Prezados companheiros do grupo GEROI-Brasil:logoGEROIpequeno.JPG (7568 bytes)

FotoRMW.jpg (2736 bytes)

OS  PROGRAMAS   DO  ROTARY

18/03/2007

logo2006.gif (6987 bytes)

      Entendo que a AÇÃO do Rotary deve ser feita por intermédio dos Programas do Rotary.

Cada um dos milhares de ROTARYs espalhados por centenas de países do mundo, ao desejarem desenvolver uma Ação Rotária, identificam as necessidades da comunidade e encaminham a sua solução através de um dos Programas do Rotary.

Os 9 Programas do Rotary são os seguintes:

1 - INTERACT

Interact é um programa educacional voltado para adolescentes com idade entre 14 e 18 anos.

Notamos que as escolas estão perdendo o foco da realidade. Conceitos e noções importantes como família, cidadania, respeito, civismo, liderança e trabalho em equipe não fazem parte do currículo escolar.

Então, como é que podemos esperar que os adolescentes, principalmente aqueles que têm os pais ocupados, venham a exercer de forma plena a sua cidadania?

O Rotary international oferece uma oportunidade de se formar dentro do ambiente escolar grupos de adolescentes que desejem atingir as seguintes metas:

1 - reconhecer e desenvolver a liderança construtiva e desenvolver a integridade pessoal;

2 - treinar a sua consideração para com os demais e desenvolver o espírito de prestar auxílio desinteressado ao próximo;

3 - criar maior conscientização sobre a importância do lar e da família;

4 - aprender a respeitar os direitos dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada pessoa;

5 - destacar a responsabiliade individual como base do sucesso pessoal, da melhoria da comunidade e das realizações do grupo;

6 - reconhecer o mérito de todas as ocupações úteis como oportunidades de servir à sociedade através da sua profissão;

7 - encontrar oportunidades para aumentar o seu conhecimento e a sua compreensão sobre assuntos comuntários, nacionais e internacionais;

8 - criar novas linhas de ação individual e em grupo que levem à melhroria da compreensão e da boa vontade entre as nações.

O INTERACT é fundado em parceria do Rotary Local com uma Escola e obtém autorização formal do Rotary International. No que tange à sua organização e funcionamento, o INTERACT estará sujeito às normas e regulamentos etabelecidos pela Escola para as organizações estudantis e atividades extracurriculares.

O roteiro do progama INTERACT deve ser elaborado a quatro mãos, isto é, pela Escola em estreita parceria com o Rotary Local e deve levar em consideração as peculiaridades na região em que se encontra inserida a Escola.

Para o seu funcionamento, o programa INTERACT deve ser regido por um Estatuto elaborado pelo Rotary International e por um Regimento Interno.

As sessões do programa INTERACT podem ser Dinâmicas de Grupo com acompanhamento pedagógico e Depoimentos Profissionais que enfatizem aqueles aspectos elencados pelo conteúdo programático. Pode ser feito, também, trabalhos na comunidade local para colocar em prática aquilo que foi aprendido.

O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais e é possível disponibilizar, praticamente, todo e qualquer tipo de profissional bem sucedido e de grande conhecimento e experiência. Eles formarão o grupo de depoentes do programa INTERACT.

Manuais e Apostilas clique aqui.

2 - ROTARACT

Rotaract é um programa educacional voltado para jovens com idade entre 18 e 30 anos.

Notamos que as escolas em geral, tanto as profissionalizantes, as técnicas como as de graduação superior estão perdendo o foco da realidade. Conceitos e noções importantes como liderança, trabalho em equipe, motivação de grupos de trabalho, planejamento e técnicas de articulação e negociação não fazem parte do currículo escolar.

Então, como é que podemos esperar que os jovens profissionais, principalmente aqueles muito ocupados, que tiveram que trabalhar duro para pagar os seus próprios estudos, exerçam de forma plena a sua atividade profissional? Lembrem-se que a Profissão não é apenas um meio de ganhar dinheiro.

