As tendências no setor de Serviços

O setor de serviços é o que vem apresentando as maiores taxas de crescimento.

A Praça Silvio Romero já possui uma quantidade expressiva de agências bancárias. Além dos bancos, outros tipos empresas do ramo financeiro como as companhias de seguros, as financeiras e de câmbio também estão procurando instalar a sua filial no Tatuapé. Com essa tendência de alta concentração de empresas desse ramo, a praça Silvio Romero esgotará, em pouco tempo, a sua capacidade de conter pessoas.

Para solucionar tais problemas, os veículos serão afastados da praça e das cercanias, que serão transformados em um enorme calçadão. Aproveitando as obras de ampliação da infra-estrutura como telefonia, gás, águas pluviais e subterraneamento da rede elétrica, talvez sejam construídas pela Prefeiruta garagens públicas subterrâneas para os veículos.

Serão instaladas novas, amplas e completas concessionárias de veículos. Embora se note hoje a ausência de concessionárias de determinadas marcas, a grande concentração comercial no Tatuapé chamará a atenção de todas sas concessionárias, inclusive da mesma marca, criando uma saudável concorrência que irá beneficiar os consumidores.

Entretanto, existe uma questão básica muito importante: As agências de automóveis terão que se adaptar à cultura tatuapeense. A exemplo das empresas "delivery" que demonstraram que o tatuapeense é preguiçoso e prefere não sair de casa, as agências concessionárias de automóveis não serão grandes na sua dimensão física porém equipadas e estruturadas para atendimento personalizado à domicílio.

Verifica-se também a tendência de se formar um grande centro de turismo com plataformas de embarque e desembarque de passageiros. Um local luxuoso e confortável onde estarão instaladas as principais agências de viagens e dotado de uma completa infraestrutura como sala de espera, restaurantes, estacionamentos e juizado de menores. Partirão dali os onibus de turismo seja de lazer como de negócios e passageiros de vôos comerciais que serão transportados por ônibus regulares até o Aeroporto de Cumbica.

A região hoje conhecida como Baixos Tatuapé, depois de amargar um longo período de abandono depois que as fábricas foram para longe, encontrará a

sua verdadeira vocação e concentrará escritórios de empresas multinacionais, sedes de indústrias localizadas na região do Vale do Paraíba e Sul de Minas, centros de comércio, hoteis de luxo e espaços para congresso e convenções.

Esses novos empreendimentos atrairão outros relacionados com eles como churrascarias, restaurantes de nível internacional, locadoras de veículos e agências de viagens.

Os despachantes crescerão em número e em qualidade. À vista da alta concentração comercial, as entidades, principalmente governamentais, tratarão de instalar filiais e postos de atendimentos na região, preferencialmente nas proximidades de uma das 2 estações do Metrô.

Novas empresas de Contabilidade serão instaladas, assim como firmas de Auditoria Contábil e Fiscal. A instalação de escritórios de multinacionais na região atrairá muitas empresas de prestação de serviço.

Os novos moradores irão demandar muitos serviços de Decoração de Interiores e de Mobiliários. Devido a isso, serão instalados muitos escritórios de Arquitetura, de Decoração, oficinas de Marcenarias e reforma de móveis e estofados.

Algumas atividades como os Postos de Serviço, Locadoras e as Padarias passarão por completa reformulação e só sobreviverão se unirem-se em torno de mini-centros  com infraestrutura compartilhada.

Acostumados ao tradicional sistema de atendimento, personalizado, onde o comerciante trata o freguês pelo nome e durante o atendimento pergunta pela saúde do seu familiar, estes setores terão que se adaptar à modernidade dos novos tempos colocando atendendes especializados que fornecerão informações técnicas e outras recomendações sobre o uso dos produtos para os consumidores.

Será uma fase de muitos conflitos. O longo período em que o bairro foi criando formas amigáveis de relacionamento entre vizinhos e comerciantes, coisa que podemos presenciar até nos dias de hoje em certos locais, o tatuapeense ainda faz questão de tratar o próximo pelo nome. Os comerciantes do bairro, envidarão todos os esforços para descobrir novas técnicas que irão conciliar a tradicional forma amigável com o esquema de alta produção, geralmente frio, que caracteriza a grande cidade. Com isso, o Tatuapé irá se destacar frente às demais regiões de São Paulo.

t202091.jpg (36784 bytes)

<VOLTAR> <SEGUROS> <PATOLOGIAS> <PERICIAS> <TATUAPÉ> <TRINCAS> <TELHADOS> <HABITÁVEL> <UMIDADE> <DORMIR> <PAVILHÃO> <ARICANDUVA>

Tatuape\2020\t20209.htm em 24/09/2000, atualizado em 10/05/2005.