GALERIA

9

 

Galeria de Drenagem é um sistema voltado para a coleta e condução dos dejetos liquidos e sólidos da drenagem urbana.

O espaço urbano recebe toda sorte de materiais que são lançados nos telhados, calçados e vias. Pó, areia, terra, folha de árvore, galhos de árvore, papel de bala, embalagem de papel, casca de banana, sacos plásticos, palito de sorvete, goma de mascar, cuspe, resto de sanduiche, latas de refrigerante, garrafas vazias, xixi de cachorro, coco de passarinho, passarinho morto, pomba, lixo, chuva, etc.

Todo esse material, acumulado nas calçadas e sarjetas propicia a proliferção de ratos, baratas e outros parasitas que trazem muitas doenças.

A Prefeitura tem a obrigação de lavar as ruas semanalmente para evitar a propagação de doenças como a leptospirose, toxoplasmose, samonelose, ornitose, caddidiase, etc.

A chuva é outro elemento que faz a limpeza das ruas. Toda vez que chove forte, as águas da chuva "lavam" os espaços públicos. Por isso, calçadas, leito carroçável e todo piso piso deve ter um caimento mínimo de 3% para que a enxurrada consiga carregar, arrastar e transportar pequenos materiais sólidos.

Para permitir a lavagem das ruas, pela Prefeitura ou pela Chuva, as ruas precisam ser dotadas de componentes de drenagem como as Bocas de Lobo.

As bocas de lobo possuem aberturas que permitem a passagem de objetos como latas de refrigerante, garrafas de cerveja, e outros objetos pequenos. Uma boa Boca de Lobo possui abertura entre 8,5 centímetros e 15 centímetros.

Mais detalhes sobre as Bocas de Lobo em

Uma galeria de condução de águas pluviais requer uma manutenção intensa. Depois de uma chuva torrencial e depois da lavagem semanal das ruas. A rede de Esgoto Sanitário transporta apenas líquidos - Para garantir isso, toda ligação deve ser provida de Sifão com Reservatório, Caixa de Gordura, Caixa de Areia e Fossa Séptica. Tudo isso para assegurar que só água líquida será introduzida na rede. Já a rede coletora de águas pluviais tem a função de recolher todo o lixo miudo lançado na rua como papel de bala, lata de refrigerante, garrafas de bebidas, folhas das árvores, pequenos galhos de árvores, além de muita terra e muita areia depositada nas ruas trazidas pelo vento e pela enxurrada que vem de terrenos baldios e de ruas sem pavimentação.

Como a manutenção é frequente, a entrada de pessoas e equipamentos de manutenção e a remoção do entulho não deve perturbar o tráfego de pessoas e de veículos, tendo, para isso, uma entrada independente onde entram não só pessoas como também veículos.

Porisso, toda a manutenção (limpeza e remoção) é feita por baixo, as galerias possuem calçadas e locais apropriados para o tráfego de operários e equipamentos. 

Veja fotos de algumas Galeria de Drenagem pelo mundo:

Na Austrália:
Em Boston:
No Colorado:

Nas grandes cidades como Nova York, Londres, Paris, Tókio, as Galerias de Drenagem adquirem proporções gigantescas e chegam a constituir enormes redes interligadas que não só removem todo o lixo pequeno jogado nas ruas como também coletam toda a chuva (mesmo que muito intensas) evitando a formação de enxurradas ou mesmo enchentes nas ruas. Veja algumas fotos:

A preocupação com a Drenagem Urbana é antiga e encontramos Galerias na Roma Antiga:

e até em civilizações extintas como os Incas em Machu Pichu:

só não encontramos Drenagem nas civilizações modernas:

É preciso estar prevenido contra pessoas mal intencionadas que chama de "galeria" simples tubos enterrados no chão. O nome "galeria" é por que ela deve permitir a entrada e o trabalho de operários para a remoção dos resíduos sólidos transportados pela enxurrada.

RMW\drenagem\galeria.htm em 18/12/2009, atualizado em 06/01/2013.