PÂNICO COMPORTAMENTO EM SITUAÇÃO DE PÂNICO

5

EVACUAÇÃO

EVACUAÇÃO DE PRÉDIO

Evacuar um prédio é sair do prédio, deixá-lo vazio. O mesmo que esvaziar o prédio.

Para que haja uma evacuação organizada, sem atropelos e sem correrias, é necessário criar, formar e manter permanentemente treinadas Brigadas.

Uma Brigada é um grupo de pessoas treinadas para determinado fim, podendo haver diversos tipos de brigadas uma para cada fim específico ou grupo de fins.

Assim, num prédio, escola, hotel, igreja e até mesmo numa residência onde moram muitas pessoas é possível a crianção e manutenção de uma Brigada de Emergência, uma brigada de Combate a Incêndio, uma Brigada de Primeiros Socorros e assim por diante. Veja mais sobre Brigadas em .

A formação da Brigada de Incêndio é regulada pela norma brasileira NBR-14276 da Associação Brasileira de Normas Técnicas que traz todos os requisitos para o trinamento e formação de Brigadistas, a composição da Brigada para cada tipo de Ocupação (Escola, Igreja, Hotel, etc.) e os procedimentos importantes para as pessoas evacuarem o prédio em segurança.

Veja um trecho do Anexo A-1 da norma NBR-14276:

 

PLANO DE EMERGÊNCIA:

 Não é por qualquer situação que o prédio todo precisa ser imediantamente esvaziado. Existem situações graves como o princípio de desmoronamento que aconteceu com o Edifíco Areia Branca, no Recife, e o Edifício Palace II, no Rio de Janeiro, mas também existem situações de princípio de incêndio na cozinha de um dos apartamentos, incêndio que pode ser rapidamente controlado pela Brigada de Combate a Incêndio.

A norma brasileira NBR-15219 apresenta os requisitos para a montagem de um Plano de Emergência.

Eis um modelo de Estrutura de Segurança:

Em cada situação de Ocupação (Prédio Residencial, escritórios, igreja, escola, ginásio, estádio, cinema, etc.) analisar os fatores de risco e elaborar o Plano de Emergência adequado.

Nos locais onde haja afluência de pessoas não-habituais, afixar em local visível a Estrutura de Emergência e os procedimentos caso ocorra uma situação de emergência.

 

NOTA IMPORTANTE: As dicas acima são meramente ilustrativas e só tem valor didático. Pelo aspecto pedagógico envolvido, as matérias e figuras podem ser livremente copiadas, impressas e distribuídas - Só não podem ser pirateadas, isto é, copiar e distribuir como se fossem de sua autoria.

 

 

\RMW\panico\evacuacao.htm em 18/04/2015, atualizado em 02/11/2017 .