O Rotary international oferece uma oportunidade para os jovens profissionais (recém formados ou em vias de) para o estudo e a prática desses conceitos de tal forma a atingir as seguintes metas:

1 - desenvolver as qualidades individuais de liderança e aprimorar a sua perícia profissional;

2 - desenvovler no jovem as habilidades para o respeito pelo direito dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada um;

3 - aprender a reconhecer o mérito de todas as ocupaçõe úteis (e não apenas aquelas com diplomas) como oportunidades para servir e melhorar sociedade;

4 - reconhecer, praticar e promover padrões e étcia, liderança e responsabilidade profissional;

5 - estudar e compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir na comunidade e no mundo;

6 - propiciar oportunidades para atividades pessoais, individuais e em grupo, com o objetivo de servir à comunidade através da sua profissão (aprender o valor social de sua profissão) e promover a boa vontade e a compreensão mútua internacional.

O ROTARACT é fundado sob os auspício de um Rotary Local que dará toda a orientação pedagógica com o apoio de um profissional da área.

A elaboração do programa ROTARACT é feito por um Conselho de Administração formado pelos próprios membros intergrantes do programa ROTARACT em parceria com o Rotary Local que passa a ser conhecido como Rotary Patrocinador.

A elaboração do programa é espefícico para cada ROTARACT pois deve levar em consideração a variedade e os currículos escolares de cada profissional, procurando fazer uma complementação naquelas competências em que a escola foi falha ou não teve.

Para o seu funcionamento, o programa ROTARACT deve ser regido por um Estatuto elaborado pelo Rotary International e por um Regimento Interno.

As sessões do programa ROTARACT podem ser Dinâmicas de Grupo com acompanhamento pedagógico e Depoimentos Profissionais que enfatizem aqueles aspectos elencados pelo conteúdo programático. Pode ser feito, também, trabalhos na comunidade local para colocar em prática aquilo que foi aprendido.

O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais e é possível disponibilizar, praticamente, todo e qualquer tipo de profissional bem sucedido e de grande conhecimento e experiência. Eles formarão o grupo de depoentes do programa ROTARACT.

Manuais e Apostilas clique aqui.

3 - NRDC

O foco de atuação do Rotary International é a comunidade. Uma área geográfica formada por uma região, por uma cidade, uma vila ou um bairro onde vivem pessoas.

Essas pessoas possuem necessidades que a sociedade organizada (governo, empresas, entidades, profissionais liberais e pessoas) procuram suprir de forma equilibrada com a participaçao de todos de forma equânime e democrática.

Assim, temos Governos, Igrejas, Empresas Comerciais, Lojas, Escolas, Médicos, Construtores e outras pessoas (físicas e jurídicas) todos preocupados com as necessidades de cada um e emprenhados em atender, ao seu modo, todas as necessidades.

Entretanto, por fatores variados, muitas vezes uma determinada Comunidade sofre determinados atrasos. Ficam parados no tempo e seus cidadãos perdem a sua capacidade de se articular. Ficam desorganizados.

O Rotary International oferece o programa NRDC, iniciais de Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, que objetiva a formação na Comunidade, de um núcleo com pessoas bem intencionadas da própria comanidade para que, de forma organizada, possam resolver as suas próprias carências.

Nesse sentido apresenta as seguintes metas:

1 - incentivar as pessoas (moradores ou trabalhadores) da comunidade a sssumir a responsabilidade pela melhoria de sua cidade, bairro ou comunidade;

2 - reconhecer o valor e adignidade de todas as prfissões úteis e não apenas a sua;

3 - promover atividades de auto-ajuda por meio da ação pessoal, atuando de forma individual e coletiva;

4 - incentivar o desenvolviemtno do potencial humano na sua plenitude, dentro do contexto da Realidade Local, isto é, respeitando as tradições, a cultura e valores da comunidade local.

Pode ser formado, em uma comunidade, vários núcleos, cada um objetivando determinadas carências.

