O que nos reserva o Ano de 2020 ?

AS ENCHENTES:

No ano de 2020, continuaremos a sofrer as conseqüências danosas das enchentes na cidade de São Paulo e as estrelas desse triste espetáculo continuarão a ser os rios Tietê, Aricanduva, Pirajussara e muitos outros conhecidos pela população, principalmente daquelas que residem nas proximidades de suas margens.

As alternativas hoje apresentadas como sendo a solução definitiva comprovarão a sua ineficácia perante as forças da natureza e cairão no descrédito.

Os políticos costumam tratar com muita superficialidade um questão tecnicamente muito complexa como a pluviologia.

As alterações climáticas que ocorrem na região da Grande São Paulo, decorrentes, principalmente, do intenso e incessante desmatamento na Serra do Mar e também na Serra da Cantareira, influirão decisivamente no comportamento e distribuição pluviométrica, favorecendo a ocorrência de chuvas de grande intensidade e curta duração.

Soluções existem, porém a estrutura política hoje vigente bloqueia a visão de nossos dirigentes, dificultando a escolha das alternativas que funcionam.

A VIOLÊNCIA SOCIAL:

A violência social parece que, infelizmente, não melhorará significativamente. Cenas de crianças abandonadas, atividades neo-nazistas, movimentos segregacionistas como os KKK e outros, continuarão a existir, além de novos que surgirão. Faz parte da índole humana.

Compete à Sociedade adquirir e aprimorar a consciência sobre a fenomenologia desses eventos sociais e estar permanentemente organizada para um combate eficaz a todos os surgimentos.

Incapaz de cortar o mal pela raiz, a sociedade terá como única alternativa o combate à violência, assim mesmo depois que ela estiver instalada. Desse modo, teremos corporações policiais cada vez mais elitizadas e mais numerosas.

Entretanto, uma nova forma de organização da família irá adicionar novos

valores de relacionamento entre as pessoas, o que poderá abrandar, no futuro, as violências verificadas nos dias de hoje.

As escolas, na forma que conhecemos nos dias de hoje, com professores e salas de aula, deixarão de existir. Assistimos na atualidade a sociedade dobrar o volume de conhecimento a cada 3 anos. Novas formas de transmissão do conhecimento serão inventadas pela ciência e, com isso, as pessoas terão a liberdade de "adquirir" os conhecimentos nas áreas de sua livre escolha.

AS NOVAS TECNOLOGIAS:

O desenvolvimento tecnológico irá fundir a telefonia e a informática dentro de minúsculos CHIP computadorizados e esses dispositivos serão implantados dentro de nossas cabeças, interligados aos canais de comunicação dos órgãos dos sentidos. Desse modo, será possível ver realidades virtuais sem o auxílio de equipamentos, como é feito atualmente.

Esses chips serão como os telefones celulares e poderão comunicar-se diretamente com os chips implantados nas cabeças de outras pessoas. Desse modo, será possível transmitir "pensamentos" diretamente às outras pessoas.

No ano de 2020 as fontes de energia estarão cda vez mais escassas. As pesquisas de fontes alternativas serão realizadas com intensidade crítica. O conhecimento e o plasma estarão sendo usados com regularidade, havendo inúmeros aparelhos domésticos movidos com esse tipo de energia.

O Projeto Genoma pretende mapear todos os genes que compõem o DNA humano até  ano 2004. Talvez no ano 2020 não existam mais doenças. Não que inexistam mais doenças, no sentido literal da palavra, mas teremos soluções para todas as doenças humanas por meio de alterações provocadas no DNA.

Se hoje já vemos a manipulação genética de partes humanas como orelhas sobre cobaias através da mutação, no ano 2020 talvez a medicina já esteja aparelhada para induzir no organismo humano a fabricação de um novo órgão, que substituirá aquele que está defeituoso.

<VOLTAR> <SEGUROS> <PATOLOGIAS> <PERICIAS> <TATUAPÉ> <TRINCAS> <TELHADOS> <HABITÁVEL> <UMIDADE> <DORMIR> <PAVILHÃO> <ARICANDUVA>

Tatuape\2020\t202023.htm em 24/09/2000, atualizado em 10/05/2005.