1 - REGISTRO QUE VIBRA |
O Registro de Gaveta pode produzir vibrações na coluna d'água.
Como todo e qualquer componente por onde flui um líquido, no caso a água, partes de um registro de gaveta, encontrando folgas, podem produzir vibrações e tais vibrações propagando-se pelas estruturas do edifício causar alguma perturbação ou incômodo aos moradores.A norma NBR-5626 - Instalação Predial de Água, prevendo tal situação, lista recomendações no Anexo C que trata de medidas como a recomendação C.1 que reproduzimos parcialmente: "Os sistemas prediais de água são projetados e executados de maneira a atender às necessidades de conforto do usuário com respeito aos níveis de nuído produzidos ou transmitidos pea própria instalação ou outros componentes do edifício".
Ao longo de inúmeras perícias realizadas em instalações hidráulicas de edifícios à procura da fonte ou causa do ruído, o engenheiro Roberto Massaru Watanabe constatou que em muitas situações, o ruído provinha de vibrações originadas em componentes de válvulas e registros.
Acompanhe a análise de comportamento das partes que compõem um Registro de Gaveta:
Girando a Manopla com a mão fazemos com que a Gaveta suba e desça aumentando ou diminuindo a área da tubulação podendo interromper ou permitir a passagem de mais ou menos de água.
A Manopla, a Haste com rosca e a Gaveta são peças móveis e seu uso produz desgaste pelo atrito criando uma certa folga entre eles. O desenho a seguir ilustra a Gaveta vibrando, isto é, deslocando um pouco prá direita e prá esquerda:
Todos os componentes são fabricados na justa medida sem que haja folgas entre eles.
A Gaveta vibra, isto é, realiza movimentos rápidos de vai-e-vem batendo nas laterais do sulco. A Gaveta é metálica e o corpo do registro é tambpem metálico de modo que a vibração produz um ruído metálico.
QUEM PROVOCA A VIBRAÇÃO DESTA GAVETA?
1a HIPÓTESE: O fluxo de água passando pelo registro de gaveta induz vibrações na Gaveta que está com folga dentro do seu sulco de deslizamento.
2a Hipótese: Qualquer fluxo de água, movimento de água em qualquer ponto da Coluna Hidráulica do prédio pode induzir vibrações não só neste registro como em outros registros de gaveta conectado na mesma instalação hidráulica.
Na maior parte dos casos, o ruído está relacionado com o fluxo da descarga. O ruído começa no início da descarga e cessa logo depois que a descarga finaliza.
A SOLUÇÃO:
O registro está desgastado. Há fabricantes que fornece um kit de reparo que vem com uma Gaveta Nova mais alguns componentes como o anel de vedação. Neste caso basta fazer a substituição da Gaveta que a vibração deixa de existir.
COMO FAZER CESSAR A VIBRAÇÃO?
Dando um toque firme no registro enquanto estiver vibrando poderá fazer com que a gaveta deixe de vibrar. Isso nem sempre irá funcionar.
Fechando o registro firmemente, isto é, forçando o fechamento da gaveta, a vibração irá cessar.
Mas qual é o registro que está vibrando? Num prédio de 20 andares vamos ter ao menos 20 registros de gaveta um em cada andar. O registro que vibra é um deles.
COMO ENCONTRAR A GAVETA QUE VIBRA (ou o registro cuja gaveta vibra):
Já que um registro de gaveta que tem a Gaveta desgastada pode vibrar quando é feita uma movimentação de água em qualquer parte da instalação, por exemplo, o registro com problema está no banheiro do segundo andar e alguém acionou a válvula de descarga no banheiro do décimo andar, estando ambos no mesmo circuito da instalação hidráulica, então o registro com problema irá vibrar e todos os moradores irão ouvir o ruído da vibração.
Geralmente o ruído acontece quando se dá a descarga no vaso sanitário. Então precisamos descobrir qual é a válvula que provoca o barulho. Devemos pedir licença ao morador e experimentar a descarga de todos os banheiros daquela coluna d'água do prédio. Analisar os barulhos produzidos por cada uma dessas válvulas.
Na segunda etapa da pesquisa, deixar um auxiliar na válvula que mais barulho produz. Um outro auxiliar irá percorrer todos os banheiros do prédio e com o auxílio de um rádio-comunicador (Walkie Talkie ou telefone celular) sincronizar o apertar da válvula de descarga (primeiro auxiliar) e quando o ruído estiver sendo emitido o segundo auxiliar dar um toque no registro do banheiro onde ele se encontra. Se o ruído não cessar não é este o registro. Assim, testando todos os banheiros se chega ao registro causador do ruído.
É trabalhoso e incomoda todos os moradores do prédio mas não tem outro jeito de descobrir. Se alguém souber outro jeito mande um email para mim (roberto@ebanataw.com.br).
\RMW\manpred\RegistroQueVibra.htm em 12/06/2025, atualizado em 27/09/2025.