Cada Núcleo deve ser constituído por pelo menos 10 adultos, de caráter ilibado e com potencial de liderança. A participação no Núcleo é aberta a todas as pessoas que residam, trabalhem ou estudem no bairro ou na comunidade.

O NRDC é fundado sob os auspício de um Rotary Local que dará toda a orientação para a estruturação e organização do Núcleo.

A elaboração do programa NRDC é feito por um Conselho de Administração formado pelos próprios membros intergrantes do programa ROTARACT em parceria com o Rotary Local que passa a ser conhecido como Rotary Patrocinador.

A elaboração do programa é espefícico para cada NRDC pois deve levar em consideração as peculiaridades de cada carência existente na Comunidade.

Para o seu funcionamento, o programa NRDC deve ser regido por um Estatuto elaborado pelo Rotary International e por um Regimento Interno.

As sessões do programa NRDC podem ser Aulas de Formação, Palestras com Depoimentos Profissionais e Reuniões-Trabalho.

O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais e é possível disponibilizar, praticamente, todo e qualquer tipo de profissional bem sucedido e de grande conhecimento e experiência. Eles formarão o grupo de depoentes do programa NRDC.

Veja mais detalhes sobre o Programa NRDC clicando aqui. Manuais e Apostilas clique aqui.

4 - GRUPOS DE COMPANHEIRISMO DO ROTARY

É um programa voltado para rotarianos.

Objetiva a formação de grupos de pessoas que compartinham interesses comuns. A formação do grupo pode estar relacionado com a profissão. Então teremos Grupos de Dentistas, Grupos de Engenheiros, Grupos de Advogados, etc. Pode estar relacionado com  outros temas. Assim teremos Grupos do Meio Ambiente, Grupos de Reciclagem do Lixo, Grupos e Alfabetização, etc.

Nos grupos de companheirismo deve reinar o espírito de amizade e boa vontade entre os rotarianos.

Os GCR podem ser fudados independentemente dos Rotarys, alías é recomendado que sejam formados por rotarianos de diversos Rotarys, principalmente Rotarys de outros países.

Para o seu funcionamento, o Governador do Distrito deve encaminhar o pedido de formação do grupo para o Rotary International.

Manuais e Apostilas clique aqui.

5 - INTERCÂMBIO ROTÁRIO DA AMIZADE

É um programa voltado para rotarianos e suas famílias.

Pelo programa, uma família viaja para outro país e se hospedam com rotarianos da cidade visitada. A hospedagem pode ocorrer na casa do rotariano visitado, assim como em hotel da cidade. De qualquer forma, a família anfitriã será a responsável pelo roteiro da estada. O propósito do Programa é incrementar a boa vontade, a paz e a compreensão internacional.

Pode ser organizado um Programa maior.

Uma Equipe formada por 4 a 6 casais visitam várias comunidades no distrito anfitrião durante um período máximo de um mês.

Manuais e Apostilas clique aqui.

Veja um caso de Companheirismo em Taiobeiras-MG clique aqui.

6 - VOLUNTÁRIOS DO ROTARY

Perdidos nos confins do mundo, existem Comunidades que precisam do trabalho de determinado Profissional.

Um rotariano que dispõe de tempo e vontade, pode se cadastrar no Banco de Dados de Voluntários. A Comunidade, com o auxílio do Rotary Local, pode, consultando esse banco de dados, encontrar esse profissional que poderá desenvolver um trabalho importante e significativo por um período de 4 a 6 semanas.

O trabalho é voluntário, isto é, não é remunerado. O voluntário ficará hospedado em casa de rotariano ou família indicada por um Rotary.

O Programa não prevê o financiamento das despesas. Alguns voluntários são patrocinados por seus respectivos clubes, distritos, organizações locais, igrejas e associações. Companhias aéres, empresas e agências governamentais também podem contribuir com o transporte dos voluntários.

Existe a possibilidade de ajuda através do Programa Subsídios para Voluntários do Rotary, programa da Fundação Rotária.

Conheça mais detalhes do Programa VOLUNTÁRIOS DO ROTARY clicando aqui. Manuais e Apostilas clique aqui.

