As tendências no setor de Alimentação.

As expansões nesse setor serão totais.

Basta lembrar que foram erigidos, nos últimos 5 anos, mais de 170 novos prédios de apartamentos e que a maioria dos apartamentos estão, ainda, vagos. Prevê-se a chegada de mais de 50.000 novos moradores nos próximos 2 anos.

Aquele ditado: "Nesta terra em se plantando tudo dá" parace que foi feito pensando no Tatuapé.

Os restaurantes de grife finalmente vão descobrir o Tatuapé e correrão para instalar suas filiais.

Virão com a pompa toda que caracteriza este tipo de comércio, mas vão perceber, com certo prejuízo finaceiro, que o hábito local é outro. Acostumado a um comportamento discreto, o tatuapeense evita os lugares badalados. Os empresários de outras regiões da cidade irão descobrir que esta região reune características peculiares de difícil compreensão e domínio.

Tais fatos já foram constatados por grandes redes de restaurantes que já passaram por aqui e amargaram prejuízos significativos. Aos empresário recomendamos a contratação de uma boa Consultoria Local antes de definir o local e o porte do seu empreendimento. Aqui no Tatuapé, tamanho não é sinônimo de faturamento.

Empresas tipo "delivery" e tele-pizzas continuarão a se proliferar a exemplo do que ocorre nos dias de hoje.

O setor de alimentos congelados apresenta a tendência a continuar em baixa. Ainda viciados em verduras frescas colhidas na horta do quintal, coisa muito comum até recentemente, o tatuapeense não conseguiu adaptar-se ainda aos hábitos do mundo moderno como o forno de micro-ondas. Tenho muitos amigos que ainda nos dias de hoje reune, todos os anos, os familiares e amigos para amassarem a uva com os pés.

A despeito de todas as tendências do mundo moderno e das broncas dos moradores da rua onde se realizam, as feiras livres e os varejões a céu aberto resistirão ao tempo e sobreviverão. É a tradição do contato humano, da conversa fiada, das frutas da fazenda, da verdura fresca, do peixe fresco e do "vai carreto moça?".

Os sacolões com estacionamento coberto para veículos atenderão as famílias com maior poder aquisitivo e continuarão a se proliferar.

As entidades comunitárias da região como o Rotary, o Lions e as Maçonarias farão uma grande campanha para que seja instalado um Mercado Municipal de grande porte, um local onde se possa encontrar verduras frescas e peixes de boa qualidade a preços baixos.

As ruas Emilia Marengo e Eleonora Cintra apresentam a tendência de concentrar um grande número de restaurantes típicos, "Fast-Food", cantinas italianas, cozinha árabe e restaurantes de alto luxo.

Na Radial Leste e na avenida Abel Ferreira serão instalados diversas churrascarias e pizzarias tipo rodízio e restaurantes tipo Fast-Food. Esses locais terão a facilidade de atender não só os moradores do Tatuapé assim como toda aquela gente boa da Vila Matilde, Arthur Alvim, Cidade A E Carvalho, Itaquera, Vila Rica e Vila Formosa.

Com tudo isso, os shoppings ainda continuarão a oferecer a maior variedade de alimentos em suas amplas praças de alimentação. Mas, mesmo contando com todas as facilidades e segurança oferecidos pelos Shoppings, o comércio de rua ainda continuará firme. Aquela conversa "Como vai o seu José", típica do comércio local, ainda terá grande importância no dia a dia do tatuapeense.

t2020111.jpg (28197 bytes)

<VOLTAR> <SEGUROS> <PATOLOGIAS> <PERICIAS> <TATUAPÉ> <TRINCAS> <TELHADOS> <HABITÁVEL> <UMIDADE> <DORMIR> <PAVILHÃO> <ARICANDUVA>

Tatuape\2020\t202011.htm em 24/09/2000, atualizado em 10/05/2005.