Curso Rápido de Subsídios Equivalentes

PARTE 7 / 8 : Como escolher o projeto

1 - Qual é a Matemática 2 - Quando Pedir 3 - O que pode ser pago 4 - Quanto Pedir 5 - Como encontrar Parceiros 6 - Como envolver o Clube 7 - Como escolher o Projeto 8 - Como preencher o Pedido

EXUSTEM MILHARES DE PROJETOS DE AJUDA 

Pense sempre na equação CAUSA-EFEITO.

Quando analisamos os fatos que ocorrem em uma comunidade, verificamos que não existe fato isolado e uns fatos estão sempre relacionados com outros. 

Uma pessoa distraída quebra copos com mais freqüência. Não adianta tentar repor os copos quebrados por este distraído pois teremos que fazer isso eternamente. A opão inteligente é tentar melhorar a distração da pessoa ou então, mesmo distraída, os copos que caem não quebrem mais.

Se uma entidade comunitária tem carências, pense bem sobre a existência dessa entidade. Quem deveria ajudar? Quem poderia ajudar? Quem gostaria de ajudar?

As Igrejas fazem, há milhares de anos, projetos de solidariedade. Em vez de ajudar diretamente a entidade, não seria mais produtivo ajudar a igreja? E se, em vez da igreja, quem tivesse condições de ajudar fosse a Associação Comercial da cidade?

Lembre-se sempre que o Manual de Procedimento, na seção Serviços à Comunidade recomenda que "Ao notar determinada carência pela qual a comunidade deva responsabilizar-se, o clube não deve tentar remediar a situação sozinho, procurando, em vez disso, despertar a atenção dos demais residentes para o problema. Embora o Rotary possa iniciar ou dirigir os trabalhos, deve também requisitar a colaboração de todas as outras organizações relevantes e dar-lhes todo o crédito merecido, mesmo que isso iminimize o crédio a que o próprio clube tenha direito".

É duro! Muitos não concordam com isso, mas é verdade.

EXISTEM MILHARES DE FORMAS DE SE DESCREVER UM PROJETO

O que o asilo está precisando é de um fogão novo. 

Então você pensaria em descrever o Projeto com a seguinte descrição: "Projeto para dotar o Asilo Bom Jesus com um novo fogão industrial".

Um outro companheiro, talvez um engenheiro industrial, fizesse uma descrição mais técnica: "Projeto para atualização tecnológica da Divisão Alimentícia do Asilo Bom Jesus".

Veja companheiros, são descrições simplórias e levam a crer que basta ter o dinheiro na mão que qualquer um pode realizar o projeto. É uma descrição pobre. Muito pobre.

Veja uma descrição mais "humana": "Projeto para a melhoria da qualidade alimentar no Asilo Bom Jesus". Esta descrição não fala do "fogão" que é um mero objeto e foca os internos do asilo afirmando que vai haver uma melhora alimentar. Mais à frente vai dizer que o asilo tem 50 internos e vai ficar claro para a Fundação Rotária que o projeto procura melhorar a qualidade de vida de 50 pessoas (diretamente).

Você pode enriquecer o Projeto colocando um item do tipo "Curso de Mastigação para Idosos" que seria ministrado por uma equipe de Dentistas, Protéticos e Nutricionistas.

Pode também pensar num curso de "Culinária para Idosos" com dicas sobre tipos de pratos que o idoso ou pessoas com dificuldades de locomoção ou de manipulação de talheres ou de mastigação.

São grandes as possibilidades. Procure fazer uma descrição criativa para sensibilizar o pessoal da Fundação Rotária. Seja direto, objetivo, claro e mesmo que em poucas palavras procure passar que a quantidade de beneficiários é muito grande e também que na realização estarão envolvidos muitos rotarianos, o Rotaract, o Interact, a Casa da Amizade, etc. etc. e etc.

1 - Qual é a Matemática 2 - Quando Pedir 3 - O que pode ser pago 4 - Quanto Pedir 5 - Como encontrar Parceiros 6 - Como envolver o Clube 7 - Como escolher o Projeto 8 - Como preencher o Pedido
Esta é uma página elaborada por Roberto Massaru Watanabe, ex-membro do RCSP-Tatuapé, Distrito 4430, e procura, de forma bem simples e didática, mostrar os principais aspectos do Programa de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária. Serve como visão geral para companheiros novos que pretendem se aprofundar no tema e começar a produzir ajuda humanitária para o território onde seu Rotary atua.

Como material de trabalho, o interessado deve fazer o download da apostila Guia se Subsídios Equivalentes, publicação Nº 144-PO do Rotary International, através do site www.rotary.org/RIdocuments/pt_pdf/144po. Pdf Deve também fazer o download e imprimir várias cópias do formulário do Pedido para usarmos como rascunho nos exercícios do curso. Fazer o download do formulário no site www.rotary.org/RIdocuments/pt_doc/141pt.dot
Pode ser livremente copiado, distribuído e impresso e sugerimos montar um curso parecido no âmbito do clube. Também sugerimos que todo rotariano novo passe, quase que obrigatoriamente, por este curso.

Todo o conteúdo é passível de críticas, construtivas ou destrutivas, e peço que o façam diretamente no meu email roberto@ebanataw.com.br

RMW\geroi\PSE7.htm em 16/06/2010, atualizado em 15/01/2012 .