e municipal para o local em estudo.
Os interesses variam muito de local para local, tanto é que não é possível uma regra geral. Todas determinações para um determinado local devem ser publicamente anunciadas por meio de placas de orientação e de regulamentação.
Veja quais são os componentes de segurança que deve ter um Ponto de Ônibus numa via Expressa:
CLASSES DE VIAS (classificação do DNIT - clique na figura):
LINHAS DIVISÓRIAS (clique na figura):
Clique na placa para ver detalhes de sua regulamentação feita pelo CONTRAN:
CORES DE PLACAS 
PLACAS DE ORIENTAÇÃO 
PLACAS DE LOCALIZAÇÃO 
PLACAS DE REGULAMENTAÇÃO 
PLACAS DE ADVERTÊNCIA 
Clique na placa para ver mais detalhes:
PADRÃO DE PLACAS 
PADRÃO DE LETRAS 
Responsabilidae Civil 
do Estado por sinalização
precária de Rodovia.PADRÃO DE INSTALAÇÃO 
Cruzamento perigoso, porém sem acidentes 
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ET-12\RMW\trafegando\VEP.htm em 26/12/2011, atualizado em 10/12/2017 .