logo.JPG (38507 bytes)  

 

Em média 100 pessoas morrem por ano no Brasil atingidas por raios, fora aquelas que não morrem mas ficam com seqüelas como perda de audição, perda de memória e outras irreversíveis. Para que você não venha a ser uma das 100 que morrerão nos próximos 365 dias, aqui vai algumas dicas práticas.

DICAS PARA EVITAR QUE UM RAIO CAIA NA SUA CABEÇA:

  1. Não ande na rua quando o céu tiver nuvem carregada. Nuvem carregada é aquela nuvem escura que vem um pouco antes de uma tempestade. Mesmo antes de começar a chover, procure se abrigar numa loja, num bar.

  2. Não precisa estar chovendo para cair raio. Basta a presença de nuvens escuras.

  3. Nem sempre o raio cai na forma de descarga com brilho intenso e muito barulho. Muitas vezes o raio é invisível e não faz barulho. Mas mesmo assim mata.

  4. Se tiver que andar, não corra. Só fato de você estar andando em local exposto já o torna vulnerável aos raios, pois a cada passo, seus pés estarão colhendo a eletricidade estática que está no chão. Agora, se você correr, estará aumentando até 10 vezes o risco de ser atingido pelo raio.

  5. Entre a calçada que tem postes de eletricidade e a outra que não tem, prefira andar pela calçada que não tem. A rede elétrica atrai os raios e andando pela calçada que tem postes você estará mais sujeito a receber um raio.

  6. Prefira andar junto aos prédios, é mais seguro. Os prédios, em geral, possuem pára-raios que protegem as pessoas que estão próximas.

  7. Se a cerca da casa é feita de arame, não ande muito próxima da cerca. Sendo metálica, a cerca atrai os raios.

  8. Se você estiver num local plano e aberto como num campo, numa praia, numa plantação de soja saia imediatamente, mas não corra nem faça muitos movimentos como agitar os braços. Se o abrigo ficar muito longe, não corra o risco de ser atingido por um raio no caminho, então, deite-se no chão e fique deitado bem quieto.

  9. Nunca se abrigue debaixo de uma árvore. Raios adoram cair um árvores. Quanto mais verde e mais frondosa, maior a preferência do raio em cair sobre ela.

  10. Não ande de moto. Embora tenha pneus de borracha e isso dê a impressão de isolamento elétrico, isso não é garantia de que o raio não vá cair e se correr vai aumentar ainda mais a chance de um raio cair sobre a moto.

  11. Nunca se abrigue na lateral ou em baixo de veículos como debaixo da carroceria de um caminhão. O veículo, sendo metálico, atrai muito os raios e quem estiver do lado ou em baixo vai ser o primeiro a ser atingido.

  12. Boa proteção é ficar dentro do carro e com as portas e janelas fechadas e sem ficar em contato com partes metálicas. Por exemplo, se você ficar segurando a maçaneta pode receber uma descarga pela maçaneta.

  13. Boa proteção é ficar dentro de casa e com a porta e janelas fechadas. Não fique perto de janelas e portas. Se a rua for tomada por uma enxurrada e começar a arrastar os carros, não fique de "curioso" na janela. A janela sendo metálica pode atrair o raio.

  14. Quando ficar dentro de casa não fique com as mãos em contato com partes metálicas como porta de ferro, janelas e vitrô de ferro, torneiras de pia, torneiras de lavatório, registro de chuveiro ou válvulas de descarga. Se você usar o vaso sanitário durante uma tempestade com raios, não dê descarga pois pode justamente nesse instante pode cair um raio na rede hidráulica e você vai receber essa descarga quando apertar a válvula de descarga.

  15. Se durante uma tempestade com raios alguém da casa chegar de carro, não saia correndo para abrir o portão para ela. Você vai estar correndo 2 riscos: 1º) você ao sair para a chuva vai se expor aos raios; 2º) você ao tocar com as mãos no portão de ferro vai se sujeitar a receber a descarga do portão. O melhor é você ficar dentro da casa e a pessoa ficar esperando dentro do carro e parado na rua e só deixar o veículo depois que parar de trojevar.

  16. Desligar (tirar o fio da tomada) a TV, computador, vídeo-game, forno de microondas, máquina de lavar roupa e outros aparelhos eletrico. O raio vem caminhando pela rede elétrica e pode “queimar” o aparelho, mesmo que o aparelho esteja desligado.

