logom.jpg (13615 bytes)

Uma Igreja em Clima Tropical

11

 

Bem, vimos que o caso acima, das Igrejas Góticas com aqueles pé direito exageradamente altos, se justifica pela necessidade que eles tinham de manter a igreja hermeticamente fechada durante todo o período da missa para que nenhuma partícula de frio, por pequena que fosse, tivesse a chance de entrar para dentro da igreja, tanto é que até o buraco da fechadura tinha uma tampinha.

Na igreja de clima tropical, não existe o "Mêdo do Frio". Então o pé direito não precisa ser tão alto, e tão caro, como nas Igrejas Góticas.

Pretendo contruir uma igreja para 500 pessoas mas, por questões de economia, gostaria que o pé direito fosse o mínimo possível.

Ora, o mínimo possível para as pessoas poderem circular é de 3 metros. Então posso utilizar a tabela de Nº 6? Talvez sim, se eu dotar a igreja de alguma abertura que permita a renovação do ar.

Qual seria a taxa mínima de renovação de ar para manter a atenção, a percepção e a compreensão de todos os fiéis? Veja a tabela de Nº 4. Vamos precisar de 34 metros cubicos por hora de renovação de ar por pessoa (em atividade de leitura), o que corresponde a 34 X 500 = 17.000 m3/s.

Instalando insufladores soprando o ar externo na frente da igreja e instalando exaustores jogando para fora o ar interno, seria uma solução?

Esses equipamentos (insufladores e exaustores) precisariam ter a capacidade de movimentar pelo menos 17.000 m3/h de ar.

A nossa igreja de dimensões 14 X 30 X 3 (largura X comprimento X altura) possui uma seção transversal de St = 14 X 3 = 42 metros quadrados.

Um ar que caminha a 17.000 m3/h vai gerar um deslocamento (vento) de 17.000/42 = 405 m/h que é a mesma coisa que 0,113 m/s.

Ora, pela tabela de Nº 5, até velocidade de 0,12 m/s niguém vai sentir qualquer desconforto e nem corisa. Estamos, portanto, no limite.

Na noite de Natal, a igreja vai ficar superlotada, isto é, virão mais de 500 pessoas. Então esse limite será ultrapassado e teremos, com certeza, pessoas passando mal e até desmaiando pelo sufoco provocado pela falta de ar. Alguns dirão que o desmaio é pela emoção da noite natalina.

Não custa lembrar que esses cálculos todos estão sendo realizados em condições simplificadas. Estou imaginando apenas as 500 pessoas sentadas e lendo a Bíblia. Na realidade temos muitas pessoas se mexendo, crianças correndo pelos corredores, bebês se agitando nos colos, em vez de apenas um padre podemos ter diversos celebrantes, além dos padres, bispos e cardeais que ficam se movimentando no altar e o mais crítico: as velas. Lembrem-se que as velas são concorrentes desleais e consomem muito mais oxigênio que as pessoas.

Além da renovação de ar necessária para o metabolismo do corpo humano, precisamos levar em consideração a renovação de ar necessária para manter a temperatura em condições adequadas (isto é um outro assunto).

Então, ao dimensionar um salão de cultos leve em consideração todos esses fatores e também a quantidade de lâmpadas. Lembre-se que apenas uma única lâmpada comum produz 100 Watts de calor e uma única pessoa lendo produz 220 Watts de calor.

logovvi.jpg (1627 bytes)logovve.jpg (2643 bytes)logovvd.jpg (2567 bytes)

RMW\metabolismo\meta11.htm em 23/11/2008, atualizado em 11/08/2009.