C aso N0 6.8 ÁREA DE EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PESSOAS

 

O embarque e o desembarque em Veículos do tipo VP (automóveis, vans e pick-up) devem ser feitos com segurança.  Não é desejável que uma pessoa que esteja embarcando ou desembarcando de um veículo tenha um torcicolo nem se pode exigir movimentos de malabarismo ou de contorcionismo de uma pessoa que esteja querendo apenas entrar ou sair de um veículo.

Para isso, devemos contar, no local em que as pessoas possam embarcar ou desembarcar, com uma largura tal que garanta total segurança às pessoas. Esse local não é o local da vaga para a guarda do veículo, mesmo por que o espaço necessário para o embarque e desembarque será utilizado apenas quando se faz o embarque ou o desembarque. A área pode ficar perto do hall dos elevadores e depois que os passageiros desembarcarem o condutor leva o veículo até a vaga de guarda.

Do lado direito é desejável que a porta, ou as portas do veículo estejam totalmente abertas. Isso requer um espaço mínimo de 1,00 metro.

Do lado do motorista, também é desejável que as portas possam abrir totalmente. Isso requer um espaço mínimo de 1,00 metro.

Também não é desejável que ao abrir totalmente as portas, estas batam ou esbarrem nas paredes ou em outro veículo estacionado ao lado. Então vamos deixar um espaço de 20 centímetros de folga de ambos os lados.

Por isso, nossa recomendação para a Largura Mínima de Áreas de Embarque e Desembaque é de 4,50 metros.

As recomendações aqui apresentadas não leva em consideração as necessidades para o embarque e desembarque de pessoas que tenham necessidades especiais como os idosos e cadeirantes. Para esta situação, veja a página .

 

LMÍNIMA = 4,50 metros.

 ET-12\www\recebimento\garaem08.htm em 11/06/2011, atualizado em 22/12/2017.