O Feng Shui é uma milenar arte chinesa, aprimorada ao longo de milhares de anos, que estuda o fluxo das energias em um ambiente fechado para que o ocupante desse local possa usufruir dos efeitos benéficos das energias.

Na verdade é uma ciência que leva em consideração certas energias atuantes no local. A luz do sol, por exemplo, só pode penetrar no quarto se o local tiver uma janela voltada para o lado da trajetória do sol. Janelas voltadas para a face Sul nunca recebem a luz do sol e consequentemente o quarto face sul é úmido e frio favorecendo o desenvolvimento de doenças respiratórias principalmente em crianças de pouca idade.

Outra energia importante é a do vento. Neste caso, não só a localização do quarto e o tamanho e a posição da janela como também a existência de obstáculos para o livre fluxo dos ventos como prédios altos, montanhas e árvores condicionam a direção de atuação dos ventos. Seu sono é tranquilo? durante o sono o seu organismo recebe o ar fresco (com mais oxigênio) para que o metabolismo do seu corpo transcorra naturalmente? ou você é daqueles que dorme mal, tem insônia e acorda com dores pelo corpo? Um ambiente saudável é aquele que propicia um bom arejamento trocando o ar interno viciado com o ar fresco do exterior. Se no lado de fora tiver árvores o ar, além de fresco, terá mais oxigênio.

Não podemos esquecer da água que constitui mais de 70% do nosso organismo. Bebemos água de qualidade? Temos hábitos saudáveis? Lavamos a mão antes de qualquer refeição? Na praça de alimentação do shopping ou no restaurante tem água de boa qualidade para lavarmos a mão e a boca antes e escovar os dentes depois do "fast-food"?

A ciência ocidental ainda não descobriu, mas certamente o fará, como certas energias atuam nos seres vivos. Alguns animais marinhos como a baleia, a tartaruga, o salmão e as aves migratórias viajam milhares de quilômetros e encontram, com precisão, o local de procriação. Como eles navegam? Como eles se localizam?

Com o desenvolvimento do I CHING pelos sábios chineses há mais de 5.000 anos, os construtores estudaram as influências das energias do I CHING no interior das casas e descobriram que, dependendo das condições do entorno, em certo terreno o quarto de dormir deve ficar na frente do terreno enquanto que em outro terreno, o quarto de dormir deve ser localizado nos fundos.

É que durante o longo período de sono (cerca de 1/3 de nossa vida), certas energias como a do campo magnético da terra, atuam sobre o fluxo sanguineo no cérebro oxigenando mais um lado do cérebro e menos no restante fortalecendo a predisposição para determinadas posturas. E é por isso que acordamos "bem" em certos dias ou acordamos "mal" em outros e teremos um dia tranquilo ou agitado dependendo das influências a que ficamos submetidos durante o sono.

O campo magnético terrestre atua sobre o cérebro, não só dos humanos como também dos animais e determinados animais como as baleias, as tartarugas e as aves migratórias se valem dessa influência para se direcionarem durante sua viagem migratória. Essas pesquisas que estudam as influências das energias do I CHING no interior de ambientes fechados, que são realizada até os dias de hoje, faz parte de uma outra ciência denominada Feng Shui.

Roberto Massaru Watanabe é engenheiro civil e desenvolveu estudos sobre a salubridade e habitabilidade das edificações quando trabalhou no IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. A Salubridade estuda as influências da insolação, do arejamento, da variação da temperatura e da umidade que atuam sobre nosso organismo, melhorando ou piorando a saúde. A Habitabilidade estuda as influências do ruído, do barulho, das vibrações, das trepidações, da claridade e outros fatores ambientais na qualidade de vida dentro de um recinto.  De suas pesquisas e estudos inclusive do I CHING e do FENG SHUI, Watanabe elaborou uma série de tabelas e dicas sobre locais em um ambiente fechado e os tipos de atividades que as energias potencializam.

A escrivaninha, por exemplo, depedendo do local na sala pode potencializar estudos que requerem a a memorização como história, geografia e gramática. Pode também, em outro local, favorecer estudos que requerem raciocínio lógico como a matemática, a química e o direito. O local onde a pessoa fica exerce uma influência forte no seu ânimo para determinadas atividades, podendo atuar de forma positiva ou de forma negativa.

Como toda cultura que se propaga, o Feng Shui foi sendo transportado para a Europa, depois para os Estados Unidos e mais recentemente para o Brasil e nesse processo de transporte sofreu adaptações e acomodações em função da cultura local e alguns princípios sofreram modificações, distanciando-se um pouco dos principios originais do Feng Shui.

Este site apresenta a essência do Feng Shui com explicações detalhadas sobre o Pá Quá, mais conhecido como Bá Guá, as influências Yin e Yang das energias invisíveis como o vento e o magnetismo terrestre. Apresenta também detalhes sobre a Consulta Domiciliar, quando um profissional de Feng Shui visita sua residência ou local de trabalho e indica os tipos de energia em cada ambiente e a forma que estas energias influenciam suas atividades.

Como a matéria é extensa, optou-se pela apresentação em partes. Veja, a seguir, os diversos temas:

1- O QUE É
O que é o Feng Shug, quais são as Influências estudadas e como cada uma delas afeta as nossas ações.

2- PÁ QUÁ
Aonde estão as influências em cada ambiente. Em que quadrante estão localizadas.

4- CORES
O singnificado e as influências das cores segundo do Feng Shui.

5- OBJETOS
Como os objetos podem afetar o fluxo das energias em um ambiente.

 6- CONSULTA DOMICILIAR
O que é uma Consulta Domiciliar, como é realizada e que resultados produz.

7- Consutla Domiciliar
Quanto custa, como contratar, como se preparar.

8- Análise de Projeto
Quanto custa, o que enviar, como pagar.

8- PALESTRA
Como contratar uma palestra esclarecedora sobre Feng Shui.

ET-16\www\roberto\fengshui\fengshui.htm em 29/10/2000, atualizado em 29/11/2014.
    RMW-12580-16/12/2018