A BUSCA DO EQUILIBRIO E HARMONIA . . .
O QUE É O FENG SHUI

Estudando as influências das energias do I CHING em ambientes fechados, o Feng Shui adotou as oito influências mais significativas e desenvolveu uma série de pesquisas sobre a localização dessas influências no interior de habitações e dos tipos de atividades cada uma delas consegue potencializar (melhorar) ou atenuar (diminuir).

Nesses estudos, o Feng Shui descobriu que certas energias estimulam, fortalecem, intensifica, aumentam a disposição ou a vontade para determinadas atividades. É como estar perto da fogueira em dia frio. Descobriu também que outras energias diminuem, enfraquecem, desestimulam, atenuam e amortecem a força de vontade tirando o estímulo para as atividades. É como diz o dito popular "é um banho de água fria". É como ir prá praia na expectativa de muitas paqueras mas ter que ficar trancado no apartamento por que choveu todo o fim de semana.

QUAIS SÃO ESSAS 8 INFLUÊNCIAS?

Primeira Influência: FU WEI. É a influência que potencializa a realização e a memorização. Ajuda as pessoas a atingir o seu objetivo imediato. Facilita o estudo de línguas, geografia e história. Boa para trabalhos que requerem atenção como Caixa, Revisão de Textos e preparo de alimentos.

Segunda Influência: SHENG CHI. É a influência que potencializa o raciocínio lógico. Ajuda as pessoas a desenvolverem raciocínios iterativos, isto é, que devem ser elaborados etapa por etapa com conquistas intermediárias. Facilita o estudo de matemática, química e direito.

Terceira Influência: NIEN YEN. É a influência que potencializa as relações. Ajuda a pessoa a enxergar ou visualizar a relação, a ligação, de uma coisa com outra. Facilita a compreensão da amizade, do companheirismo e é boa influência para quem procura a reconciliação pois desenvolve o carisma, isto é, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Fatores culturais como a tradição, os costumes e a religião são de fácil compreensão. Boa para trabalhos que requerem o carisma como gerenciar um grupo de pessoas.

Quarta Influência: TIEN YI. É a influência que potencializa a salubridade. Ajuda a pessoa melhorar, fortalecer a recuperar a saúde, seja saúde física ou saúde mental. Importante para recém nascidos, para pessoas idosas e também para pessoas com a resistência física debilitada por uma doença ou por uma cirurgia. Determinar a coreografia, isto é, os locais em que em doente deve ficar como tomar sol na varanda, sentar-se junto à janela nas refeições, dormir com a janela aberta são recomendações típicas dessa influência.

Quinta Influência: HO HAI. É a influencia que potencializa a dificuldade. Ajuda as pessoas a enxergarem as diciculdades. Facilita o planejamento de atividades, lógica para aplicações financeiras, programação de uma festa, preparo de uma lista de atividades, fazer um almoço de família, etc. Tem gente que se lembra de tudo e não esquece de nada.

Sexta Influência: WU KWEI. É a influência que potencializa o obstáculo. Ajuda as pessoas a perceberem a verdadeira intenção das pessoas. Permitem desconfiar de pessoas mal intensionadas. Previne o roubo, a trapaça, a conversa mole e outros aspectos negativos oriundos da inveja, ciúme, imperícia, falta de prática e outras características que possam atrapalhar o bom andamento de uma atividade. Influência muito boa para estudar a posição das pesssoas numa mesa, seja uma mesa de jantar ou mesmo uma mesa de reunião. Quem DEVE sentar ao lado de quem e quem NÃO DEVE sentar ao lado de quem.

Sética Influência: LUI SHA. É a influência que potencializa as perdas. Ajuda as pessoas a se livrarem a se desposarem e  a se desapegarem de determinadas características como a insistência indesejável, perturbações gratuitas, e também de pensamentos contraproducentes como a mania de perseguição ou a mania de procurar pêlo em ovo.

Oitava Influência: CHUEH MING. É a influência que potencializa a quebra, a ruptura. Ajuda as pessoas a superarem preconceitos, quebrar paradigmas, virar a mesa e fortalecem a coragem para enfrentar situações novas, aventuras, o desconhecido, novas amizades, entrar numa situação conhecida porém com olhos de primeira vez.

 DIFICULDADES:

Uma pessoa que está iniciando em Feng Shui terá uma certa dificuldade para compreender essas influências por que o nome dado (ou traduzido) para a nossa lingua talvez não seja a palavra mais adequada para cada uma das influências do Feng Shui.

Veja os nomes que são usados:

1- Influência Fe Wei = SUCESSO

2- Influência Sheng Chi = PROSPERIDADE

3- Infuência Nien Yen = RELACIONAMENTO

4- Influência Tien Yi = SAÚDE

5- Influência Ho Hai = DIFICULDADE

6- Influência Wu Kwei = OBSTÁCULO

7- Influência Lui Sha = ACIDENTE

8- Influência Chueh Ming = DESASTRE

No nosso site, utilizaremos essas denominações para manter a coerência com outros autores e reforçamos a necessidade um esfoço de compreensão em relação aos conceitos oriundos do Feng Shui e não levar em consideração apenas o significado corriqueiro, isto é, "acidente" não é cair e quebrar a perna, "desastre" não é a queda de um avião e "sucesso" não significa ganhar dinheiro e ficar muito famoso.

ET-16\www\roberto\fengshui\OQUEE.htm em 04/03/2014, atualizado em 05/03/2014.