Os Pólos de Atração urbana do Tatuapé.

Pólos de atração, do ponto de vista do urbanismo, são estabelecimentos, comerciais ou não, que promovem a atração de consumidores e usuários.

São formados por estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços como os supermercados, shoppings, centros de esportes ou outras atividades que promovem a afluência de um considerável número de pessoas diariamente como escolas, clubes e academias de ginástica.

É inegável a influência que o pólo exerce sobre uma determinada região. Pelo fato de proporcionar a presença de um contingente grande de pessoas, e estas pessoas necessitarem de diversos tipos de insumos, os pólos acabam facilitando a instalação de outros estabelecimentos com a finalidade principal de atender, principalmente, a demanda específica desses frequentadores.

Até há pouco tempo, só existia a praça Silvio Romero como um grande pólo de atração. Entretanto, investimentos recentes criaram diversos pólos de atração. Embora dispersos no ponto de vista geográfico, exercem um poder de atração muito grande sobre a população.

Talvez essa instalação "dispersa" seja um dos componentes que multiplicam o o próprio poder de atração. Assim, temos o comércio da Antonio de Barros, da Tuiuti com a Celso Garcia, as clínicas em torno das Bibliotecas, o Metrô Tatuapé com o seu shopping, a praça Silvio Romero, o Bom Parto, a Emília Marengo, a Pedreira de Freitas, o Metrô Carrão, a Monte Serrat e novo shopping Anália Franco.

Percorrendo as ruas dos bairros

do Tatuapé, constata-se que ocorreram, nos últimos anos, investimentos em todos os setores da atividade humana. Comércio, supermercados, escolas de línguas, academias de ginástica e educação.

Todas essas iniciativas deveriam estar ocorrendo de forma uniforme em toda a zona Leste da Capital.

No entanto, por diversos fatores, isso não vem acontecendo. E isso valoriza ainda mais a existência dos pólos de atração da região do Tatuapé.

De todos os pólos, os mais influentes são aqueles formados pelos shopping centers e supermercados. Maravilha do mercado de consumo da era moderna, o shopping e o supermercado representam segurança para a compra e lazer. Com a tendência da instalação de prestadores de serviços e até de escolas dentro de shoppings, os 4 shoppings e os supermercados pertencentes às grandes redes mundiais exercerão, certamente, uma influência marcante e decisiva no desenvolvimento da região.

Essa constatação é valorizada ainda mais quando consideramos as facilidades de acesso a estes pólos como a existência de 2 estações do metropolitano paulistano e as inúmeras vias de trânsito rápido que permitem o acesso rápido de, praticamente, todas as regiões de São Paulo ao Tatuapé.

Grandes áreas deixadas pelas grandes indústrias estão sendo rapidamente ocupadas por novas iniciativas, o que nos permite antever uma mega região de interesse compreendendo mais de 50 bairros e uma população de mais de 3 milhões de pessoas.

wpe3.gif (31979 bytes)

<VOLTAR> <SEGUROS> <PATOLOGIAS> <PERICIAS> <TATUAPÉ> <TRINCAS> <TELHADOS> <HABITÁVEL> <UMIDADE> <DORMIR> <PAVILHÃO> <ARICANDUVA>

Tatuape\2020\t20207.htm em 24/09/2000, atualizado em 10/05/2005.