7 - RYLA

Lirerança é um tema pouco trabalhado principalmente naqueles que mais precisam que são os estudantes em fase de desenvolvimento de formação do seu caráter.

Adolescentes estão totalmente privados de práticas de liderança pois os currículos escolares não contemplam a Liderança.

Quando muito formam "bandos" com finalidades específicas e muitas vezes espúrias. A Liderança Positiva, aquela que desenvolve o caráter dos adolescentes, raramente é praticada.

O programa RYLA é uma ação coordenada com a Escola onde a Coordenação Pedagógica propõe, através do corpo docente, um debate sobre o que é e quais são as formas de se praticar a Liderança.

Na falta de visão, os jovens tendem a entender que a única forma de liderança é a hierárquica, isto é, aquela que vem de cima para baixo. Praticando essa forma de liderança numa idade delicada em que ocorre a formação do seu caráter, tendem a consolidar essa verdade e, mais tarde, terão inúmeras dificuldades de se integrar no ambiente de trabalho onde a Gerência é feita empregando técnicas de liderança diversas.

Práticas de liderança são propostas pelo corpo docente, cada um dentro da sua disciplina. Pode acontecer um Olimpíada de Matemática, um Campeonato de Xadrez, um Torneio de Futebol, etc. Os próprios alunos definem (por tentativas) a estrutura do evento, envolvendo atividades como estrutura, organização, patrocínio, infraestrutura, alimentação, microfone, etc.

No acompanhamento das atividades o corpo docente identifica alunos com potencial oculto para a Liderança. Esses são indicados para o Rotary.

Ao final do Ano Letivo, o Rotary ou o Distrito de Rotary, organiza o RYLA que é um seminário de 3 dias em local isolado, onde são desenvolvidos diversos trabalhos e dinâmicas de grupo exercitanto sempre diversas formas e práticas de liderança.

O nome do programa é RYLA - Rotary Youth Leadership Award, ou Prêmio Rotário de Liderança Juvenil pois premia os alunos que mais se destacaram naquelas atividades desenvolvidas na Escola.

As despesas com o transporte, a hospedagem e refeições podem ser pagas pelo Rotary, pelo Distrito, pela Escola, pelos participantes ou por empresas em troca de propaganda inserida no material do programa como pastas, camisetas, apostilas, crachás, etc.

Veja mais detalhes do RYLA do nosso distrito clicando aqui. Manuais e apostilas clique aqui.

8 - SERVIÇOS À COMUNIDADE MUNDIAL

Rotarys são formados por profissionais de diversas especialidades, todos líderes. Líder não é necessariamente aquele que ganha muito dinheiro, mas pode ser um ilustre cientista, um doutor em determinada matéria.

Pedida pelos confins do mundo, comunidades necessitam de PROJETOS, uma estrutura de trabalho para resolver determinada carência daquela comunidade.

Pode ser um sistema de captação de Água Potável, pode ser um sistema de Reciclagem de Lixo, pode ser um sistema de Casas Populares Aproveitando o Material Local, pode ser um sistema de Horta Comunitária por Hidroponia e assim por diante.

As metas dos SCM são os seguintes:

1 - melhorar a qualidade de vida de pessoas carentes por meio de serviços rotários internacionais;

2 - incentivar a cooperação entre Rotary Clubs e distritos em países diferentes na implementação de projetos de Serviços Internacionais;

3 - possibilitar a troca de informações entre projetos que necessitam de ajuda e ofertas de assistência;

4 - conscientizar rotarianos sobre questões culturais e de desenvolvimento internacional, e sobre a improtânica de projetos de auto-ajuda;

5 - divulgar as possibilidades oferecidas pelo Programa SCM a participantes de outros programas do Rotary International e também da Fundação Rotária;

6 - informar rotarinaos sobre como obter financiamento para porjetos de SCM por intermédio da Fundação Rotária e de outras fontes;

7 - divulgar, entre os rotarianos, os projetos de SCM bem-sucedidos;

8 - promover a compreensão mundial, a boa vontade e a paz.

