O tráfego de veículos pelas vias:
GUARD RAIL

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O Guard Rail é um a cerca de segurança que guarda a trilha, o trilho, o caminho por onde trafegam veículos em alta velocidade. Ele impede que animais soltos invadam o caminho colocando em risco a vida das pessoas que transitam pela via em alta velocidade.

Quanto maior o animal solto maior será o risco para trânsito.

E o risco será maior à noite. 

As cercas comuns de arame farpado ou arame eletrificado não são confiáveis . . .

Então existe a Cerca de Segurança, mais conhecida como Guard Rail que faz uma proteção eficiente impedindo que o animal invada a via.

Mas, às vezes, a grama do outro lado da estrada é mais verde, mais apetitosa. Então o animal vai querer passar para o lado de lá.

A maior parte dos animais não consegue tranpor a cerca de segurança. Entretanto, há um grupo de consegue pular a cerca com certa facilidade. Então, além de instalar a cerca de segurança é bom instalar também uma alerta para os motoristas para avisar que naquele trecho da estrada existe animais saltitantes que podem saltar por cima da cerca.

A placa com o desenho de um animal saltitante está indicando que embora o trecho seja protegido com cerca de segurança, existe a possibilidade de algum animal saltar por cima da cerca. Eu, particularmente, acho que seria mais seguro instalar uma cerca mais alta.

Nos países em que há respeito pela fauna, os homens constroem passarelas (aéreas) ou passagens (subterrâneas) para evitar o conflito.


Pode ser um simples tubo enterrado no leito da rodovia, pode ser um bueiro construído ou pode ser uma passarela simples, mas também pode ser um enorme viaduto construído sobre a rodovia.

Em muitos locais pelo mundo ocorrem migrações anuais de animais que viajam, muitas vezes, dezenas de quilometros até o local de procriação como acontece na Austrália com os caranguejos vermelhos.

Em países do terceiro mundo é comum encontrarmos animais silvestres atropelados e abandonados na beira do caminho.

A cerca de segurança oferece uma boa segurança impedindo que os animais de porte invadam a pista mas devemos tomar o cuidado de não criar um risco para os motoristas. A cerca, sendo feita de lâminas de aço, podem cortar como uma faca, penetrar no interior do veículo e causar muitos danos, além de vítimas fatais. Veja alguns casos tristes onde a cerca metálica, em vez de proteger o motorista serviu de arma que causou vítimas fatais.

Nos locais críticos como curvas fechadas, aclives e declives acentuados e ainda povoado de animais silvestres, em vez de cercar a via com Guard Rail é melhor fazer a cerca com Defensas que além de impedir a invasão dos animais protege o veículo que em caso de ficar desgovernado por aquaplanagens (comuns nos dias de chuva) ou estouro de pneu, inclusive em trechos retos da rodovia.

Veja as marcas deixadas pelo pneu dos carros e caminhões que embora desgovernados numa curva crítica foram impedidos de cairem no precipício graças à existência da defensa.

Ao contrário da cerca de segurança, a Defensa não danifica o veículo desgovernado, ajuda ele a retornar à via pois tem uma resistência para segurar o impacto de até 20.000 kgf (por norma) necessário para "segurar" o baque. É claro que nos trechos críticos com combinação de curva com declive a engenharia pode dimensionar a Defensa para suportar impactos maiores.

Veja mais detalhes sobre o funcionametno das Defensas em .

 

 

NOTA: Este site é mantido pela equipe do engenheiro Roberto Massaru Watanabe e se destina principalmente para estudantes. Pelo caráter pedagógico do site, seu conteúdo pode ser livremente copiado, impresso e distribuido. Só não pode piratear, isto é, copiar e depois divulgar como se fosse de sua autoria.


ET-10\RMW\GuardRail.htm em 05/07/2015, atualizado em 09/09/2018 .