As tendências no setor de Saneamento Básico.

Fazem parte o saneamento básico a rede de esgotos, a rede de águas pluviais, o sistema de coleta de lixo doméstico e a rede de abastecimento de água.

A rede de esgotos é mantida pelo Governo Estadual através da estatal Sabesp. Não deverá apresentar problemas, na nossa região, mesmo porque a Sabesp concluiu, recentemente, o coletor tronco na Avenida Salim Farah Maluf. Todas as ruas da região dispõe de rede coletora de esgotos.

A rede de águas pluviais é mantida pelo Governo Municipal. Apenas algumas ruas dispõe de rede. A Praça Silvio Romero, por exemplo, não possue rede de águas pluviais. Outros locais que não possue rede são as ruas Apucarana, Itapura e Antonio de Barros. É porisso que em dias de chuva formam-se verdadeiros "rios" nessas vias.

A despeito desse "lapso" da Prefeitura, a ausência de rede de águas pluviais não é muito sentida pois a região é muito privilegiada no ponto de vista topológico e não há locais sujeitas a cheias e inundações em dias de chuva.

A Organização Mundial da Saúde recomenda a instalação de rede de águas pluviais em todas as vias públicas. Quando uma dona de casa lava a frente de sua casa, hábito frequente na região do Tatuapé, a água escorre pela guia.

Havendo uma boca de lobo na esquina, a água de lavagem escorre pela guia e some na boca de lobo. Não havendo, ela percorre um certo trecho até secar. O resultado é que a sujeira vai parar na frente de outra casa e vai causar transtornos como mal cheiro e a proliferação de germes.

A coleta de lixo doméstico não deverá apresentar problemas pois é feito eficientemente pela empresa contratada pela Administração Regional em dias alternados.

O abastecimento de água também não deverá apresentar problemas. A água que abastece a região provém do reservatório do Rio Claro, localizado na Serra do Mar em região desprovida de indústrias e de ocupações residenciais.

O reservatório de regularização está localizado na Mooca e a água é transportada até o Tatuapé em tubos de grande diâmetro que desce a rua Barretos, passa pelo Cemitério da Quarta Parada, sobe pela viela existente entre a Avenida Salim Farah Maluf, Rua São Bernardo, Terra Roxa, Bom Sucesso, Praça Brauna, passa pela Praça Silvio Romero e desce pela rua Serra de Bragança.

Telvez tenhamos problemas com essa canalização que transporta a água desde o reservatório da Mooca até o Tatuapé. É que ela foi instalada há mais de 50 anos e já ultrapassou a sua vida útil. Sendo de ferro, deve estar bastante enferrujada e com grande risco de rompimento.

Mesmo assim, parece que o estado de conservação da rede de água ainda é boa, quando comparada com a rede de outros bairros. Percebe-se isso pelos raros pontos de vazamento de água observados nas ruas.

Apesar desses problemas, a região do Tatuapé, Mooca e Vila Formosa serão as únicas na Grande São Paulo a usufruirem de uma situação muito privilegiada com relação à qualidade da água de abastecimento na virada do milênio.

t2020211.jpg (43673 bytes)

<VOLTAR> <SEGUROS> <PATOLOGIAS> <PERICIAS> <TATUAPÉ> <TRINCAS> <TELHADOS> <HABITÁVEL> <UMIDADE> <DORMIR> <PAVILHÃO> <ARICANDUVA>

Tatuape\2020\t202021.htm em 24/09/2000, atualizado em 10/05/2005.