A base de trabalho do SCM são 2 Bancos de Dados.

O BANCO DE DADOS DE PROJETOS contém os projetos que necessitam de auxílio. No banco de dados vamos encontrar um pedido de um Rotary, de um Rotaract, de um Interact, de um NRDC sobre determnada carência da Comunidade. Por exemplo, a construção de uma Horta Comunitária.

O BANCO DE DADOS DE DOAÇÕES EM ESPÉCIE contém as doações de equipamentos, aparelhos e outros bens disponibilizados por empresas (de rotarianos ou não). No banco de dados vamos encontrar coisas como 200 máquinas de costuras computadorizadas que se tornaram obsoletas com apenas 6 meses de uso na Coréia. Há também tratores agrícolas, computadores, e mais um mundarél de coisas.

Muitos equipamentos são disponibilizados não pela idade mas pela obsolescência tecnológica. São portanto, aparelhos muito bons (e talvez avançados demais para determinados países subdesenvolvidos).

O clube ou distrito interessado em desenvolver um projeto de SCM deve acessar os dois bancos de dados para tentar consiliar os interesses e competências do seu quadro social com as necessidades da Comunidade a atender e disponibilidades do banco de espécies.

Veja mais detalhes clicando aqui. Manuais e apostilas clique aqui.

9 - INTERCÂMBIO DE JOVENS

É um programa voltado para jovens com idade entre 15 e 19 anos.

Pelo programa, o jovem ficará hospedado em outro país, podendo haver um intercâmbio de apenas um mês assim como um intercâmbio de um ano. No caso do intercâmbio de um ano, deve-se analisar e compatibilizar o ano letivo do jovem.

As despesas da viagem são pagas pelos pais do jovem. As despesas de hospedagem e alimentação são patrocinadas por famílias anfitriãs, podendo ser famílias de rotarianos ou famílias voluntárias selecionadas pelo Rotary. As despesas escolares e as pequenas despesas (mesada) devem ser definidas caso a caso, podendo ser pagas pelos pais do jovem ou pelo Rotary patrocinador.

Os jovens recebem orientação sobre o Rotary Local, suas atividades e entidades que assiste e também sobre o local de estada como cultura, hábitos, economia e outras informações importantes para o bom aproveitamento do Programa.

No nosso distrito, o Programa INTERCÂMBIO DE JOVENS é coordenado pela Expro Brasil. Para mais detalhes CLIQUE AQUI. Manuais e apostilas clique aqui.

 

Estes são os Programas de Rotary. Para ver os Programas da Fundação Rotária, clique aqui botaoQV.gif (478 bytes)

 

Veja mais sobre Capacitação em Liderança em:
Gato_42.gif (19003 bytes)
Veja mais sobre o processo de aprendizado em:
Pato_04.gif (9403 bytes)

 

Esta é uma página pessoal que contém uma opinião essencialmente pessoal a cerca do tema Programas Estruturados do Rotary.
As opiniões são, no fundo, "provocações" feitas aos nobres companheiros rotarianos e são baseadas em contatos, estudos e experiências pessoais e vale-se da liberdade proprocionada pela WEB. Ninguém é obrigado a aceitar, nem se pretende afirmar que as opiniões aqui colocadas sejam verdadeiras. Agora, se você gostou, pode imprimir, copiar e divulgar à vontade.
Roberto Massaru Watanabe
membro do Rotary Club de São Paulo - Tatuapé - EMAIL: roberto@ebanataw.com.br. Watanabe é engenheiro e como tal participou do projeto das grandes obras da engenharia nacional como a Rodovia dos Imigrantes e as hidrelétricas de Ilha Solteira, Itaipú e Tucurui. Nesses empreendimentos, adquiriu muita prática na organização e condução de grandes equipes.

RMW\GEROI\ProgramasDoRotary.htm em 18/03/2007, atualizado em 23/05/2009 .

    RMW-2214-12/04/2024