C

aso N0 6.7 LARGURA DE CURVA À ESQUERDA
   

 

Veículos do tipo VP que trafegam em trechos curvos necessitam de uma largura maior do que aquela que ele precisa em um trecho reto.

Ao fazer uma curva, as rodas fazem trajetórias diferentes. As rodas da frente fazem uma trajetória maior (vamos chamar de Raio Externo) e as rodas trazeiras fazem um trajetória menor (vamos chamar de Raio Interno).

A ponta do pára-choque dianteiro faz uma trajetória maior que o Raio Externo (vamos chamar de Raio Livre).

De acordo com o DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, órgão do Ministério dos Transportes, o veículo tipo VP é aquele que segue as seguintes medidas na trajetjória curva:

FIGURA Nº 1 - Medidas da trajetória em curva conforme DNIT para veículos tipo VP

O DNIT não leva em consideração as folgas laterais para que o veículo possa trafegar com segurança. Também não faz diferença se a curva é para a direita ou para a direita.

No nosso caso, de tráfego do veículo em ambiente de condomínio residencial, devemos fazer as seguintes considerações:

 

O tráfego do veículo por uma passagem (corredor ou rampa) em curva deve ser feita, sempre, em segurança.

Para isso, devemos contar com uma largura a mais do que apenas a largura do veículo. É claro que não se pretende promover uma corrida de Fórmula 1 ou Indy, mas devemos considerar que nem todos são exímios motoristas e novatos irão necessitar de uma folga maior em ambos os lados se não quiser produzir arranhões na pintura do veículo.

À Curva à Esqueda é uma curva menos crítica do que a Curva à Direita pois o ponto de referência para o motorista que é a lateral esquerda do veículo é perfeitamente visível. Então, do lado do motorista, precisamos deixar uma folga de apenas 30 centímetros, e do outro lado devemos reservar um espaço maior de 50 centímetros.

O Ponto Crítico à direita é a ponta direita do paralama dianteiro e o Ponto Crítico à esquerda é o pára-lama da roda trazeira esquerda.

Estas medidas são as mínimas necessárias para que qualquer motorista, mesmo o mais novato, consiga trafegar com segurança pela abertura.

Somando as folgas (da esquerda e da direita) com a largura do veículo VP, teremos a largura LPASSAGEM = 4,00 metros.

SÓ ISSO BASTA?

Embora essa largura permita um trafegar seguro, devemos sempre lembrar que veículos podem entrar em pane de forma imprevisível e o motor parar justamente no corredor apertado em curva. Pode também ocorrer imprevistos como uma criança que surgiu de repente na frente do veículo. Nessas situações, o veículo deve ser parado imediantamente.

Devido ao fato do veículo estar inclinado em relação à curva, há bastante espaço para uma boa abertura das portas do lado direito - veja figura abaixo.

Se desejarmos que o condutor tenha saída imedianta em situações de emergência, devemos permitir que a porta abra mas lembre que podem existir muretas, postes, portões, suporte de interfone, mourões, jardineiras, vasos e muitos outros obstáculos que impedem a abertura total da porta. Pelo desenho vê-se que é mais fácil o condutor sair pela porta do lado direito.

Não estou considerando situações críticas em que o condutor esteja tendo um ataque cardíaco ou que a condutora grávida tenha entrado em trabalho de parto e se considerarmos que nem sempre é possível "empurrar" o veículo para local mais amplo, tirando-o daquele local apertado, talvez a remoção do paciente tenha que ser feito ali mesmo, no apertado, usando muita criatividade para não ter que arrancar portas ou quebrar o vidro do parabrisa.

Nossa recomendação para a Largura Mínima de Locais em Curva para a Esquerda é de 4,00 metros.

 

LMÍNIMA = 4,00 metros.

FIGURA Nº 2 - Medidas da trajetória em curva à esquerda em ambiente de condomínio residencial

 

 ET-12\www\recebimento\garaem07.htm em 11/06/2011, atualizado em 18/08/2022.