Este site foi desenvolvido e é mantido pelo engenheiro e professor Roberto Massaru Watanabe que trabalhou nas obras de porte da engenharia nacional e procura mostrar, principlamente a estudantes da área da construção, os aspectos importantes de dispositivos e procedimentos que possam evitar e, quando tiver que enfrentar o imprevisível, que contribuam para minimizar as consequências.

As matérias e os casos são apresentados na forma de capítulos para facilitar o acesso. Para acessar, clique diretamente na figura:

 

1- TRABALHO EM ALTURA 2- ESCADAS EM GERAL 3- ESCADA MARINHEIRO 4- CAIXA D'ÁGUA 5- COBERTURA E TELHADOS
Cuidados necessários e dispositivos de segurança. A Fórmula de Blondel e outros detalhes importantes numa escada segura. Partes e componentes, dimensões e procedimentos para uso seguro. Facilidade de acesso para limpeza semestral de caixas elevadas. Acesso para manutenção de equipamentos e limpeza de paineis solares.

6- INUNDAÇÃO PELO TELHADO 7- CHOVEU MUITO 8- CUIDADO COM OS RAIOS 9- BRIGADA DE EMERGÊNCIA 10- DEFESA CIVIL
Calhas e condutores devem ser calculados por engenheiros para evitar transbordamentos e perdas de móveis. Esqueça conceitos ultrapassados como o Ciclo Hidológico que aprendíamos antigamente. Conheça a Célula de Hadley, El Niño e outros. Nas obras não é comum a preocupação com a queda de raios. Porisso mesmo são muitos os acidentes.  Sua obra tem Brigada? Caso ocorra uma emergência, os operários saem correndo feito barata tonta?  Você conhece a Defesa Civil? Sabe acionar? Sabe como funciona e o que ela pode fazer na sua obra?

11- TRABALHO EM TERRA 12- REATERRO DE VALAS 13- CUIDADO COM A VENTANIA 14- SEGURO DE OBRAS 15- SEGURANÇA DO VISTORIADOR 
Muitas mortes ocorrem em valas e corte de taludes. Conheça os fenômenos geológicos dentro de maciços de terra. Evite o excesso de confiança no trabalho em valas. Escoramentos e outros dispositivos são de uso obrigatórios. Tábuas saem voando, carregadas pelo vento, e causam danos nos vizinhos e carros que trafegam na rua. Sua obra está segurada? Está com a apólice de serugo? Você conhece o seguro denominado RISCOS DE ENGENHARIA? Ao fazer a vistoria numa obra, você está seguro? Evite acidentes até muito comuns nas inspeções de obras.


 


 

 

NOTA IMPORTANTE: As colocações acima são meramente ilustrativas e só tem valor didático. O site não se presta ao esclarecimento dos fatos reais ocorridos. Pelo aspecto pedagógico envolvido, as matérias e figuras podem ser livremente copiadas, impressas e distribuídas - Só não pode ser pirateada, isto é, copiar e distribuir como se fossem de sua autoria.

O site é mantido por Roberto Massaru Watanabe, engenheiro civil, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, turma de 1972, trabalhou no IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo onde desenvolveu pesquisas sobre segurança e salubridade, trabalhou também no projeto da Rodovia dos Imigrantes, do Rodo-Anel de São Paulo e obras como a Hidrelétrica de Ilha Solteira e Itaipú e se dedica à realização de Perícias de Engenharia em casas, sobrados, prédios e obras públicas. Mais detalhes sobre a experiência profissional do engenheiro e professor Watanabe em .




RMW\ObraSegura\mascara.htm em 23/12/2020, atualizado em 02/01/2021.

    RMW-1940-19/01/2021