fsp9.jpg (3099 bytes)

A busca do equilíbrio e da harmoniaby Watanabe

Atendendo à grande procura, o professor Watanabe apresenta o desenho de alguns ideogramas mais procurados pelos internautas.

NOTA: A equipe do professor é especializada e dedicada ao FENG SHUI, de modo que não poderá atender os pedidos dos internautas que procuram certos ideogramas e a tradução de nomes de pessoas, havendo um site específico para isso onde as solicitações devem ser pagas, pois implicam em buscas e pesquisas.

AMOR FELICIDADE    
PAZ NOTÍCIA PROJETO  
PROSPERIDADE   SORTE VENCER
LIBERDADE
(ser livre)
LIBERDADE
(o povo é livre)
LIBERTAR
(indenpendência)
LIBERTAR
(ficar livre)
LIBERTAR
(tornar-se livre)
LIBERTADOR
(o que liberta)
   
SUCESSO RESULTADO REALIZAÇÃO FORÇA
FABRICAR      
GOSTAR
(desejar)
GOSTAR
(simpatizar)
GOSTAR
(afeiçoar)
GOSTAR
(paladar)
SABOR
(paladar)
SATISFAÇÃO
(alegria de gostar)
APRENDER (experimentar)  

Atenção! Este site encontra-se em desenvolvimento. É por isso que alguns símbolos estão, ainda, sem link, mas serão introduzidos na medida do possível.

EU VOCÊ MÃE PAI
FILHO FILHA GOSTAR RESPEITAR
HONRAR PESSOA HOMEM MULHER

 

SAUDADE TERRA NATAL NOTÍCIAS LAR
ALMA VIDA DESTINO

A escrita ideográfica foi inventada na China há mais de 5.000 anos e representa coisas, animais e pensamentos. Eram, no princípio, desenhos que representavam o próprio objeto. Ao longo de todos esses anos, os desenhos foram sendo aperfeiçoados e simplificados ficando mais parecidos com letras cursivas. Para o uso do dia a dia, basta conhecer uns 400 ideogramas, porém, para usos mais elaborados, fazer relatórios, escrever livros, etc. há necessidade de se conhecer uns 2.000. O conjunto total de simbolos ideográficos compreende cerca de 16.000 símbolos.

Não há, até hoje, alfabeto na China. Para nós ocidentais, a liguagem escrita e a linguagem falada são absolutamente a mesma coisa, havendo uma relação biunívoca entre elas, isto é, o que se fala é o que se escreve e o que se escreve é o que se fala.

A escrita ideográfica é exclusivamente uma linguagem escrita, não tendo nenhuma relação com a linguagem falada.  Os países do sudeste asiático possuem a mesma escrita. Então, todos (chineses, japoneses, coreanos, etc.) entendem da mesma forma o que está escrito, entretanto, cada país pronuncia o ideograma de uma forma própria e não é possível um chinês entender o que fala um japonês e vice versa. Mesmo não entendendo o que o outro fala, é perfeitamente possível um chinês e um japonês se entenderem mediante um diálogo escrito.

<VOLTAR>   < HOME FENG SHUI>  <ROTEIRO PARA INICIANTES>  <SAIBA O QUE É UMA CONSULTA FENG SHUI>  <CONHEÇA O WATANABE>

[3211] - ET6roberto/fengshui/kanji/RMWkanji.htm em 31/07/2002, atuali\zado em 16/03/2003