abertura.htm

R

oteiro N0 3 Vicios Aparentes
   

VÍCIOS APARENTES:

São defeitos construtivos que ficam à mostra, ou que podem ser colocados à mostra.

Diferentemente dos Vícios aparentes de Fácil Constatação, os Vicios Aparentes nem sempre são de fácil constatação.

Os aparelhos hidráulicos, por exemplo, são fabricados para funcionarem bem dentro de uma faixa de pressão hidráulica. Um chuveiro elétrico não consegue "ligar" a água quente se não tiver uma pressão mínima. Uma torneira não vai fechar direito e vai ficar pingando se a pressão da rede for muito alta. Mas qual é a pressão de fornecimento da água no seu apartamento? Vamos precisar de um aparelho para medir a pressão, talvez um manômetro. Ou seria um pressostado? Ou barômetro?

O ruido que entra no quarto não permite um sono tranquilo? Não deveria ter um limite para o ruido? É possivel medir a "quantidade de ruído"?

Grande parte dos Vícios Aparentes, diferentemente dos vícios de fácil constatação, necessitam de aparelhos próprios para se efetuar a medição dos valores. São Termômetros, Manômetros, Anemômetros, Higrômetros, Decibelímetros e mais uma infinidade de instrumentos e aparelhos cujo manuseio e operação requer determinada especialização.

Por isso, as vistorias para detecção de Vicios Aparentes só podem ser realizada por Perito com formação em engenharia.

 

ACABAMENTOS:

As dimensões dos compartimentos (sala, cozinha, quartos, etc.) devem permitir uma boa funcionalidade e uma boa qualidade de vida aos moradores. Então, devemos verificar:

  1. Se as dimensões e o pé direito dos compartimentos estão de acordo com a Planta Aprovada. Se não estão de a cordo, as divergências estão dentro da Tolerância Admisssivel?

  2. Os locais indicados na Planta Aprovada como locais sujeitos a frequentes lavagens receberam, como determinada o Código de Edificações, revestimento com materiais impermeáveis e resistentes a frequentes lavagens?

  3. As janelas dos locais indicados como de Permanência Prolongada como os dormitórios possuem dispostivos que permitam a Ventilação Permanente do ambiente? Em dias em que dormimos com as portas fechadas não corremos o risco de falta de ar?

  4. As janelas dos locais sujeitos ao uso de gás como cozinhas e áreas de serviço foram dotadas de dispositivos que permitam a Ventilação Permanente do local? As aberturas existentes nesses dispositivos suportam uma vazão adequada para expelir eventual gás que venha a vazar?

  5. As dimensões das portas estão de acordo com as medidas na Planta Aprovada?. Isso é importante para saber, de antemão, se a máquina de lavar roupa, geladeria, etc. vai correr o risco de firarem entadas em alguma porta.

  6. As paredes estão no prumo adequado? O morador vai encontrar problemas para instalar o armário embutido?

  7. A planearidade das paredes que irão receber armários está boa? Na instalação, por exemplo, a Cozinha Modulada, o instalador vai encontrar dificuldades por causa das ondulações da parede?

INSTALAÇÕES EM GERAL:

  1. A trajetória das redes distribuição (elétrica, hidráulica, de gás, etc.) estão claramente definidas? Se a definição for em desenhos, as distâncias a pontos de referencia estão claramente cotados? Se a definição é "in-loco" as paredes, tetos e piso receberão fitas identificadoras sobre seus traçados? O instalador de armários poderá ter surpresas (choques e esguichos) durante a instalação?

INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS:

  1. A Pressão Hidrostática em qualquer aparelho hidráulico (torneiras, válvulas, chuveiros, etc.) deve estar entre 15 e 45 mca - metros de coluna d'água;

  2. Os ralos dão vazão adequada ao escoamento das águas. Derramar um balde de 10 litros nos pisos dos Banheiros, Lavanderia e Cozinha. Numa distração em que esquecemos a torneira do tanque de lavar roupas aberta, a água tem por onde sair?;

  3. Depois que toda água escoou para o ralo, restou poças de água no piso?

  4. Os aparelhos sanitários e outros aparelhos hidráulicos (vaso, lavatório, pia, tanque de lavar roupa, etc.) estão adquadametne fixados? Com alguém apoiado ou uma crinça.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS:

  1. O quadro de distribuição está localizado em local adequado? E instalados em altura que facilita a operação?

  2. Há proteção para evitar o acesso de crianças?

  3. No quadro de distribuição, os ramais estão claramente identificados? Um leigo saberia qual é o disjuntor do ramal do chuveiro?

