Uma antevisão do Futuro.

É muito tentador antever os acontecimentos do futuro.

Como será o mundo no ano 2020?

Não é de hoje que as pessoas se lançam a essas iniciativas, porém sempre com resultados pouco proveitosos.

Entretanto podemos analisar certas tendências do desenvolvimento que ocorre na atualidade em diversos setores da atividade humana, principalmente nas ciências e na tecnologia. Haverá grandes progressos e para acompanhar tais avanços, as pessoas terão que mudar seus hábitos, seus costumes e até seus valores.

A sociedade do ano 2020 será profundamente diferente da sociedade de hoje. Os valores, as formas de relacionamento entre as pessoas e os objetivos individuais não terão muitos pontos em comum com aquilo que pregamos, idealizamos e divulgamos nos dias de hoje.

No ano de 2020, talvez não haja mais trabalho na forma como é praticado nos dias de hoje, isto é, com pessoas sendo contratadas individualmente pelas empresas.

A organização do trabalho terá evoluído muito. As novas formas de produção inventadas e aprimoradas pela tecnologia serão agregadas ao trabalho e os seres humanos participarão apenas das etapas mais "nobres" do processo de produção.

Para acompanhar essa nova estrutura, a sociedade sofrerá profundas adaptações e a família como a conhecemos hoje deixará de existir. Surgirá uma nova forma de organização familiar onde o elo de atração será fundamentado no interesse produtivo. Ao mesmo tempo, a intensificação da manipulação genética fará diminuir a importância dos laços sanguíneos entre as pessoas e valores de hoje, como a relação entre pais e filhos, tenderá a desaparecer.

As influências astrais da Era de Aquárius, fato prenunciado desde os longínquos movimentos surgidos na década de 70, como os Hippies e iniciativas globais como o "HAIR", terão influência marcante sobre o cotidiano das pessoas e valores hoje relegados a um segundo plano, como a auto-estima e amor ao próximo, ganharão novas formas e importância.

Não é possível, nessa virada do milênio, antever com clareza as verdadeiras transformações porque o mundo irá passar nos próximos 20 anos. Muito esforço e muitos milhões de dólares estão sendo dispendidos em pesquisas como o Projeto Genoma e é totalmente imprevisível a antevisão dos fatos.

Mas, a despeito de todas essas incertezas, devemos ter a consciência de que o conhecimento, a experiência e, principalmente a razão, nortearão os nossos destinos e, desse modo, talvez a humanidade continue sendo encaminhada para o seu grande e único destino.

<VOLTAR> <SEGUROS> <PATOLOGIAS> <PERICIAS> <TATUAPÉ> <TRINCAS> <TELHADOS> <HABITÁVEL> <UMIDADE> <DORMIR> <PAVILHÃO> <ARICANDUVA>

Tatuape\2020\t202024.htm em 24/09/2000, atualizado em 10/05/2005.