As tendências no Setor de Energia Elétrica.

Sem ENERGIA não há desenvolvimento e muito menos progresso. O mundo moderno é movido a eletricidade: Cada dia que passa inventam mais um aparelho destinado para nos dar mais conforto e bem estar e esses aparelhos são movidos com energia elétrica.

Nesse setor é importante analisar 2 aspectos de forma distinta. Um é o transporte da energia elétrica e o outro é a sua distribuição.

O transporte se dá por meio de linhas de transmissão de alta voltagem, algo como 100.000 Volts da estação de transmissão até a estação de distribuição. As estações de transmissão mais próximas são a ETT Norte localizada no início da rodovia Fernão Dias e a ETT Leste localizada no final da avenida Aricanduva.

A distribuição é feita por meio de linhas de 10.000 Volts que saem das estações de distribuição e levam a energia até os transformadores instalados nos postes.

A região conta com 4 estações de distribuição: Adelino, Tuiuti, Gomes Cardim e Penha.

As estações Adelino, Tuiuti e Penha não apresentam problemas para a ampliação da carga de transporte, pois a linha de transmissão é aérea.

A estação Gomes Cardim, diferentemente das demais, possue uma alimentação do tipo subterrânea com cabos de alta voltagem percorrendo o sub-solo da rua Azevedo Soares desde a estação Adelino até a rua Francisco Marengo. Este tipo de transmissão subterrânea apresenta muitas dificuldades técnicas para a sua ampliação.

Obviamente, a construção de galerias subterrâneas apresenta custos relativamente altos, dificultando a sua viabilização, pricipalmente nestas épocas de parcos recursos públicos. Desta forma, a visão que temos nos filmes

norte americanos, em que perseguições alucinadas feitas pela polícia atrás de bandidos por vias urbanas nunca acabam em postes, mesmo porque é difícil ser ver postes nesses filmes, não acontecerão nos próximos anos.

Vamos ter que conviver por muitos anos com os postes nas calçadas, de estética duvidosa. Tal situação é grandemente agravada pelos cabos telefônicos e piorados ainda mais pelos cabos dos inúmeros serviços de TV a cabo. Que também seguem o mal exemplo dados pelos cabos de eletricidade.

Outro problema que começa a surgir é que em alguns locais como a Praça Silvio Romero está havendo uma concentração muito grande de demanda. Isto significa que os cabos passam a operar com correntes muito elevadas que podem ocasionar efeitos nocivos e que as normas tecnicas internacionais recomendam a substituição da via aérea pela via subterrânea como é feito na região central de São Paulo ou em países do primeiro mundo.

Você já viu algumas dessas perseguições policiais, que se vê em filmes, terminar em um poste? Pois é, talvez você não tenha reparado, mas nos países de primeiro mundo não há postes pois os fios são subterrâneos.

Outra questão relacionada com a energia elétrica é o da iluminação pública. Anteriormente classificada como zona residencial de baixa densidade demográfica, as ruas do Tatuapé possuem nível B de iluminamento, ou seja luminárias de baixa potência com grande espaçamento entre postes.

Essa classe de iluminamento é totalmente inadequado a vias como a rua Azevedo Soares que apresenta alta taxa de tráfego. Muitos acidentes que ocorrem nesta via e outras, mais movimentadas como a Radial Leste, são ocasionados por este motivo.

Estação GOMES CARDIM da Eletropaulo
na rua Franciso Marengo.
t2020201.jpg (26844 bytes)

Rua Serra de Bragança.
t2020202.jpg (37610 bytes)

<VOLTAR> <SEGUROS> <PATOLOGIAS> <PERICIAS> <TATUAPÉ> <TRINCAS> <TELHADOS> <HABITÁVEL> <UMIDADE> <DORMIR> <PAVILHÃO> <ARICANDUVA>

Tatuape\2020\t202020.htm em 24/09/2000, atualizado em 10/05/2005.