logom.jpg (13615 bytes)

Uma Academia de Ginástica

12

 

Nos dias de hoje, proliferam as Academias. Tem de tudo quanto é tipo: Aeróbicas, de Ioga, de Ginástica, de Boxe, de Dança, etc.

São locais em que a disponibilidade de oxigênio é fator crítico, mas nem sempre isto é levado em consideração.

Muitas academias ditas "modernas" dispõem do luxo do Ar Condicionado do tipo SPLIT que está na moda como símbolo de status de modernidade.

Acontece que este tipo de condicionador de ar não permite, para garantir a sua eficiência, a renovação do ar. Isto é, o mesmo ar (viciado) ficar circulando o tempo todo.

Essa academia "moderna" é como aquelas Catedrais Góticas em que o culto é feito em ambiente herméticamente fechado.

Vamos imaginar uma academia com capacidade para 100 pessoas.

Na tabela de Nº 4, vemos que uma pessoa praticando esporte leve vai precisar de 45 metros cubidos de renovação de ar por hora. Já uma pessoa no recinto do SPINNIG (atividade forçada) vai necessitar de 51 m3/h de renovação de ar.

Para simplificar os cálculos, vamos imaginar que esta academia não tenha spinnig nem aeróbica, ficando apenas com os exercícios leves. Cada praticante estaria necessitando de 45 m3/h de renovação, a academia lotada de 100 X 45 = 4.500 m3/h de renovação.

Vamos imaginar (e isso é difícil em cidade como São Paulo) que o ar externo propicie 20,93% de concentração de oxigênio por metro cúbico.

Entao, para propiciar ambiente saudável para a prática do exercício, a academia irá necessitar intalar apenas 6 ventiladores axiais de 30 centímetros de diãmetro, sendo 3 ventiladores girando no sentido de introduzir (insuflar) o ar externo e outros 3 girando para expelir (exaustar) o ar interno.

Cada ventilador axial de 30 cm produz uma vazão de 1.500 m3 por hora de ar. Lembre-se que esse valor é um valor nominal. Na prática, cada marca possui uma vazão própria em função da rotação do motor e do formato das pás. Também devemos tomar cuidado pois muitos fabricantes colocam determinados valores no catálogo (isso quando têm catálogo) mas se a gente solicitar um Ensaio de Vazão no IPT, por exemplo, vai constatar um valor real bem menor que aquele dado pelo fabricante.

Cada um desses 6 ventiladores precisam estar instalados em alturas e localizações que propiciem uma movimentação uniforme do ar por todo o salão da academia além de manter uma certa distância das pessoas para que não produza nas pessoas ventos com mais de 1,5 metros por segundo, veja Tabela 5.

Quando o salão da academia não oferece as condições mínimas de renovação de ar, não está oferecendo ao corpo humano a quantidade mínima de oxigênio que ele precisa para realizar adequadamente o metabolismo (queimar as calorias). Significa que a pessoa vai ficar ofegante por falta de oxigênio. Além de ficar ofegante vai suar muito (pois está passando mal) e, por incrível que possa parecer, ela vai ficar extremamente feliz dizendo que "malhou muito e que suou muito".

logovvi.jpg (1627 bytes)logovve.jpg (2643 bytes)logovvd.jpg (2567 bytes)

RMW\metabolismo\meta12.htm em 23/11/2008, atualizado em 03/05/2009.