As tendências no setor de Educação.

O afluxo previsto de 50.000 novos moradores para os próximos 2 anos assusta qualquer urbanista. É muita gente em muito pouco tempo. Não dá tempo de formar o "modus vivendi".

Se é verdade que a população cresce à taxa média de 2% ao ano, estes novos habitantes irão produzir cerca de 1.000 novos alunos por ano, que demandarão Berçários, Escolas Maternais, Jardins e Escolas Primárias.

Teremos que construir 30 novas salas de aula oque equivale a 3 novas escolas primárias por ano, só para atender a este novo fluxo, sem contar o crescimento natural da população que já mora na região.

Os mais de 50 estabelecimentos de ensino primário e secundário, estadual, municipal e particulares existentes na região não darão conta e com a falência do Estado espera-se a instalação de muitas novas escolas particulares.

O forte comércio que está se desenvolvendo e se formando na região oferecerá empregos firmes no setor de comércio e de prestação de serviços. Grande parte desta mão de obra será composta por trabalhadores na faixa dos 15 aos 30 anos de idade. As empresas de prestação de serviços demandarão mão de obra especializada e qualificada.

As pessoas com esta faixa de idade, tendo emprego firme, desejarão melhorar a sua escolaridade, demandando, desta maneira, cursos técnicos, cursos de atualização profissional, cursos de especialização, de línguas, cursos universitários, de extensão e de pós-graduação.

As escolas de nível técnico existentes como o SENAI e Martin Luter King não conseguirão atender à demanda.

As instituições de nível universitários como a UNICID, UNIP, DRUMMOND e a recém instalada UNICSUL ficarão com a capacidade rapidamente esgotadas e novas escolas serão instaladas.

Deveremos ter uma Faculdade de Medicina e, consequentemente, um Hospital Universitário. Com a falência do Estado, este hospital será mantido provavelmente por uma fundação ligada a alguma colônia como acontece com os Israelitas, Portugueses, Alemães, Sírio-Libaneses, Japoneses e outras colônias que mantêm hospitais de excelência, muitas vezes com pesquisas na vanguarda mundial.

Não seria de se estranhar se, ligado a este hospital universário, fossem instalados Institutos Especializados em Odontologia, Doenças Tropicais, Oftalmologia, Doenças da Mulher, Cardiologia e outras especialidades médicas.

Deveremos ter também faculdades nas áreas técnicas, e não será de se estranhar se vier a ser instalada uma Faculdade de Alta Tecnologia com cursos avançados de mecatrônica e robótica, além dos cursos tradicionais de Engenharia e Tecnologia.

O ITT, o Instituto de Tecnologia do Tatuapé, mencionado na historia de abertura do presente trabalho não é uma realizadade muito distante. Institutos de excelência nos EUA, Alemanha e Japão possuem interesses especiais em instalar núcleos avançados de pesquisa no Brasil.

Aproveitando a alta concentração de jovens e facilidades de acesso, entidades como o SENAI, SENAC e SEBRAE irão investir maciçamente na região, implantando escolas de altíssimo padrão de qualidade.

A demanda será essencialmente crescente não somente nas áreas tradicionais como medicina e engenharia mas também em todas as demais de atuação humana. As artes, as ciências humanas e as ligadas ao desenvolvimento espiritual demandarão uma quantidade muito grande de vagas para os novos alunos.

t2020121.jpg (31239 bytes)

<VOLTAR> <SEGUROS> <PATOLOGIAS> <PERICIAS> <TATUAPÉ> <TRINCAS> <TELHADOS> <HABITÁVEL> <UMIDADE> <DORMIR> <PAVILHÃO> <ARICANDUVA>

Tatuape\2020\t202012.htm em 24/09/2000, atualizado em 10/05/2005.