  4. Os ramais indicados no quadro de distribuição correspondem efetivamente aos circuitos e ramais?

PORTAS E JANELAS:

  1. A operação das portas e janelas é feita com suavidade, silêncio e sem a aplicação de esforço exagerado?

  2. Os trincos, trancas e fuincionam adequadamente? Travam a um leve toque?

  3. As portas e janelas possuem dispositivos como guarnições, gaxetas, escovas, etc. que garantam uma boa estanqueidade contra a penetração da água da chuva? E também do vento?

  4. As portas e janelas quando fechadas possuem uma boa estanqueidade capaz de evitar silvos pela passagem do vento?

  5. As portas possuem dispositivos de travamento, quando abertas, para evitar que o vento as feche aceidentalmente e batendo com violência no batente? Esse dispositivo está instalado em local que não atrapalha a passagem das pessoas e nem a faxina?

  6. As folhas das janelas oferecem uma combinação tal de aberturas que permita a limpeza da parte externa dos vidros?

  7. Os trilhos e canaletas de janelas e portas que recebem chuva possuem aberturas para drenagem em dimensões e quantidade adequadas? Num eventual entupimento dessas aberturas, a água pode extravazar para dentro do quarto?

  8. Nas varandas e quintais, o ralo possui alternativa em eventual entupimento? Caso isso aconteça a água da chuva pode invadir a sala?

  9. As folhas do tipo de correr de janelas e portas, quando de peso considerável, possuem dispositivo de segurança para evitar que dedos sejam decepados numa eventual distração?

  10. O entorno de portas e janelas, isto é, o batente e as guarnições possuem farpas, cantos vivos e saliências que podem provocar machucados?

INFILTRAÇÕES:

  1. Existem pontos ou locais de infiltração de água? São pontos de dificil visualização de leigos pois a pintura da parede com tinta PVA ou o revestimento azuleijado não formam indícios claros.

  2. Os quintais, varandas, banheiros, lavanderias e todos os outros pisos molháveis possuem a laje impermeabilizada? Este fato está claramente indicado no Manual do Proprietário?

SEGURANÇA:

  1. A Rede de Proteção nas janelas e varandas estão adequadamente fixadas? Uma criança dependurada na rede não corre o risco de acidentes?

  2. As portas que se comunicam com o exterior (geralmetne a porta social e a porta de serviços) são portas de segurança? Ao menos são maciças?

  3. DFD

RESULTADO DA VISTORIA:

Todos os fatos levantados, os vicios detectados devem ser relacionados, sempre, por escrito na forma de relatório técnico denominado Laudo Pericial.

O Laudo Pericial deve ser elaborado de acordo com a norma brasileira NBR-13.752 Perícias de Engenharia na Construção Civil, por Perito qualificado que irá proceder à emissão de um documento do CREA Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, conhecido como ART Anotação de Responsabilidade Ténica. Veja mais sobre ART em .

 

RECOMENDAÇÃO FINAL

Lembre-se que as coisas importantes são aquelas cujo conserto vai exigir a quebra de pisos e paredes. 

Para consertar a pia da cozinha que está fora no nível, por exemplo, vai precisar quebrar a parede pois a pia geralmente fica chumbada na parede, desconetar as conexões hidráulicas e depois re-chumbar a pia com a ajuda de cavaletes, aguardar 7 dias até o concreto endurecer e daí recolocar todas as conexões e re-assentar os azulejos e pisos. Nesse periodo todo você não vai poder usar a cozinha.

Lembre-se também que existem profissionais especializados em Serviços de Recebimento de Apartamentos. São Arquitetos e Engenheiros com especialização nessa matéria que podem ser chamados para ficarem do seu lado, examinando todos os detalhes técnicos da sua casa própria. 
O Watanabe também faz este tipo de serviço, peça um orçamento - 

Outros Roteiros:

1 - Roteiro 1: Documentos Técnicos importantes;

2 - Roteiro 2: Vícios Aparentes de Fácil Constatação;

3 - Roteiro 3: Vícios Aparentes;

4 - Roteiro 4: Vícios Ocultos;

5 - Roteiro 5: Recebimento de Partes Comuns;

5 - Roteiro 6: Norma Brasileira de Desempenho de Edificações.

NOTA IMPORTANTE: Este site é mantido por abnegado engenheiro que voluntariamente desenvolve o site na medida em que sobra um tempinho. Ele faz isso para divulgar detalhes técnicos importantes mas que não é de conhecimento de todos e que por isso mesmo causam muitas dores de cabeça. Por sua finalidade didática, o conteúdo do site pode ser livremente divulgado, copiado e impresso. Entretanto, seu conteúdo (texto, figuras e fotos) possuem proteção autoral, de modo que ao copiá-los recomenda-se mencionar a fonte.

 ET-12\www\recebimento\roteiro3.htm em 15/11/2010, atualizado em 16/11/2010.