C

aso N0 22 Penetração de água pela Junta de Dilatação.

1- JUNTA DE DILATAÇÃO TÉRMICA:

Juntas de dilatação térmica são frestas deixadas entre certos componentes da edificação para permitir o livre movimento de dilatação e retração, provocado pela variação da temperatura do meio ambiente.

Há dias que está mais quente, os componentes esquentam e aumentam de dimensões - é a dilatação térmica.

Há dias que está mais frio, os componentes esfriam e diminuem de dimenções - é a retração térmica.

Há locais em que o sol bate diretamente, esquentando a peça. Esquentando ocorre a dilatação.

Prédios largos, paredes longas e muros compridos necessitam ter diversas juntas de dilatação térmica.

A distância entre uma junta e outra depende da latitude do local. Regiões próximas ao equador terrestre apresentam temperaturas maiores.

Paredes e muros em que o sol bate "de frente" recebem mais energia e esquentam mais.

Lajes também dilatam com o calor do sol. Veja um caso típico clicando aqui.

Veja um outro caso de laje clicando aqui.

GEOMETRIA DO ANDAR:

Prédios muito compridos, isto é, que tem em planta uma das dimensões significativamente maior que a outra

Prédios com muitos recortes em planta. formando uma laje de cobertura de formato bastante irregular devem ter as suas juntas de dilatação bem projetadas e estrategicamente localizadas.

Os cursos de engenharia, arquitetura e de construção civil não detalham essa questão com a profundidade necessária. Embora estejamos em Zona Tropical e Equatorial, os cursos ainda tratam o assunto como se estivéssemos em Zonas Temperadas onde a radiação solar é mais amena. Veja um Mapa Mundi clicando aqui.

2- O PROBLEMA:

A falha, a ausência de uma vedação adequada trará resultados como a penetração direta da água da chuva e também da água de lavagem do piso pela junta de dilação indo causar manchas no teto da garagem.

 

3- SOLUÇÃO DEFINITIVA:

O correto seria a instalação do Fugenband, isto é, uma fita Mata-Junta que é embutida no concreto da laje:

Esta fita é inserida no seio do concreto durante a fase de concretagem da laje ou viga.

4- SOLUÇÃO PALIATIVA COM BORRACHA DE SILICONE:

Soluções paliativas como preencher a junta de dilatação com borracha de silicone é uma Solução Paliativa que dura apenas alguns meses. A Borracha de Silicone não consegue acompanhar a dilatação da laje. Veja um cálculo em clique aqui.

Em pouco tempo surgem folgas que é tomada pela vegetação, abrindo caminhos prefenciais para a água da chuva voltar a penetrar pela junta de dilatação.

Lembramos que muitos produtos para impermeabilização são fabricados tendo como base o betume que é um material de origem fóssil que é preferido pela vegetação que costumam enfiar suas raízes criando caminhos de percolação de água.

5- CORREÇÃO DEFINITIVA:

Nos casos de falência do elemento Mata-Junta, não adianta pensar em substituir o mata-junta por outro novo. O mata-junta é um componente que precisa ficar embutido no concreto para funcionar direito e para a instalação de um novo mata-junta no lugar do velho seria necessário quebrar uma faixa da laje o que irá expor a armadura e trazer outros problemas como a diminuição da resistência da laje.

Existem no mercado, componente denominado Perfil para Junta de Dilatação. São peças de borracha em flexível fornecidas em rolos cujo corte transversal tem uma aparência do tipo:

São fabricados em diversos modelos dependendo do local onde serão instalados como piso onde transitam pessoas, pontes, garagem de veículos, reservatório de água, etc.

Para a sua aquisição deve-se levar a Largura da Junta. O perfil é ligeiramente mais largo que a junta para que o perfil seja introduzido sob pressão.

 

Antes de introduzir o perfil na junta, deve-se examinar a superfície interna da junta. Para o perfeito funcionamento da solução é necessário que a superfície interna da junta esteja lisa, isto é, sem asperezas, rugosidades ou buracos pois a vedação será assegurada pelo perfeito contato das arestas do perfil na lateral interna da junta.

O tratamento pode ser feito com Borracha de Silicone aplicado em finas camadas. O importante é que o Perfil seja introduzido sob pressão para que suas abas laterais fiquem apertadas contra as laterais internas da junta.

Para evitar a penetração de areia e o desenvolvimento de vegetação dentro da junta (o que vai prejudicar o funcionamento do perfil) recomenda-se a instalação de uma guarnição metálica que vai encaixada no vão da junta.

6- OUTROS CASOS:

Outras alternativas devem ser pesquisas em função das particularidades do local. Se tiver dificuldades, não hesite em chamar um especialista. Peça orçamento de uma vistoria em .

NOTA IMPORTANTE: Este site é mantido por abnegado engenheiro que voluntariamente desenvolve o site na medida em que sobra um tempinho. Ele faz isso para divulgar detalhes técnicos importantes mas que não é de conhecimento de todos e que por isso mesmo causam muitas dores de cabeça. Por sua finalidade didática, o conteúdo do site pode ser livremente divulgado, copiado e impresso. Entretanto, seu conteúdo (texto, figuras e fotos) possuem proteção autoral, de modo que ao copiá-los recomenda-se mencionar a fonte.

 ET-12\www\\infiltracoes\caso22.htm em 30/11/2010, atualizado em 30/11/2010.