  17. Se estiver em contato, isto é, com as mãos em um eletrodoméstico, você deve abandonar imediatamente a tarefa. Vamos supor que você esteja batendo um bolo na batedeira elétrica e nesse instante começar a trovejar – então desligue tudo e volte a fazer o bolo somente quando parar de trovejar. Essa recomendação só vale para aparelhos ligados diretamente na rede elétrica. Um telefone celular não corre esse risco, a não ser que ele esteja ligado ao recarregador ligado na rede elétrica.

  18. Não há nenhum risco de ficar falando no telefone celular, desde que não esteja ligado ao recarregador ligado na rede elétrica.

  19. Se estiver tomando banho, saia imediatamente do banho pois o raio pode cair na rede hidráulica e você vai receber a descarga através da água do chuveiro. Ao sair do banho, não feche o registro, isto é, não ponha a mão no registro pois você pode receber a descarga através do registro.

  20. Lembre-se que a caixa d´água é sempre colocada no ponto mais alto da casa ou do prédio e é a primeira a receber os raios. Portanto, toda a rede hidráulica da casa estará sub risco de receber a descarga. Não toque, isto é, não ponha a mão em torneiras, registro e válvulas da rede de água da casa.

Recomendamos imprimir e distribuir esta relação para seus amigos.

EXPLICAÇÕES:

1 -Quando uma nuvem escura abaixa, ela induz eletriciadade estática entre a nuvem e a terra. Surgem, então, cargas negativas na parte de baixo das nuvens e cargas positivas na superfície externa de tudo quanto é coisa que está sobre a superfície da terra.

raios01.JPG (32923 bytes)

2- Veja bem que é Eletricidade Estática, isto é, ela fica parada e não sai do lugar. As nuvens ficam, geralmente a grandes altitudes como 5.000, 10.000 metros. Um pouco antes da chuva, a nuvem que vai virar chuva abaixa a níveis de 1.000 metros ou menos. As numens de tempestade chegam a alturas bem pequenas, coisa do tipo 500 metros ou menos.

3 - Quando uma pessoa anda de um local para outro, ela vai colhendo as cargas estáticas que estão espalhadas pelo chão. Todas essas cargas colhidas do chão irão se acumulando na pessoa. Isso faz com que a pessoa fique eletricamente mais carregada que as outras coisas que estão por perto.

raios02.JPG (34013 bytes)

4 - Se você correr, vai ficar mais carregado mais depressa. Então, entre as diversas opões de lugares que o raio tem para cair, vai preferir cair em você pois você está mais carregado que as outras coisas. É por isso, que numa partida de futebol debaixo de chuva, o raio cai nos jogadores e não na arquibancada, embora a arguibancada esteja mais alta, ou seja, mais perto das nuvens. O pior é que dentre os 22 jogadores mais juiz e bandeirinhas, o raio vai cair em cima do jogador mais ativo, isto é, aquele que estiver correndo mais, pois quanto mais corre mais eletricidade estática ele recolhe do chão.

raios03.JPG (35412 bytes)

Sei que tem gente que vai reclamar que nem sempre a carga positiva fica no lado da terra. Sei também de pessoas que vão dizer que nem todos os raios é entre a nuvem e a terra podendo acontecer raios entre uma nuvem e outra, mas isso não vem ao caso pois este site tem a preocupação de passar dicas para você não ser eletrocutado pelo raio.

Veja as proteções que um prédio pode ter para proteger não só o prédio como também, e principalmente, as pessoas que nele habitam - .

Se você quiser se aprofundar no assunto, você pode acessar alguns dos inúmeros sites que tratam do fenômeno em:

Pesquisa personalizada

Veja sites relacionados com o assunto:


Como construir um bom telhado.

logochuva.jpg (6469 bytes)
Veja as razões que fazem com que a chuva de verão seja geralmente catastrófica.


LogoMasaru.gif (1733 bytes)
Aprenda mais sobre Seguros  de Casas, Prédios e Fábricas.

A Ação do Vento nas Edificações

DEFESA CIVIL
logodcbr.JPG (2521 bytes)
Entenda o que é Defesa Civil.


Como funciona o Seguro na Construção Civil

Sistema de Alerta de Cheias

As chuvas de

janeiro de 2011

 

MANUAL DO USUÁRIO

Sua casa, apartamento ou sobrado tem esse importante manual?

 

 

RMW\Raios\raios.htm em 11/01/2009, atualizado em 18/04/2014.

    RMW-17499-22/12/2014