A BUSCA DO EQUILIBRIO E HARMONIA . . .
O ESTUDO FEITO PELO FENG SHUI

Para estudar as influências em um ambiente fechado, o Feng Shui divide o ambiente em 8 quadrantes e dá nome a cada um deles com base nos pontos cardeais, isto é, norte, nordeste, sudeste, sul, sodoeste, oeste e noroeste.

Como a Escola da Bússola é, fundamentalmente, direcionada pela bússola que aponta sempre para o norte magnético da Terra, a associação dos quadrantes aos pontos cardeais facilita a identificação dos quadrantes.

Numa visão em planta (visto de cima) uma ambiente genérico possui os seguintes 8 quadrantes com suas respectivas identificações:

Para cada influência (em cada quadrante), o Feng Shui considera que existe um cone de influência com vértice no centro do quarto e projetando-se para as paredes. Uma pessoa que esteja estudando em um determinado lado do quarto estará recebendo os efeitos potencializadores da influência reinante naquele quadrante:

Desse modo, se naquele quadrante a influência for de SUCESSO, então aquele local é indicado para o estudo de línguas, história, geografia e outras matérias que requerem memorização. Caso você tenha esquecido o que significa Influência de Sucesso, clique aqui.

A identificação do tipo de influência de cada quadrante de um compartimento fechado vai depender de uma análise que considera diversos fatores que facilitam ou dificultam o fluxo natural das energias que fluem pelo local como o calor do raios solares, a direção predominante dos ventos, a localização e dimensões de aberturas para voltadas para o exterior da edificação como uma janela, a localização e dimensões de outras aberturas como as portas, intensidade das energias sonoras que adentram o local, a existência ou não de cortinas, o grau de transparência do tecido da cortina, a existência de grades de ferro e telhados metálicos que alteram a direção do fluxo do campo magnético da Terra e muitos outros fatores como o cheiro e as trepidações produzidas por veículos na rua.

Esta análise deve ser feita, evidentemente, por um profissional especializado e experiente. Quanto maior a experiência desse analista mais precisas serão as recomendações traçadas por ele.

O desenho no topo da página que representa as 8 áreas de influência é denominado Pá Quá, que traduzido significa Oito Lados.

"Oito Lados" se escreve, na escrita tradicional chinesa, com os seguintes ideogramas:

 

NOTA: Na escrita chamada Pinlin que "procura" representar a pronúncia daqueles caracteres ideográficos, se escreve BA GUA, mas se pronuncia pá kuá. O Mandarim que é a lingua oficial falada na China também tem alguns diferenciais como na língua inglesa onde se escreve BOOK (seria bóóqui) mas se pronuncia BUK.

Existem ao todo 8 pá kuás e em cada ambiente é escolhido um deles em função das características anteriormente mencionadas.

Os 8 pá kuás, denominados KAN, KUN, CHEN, SUN, CHIEN, TUI, KEN e LI com as respectivas influências localizadas nos quadrantes são apresentados no quadro seguinte:

  NORTE NORDESTE LESTE SUDESTE SUL SUDOESTE OESTE NOROESTE
KAN SUCESSO OBSTÁCULO SAUDE PROSPERIDADE RELACIONAMENTO DESASTRE DIFICULDADE ACIDENTE
KUN DESASTRE PROSPERIDADE DIFICULDADE OBSTÁCULO ACIDENTE SUCESSO SAÚDE RELACIONAMENTO
CHEN SAÚDE ACIDENTE SUCESSO RELACIONAMENTO PROSPERIDADE DIFICULDADE DESASTRE OBSTÁCULO
SUN PROSPERIDADE DESASTRE RELACIONAMENTO SUCESSO SAÚDE OBSTÁCULO ACIDENTE DIFICULDADE
CHIEN ACIDENTE SAÚDE OBSTÁCULO DIFICULDADE DESASTRE RELACIONAMENTO PROSPERIDADE SUCESSO
TUI DIFICULDADE RELACIONAMENTO DESASTRE ACIDENTE OBSTÁCULO SAÚDE SUCESSO PROSPERIDADE
KEN OBSTÁCULO SUCESSO ACIDENTE DESASTRE DIFICULDADE PROSPERIDADE RELACIONAMENTO SAÚDE
LI RELACIONAMENTO DIFICULDADE PROSPERIDADE SAÚDE SUCESSO ACIDENTE OBSTÁCULO DESASTRE

 

ET-16\www\roberto\fengshui\mascara.htm em 04/03/2014, atualizado em 05/03/2014.