C

aso N0 24.11 Tubulação Passante
 

 

1- O PROBLEMA:

Tubulações que passam pela laje são problema.

Tubo de água, tubo de esgoto, conduite de eletricidade, gás, água da chuva, descida do pára-raios, antena coletiva.

Não há como garantir a estanqueidade à penetração de água entre o tubo e a laje pois são materiais de comportamento bastante diferentes. Um é o concreto que é duro e rígido o outro é geralmente de plástico PVC que mesmo sendo rígido é um pouco flexível. O PVC, como vocês sabem, tem o péssimo habito de, ao envelhecer, dar uma encolhidinha criando uma pequena folga por onde começa a penetrar água da chuva e a água de lavagem do piso.

2- SOLUÇÃO DEFINITIVA:

Para não ter problemas de penetração de água, algumas regras precisam ser estabelecidas:

10 - Nunca passar um tubo rente à parede pois aquele espaço que fica entre o tubo e a parede sempre vai permitir a penetração de água da chuva. Deixar sempre pelo menos 10 centímetros afastado da parede, independentemente do diâmetro do tubo. Pode ser um tubo fino como o de água com apenas 20 milímetros de diâmetro, sua distância da parede deve ser de ao menos 10 centímetros.

20 - Nunca deixar um tubo penetrando diretamente na laje. Confeccionar um envelope de proteção mecânica. Esse envelope nada mais é que um tubo de diâmetro um pouco maior que o tubo da instalação, dentro de um bloco de concreto com pelo menos 60 centímetros de altura e largura de tal forma que deverá haver um espaço de pelo menso 10 centímetros entre a borda do tubo e todas as bordas do envelope.

Em condomínios onde tiver crianças andando de triciclo, bicicleta ou skate é importante checar se a altura de 60 centímetros é suficiente para fazer a proteção mecânica.

Veja, em detalhes como fica a laje, o bloco de proteção mecânica, o envelope e o tubo. Observe que o tubo passa direto, sem contato com o envelope, e havendo necessidade de substituição não há nada para quebrar.

NOTA IMPORTANTE: Este é um caso ilustrativo que mostra a relação entre a causa e o efeito considerando, na demonstração, apenas uma determinada causa e apenas um determinado efeito dssa causa e, como a finalidade do site é educativo, considera apenas um lado do problema. O problema real pode estar acometido por diversas causas de modo que o parecer fundamentado sobre o efeito da combinação das causas assim como a escolha da solução adequada só pode ser feito por um perito profissional. A água possui propriedades muito curiosas e seu comportamento não segue a lógica comum conforme aconselhava Leonardo Da Vinci.

 ET-12\www\\infiltracoes\caso24.11.htm em 02/12/2010, atualizado em 26/09/2013.