Prezados companheiros do grupo GEROI-Brasil:logoGEROIpequeno.JPG (7568 bytes)

FotoRMW.jpg (2736 bytes)

LEMA 2012-13

22/01/2012

      Eu tenho andado muito por aí e observado que

o presidente mundial do Rotary International para o ano rotário 2012-13, companheiro Sakuji Tanaka pedirá para que todos os rotarianos construam a Paz Através do Servir em 2012-13. 

Na visão de Tanaka, "Paz, independente de sua definição, é uma meta verdadeira e realista para o Rotary. A paz não é algo que pode ser alcançado apenas por tratados, governos ou atos heróicos. É algo que podemos encontrar e alcançar a cada dia e de maneiras muito simples."

"A paz tem diferentes significados para diferentes pessoas", disse Tanaka.   

"Não há uma definição certa ou errada, dependendo de como usamos a palavra, aquele é o significado de paz para cada um de nós."

"E independente de como a usamos e de como a entendemos, o Rotary pode nos ajudar a alcançar a paz", adicionou. 

A logomarca do lema 2012-13 apresenta, além do símbolo do Rotary, mais dois outros simbolos, a dobradura do grou e a flor da cerejeira.

Para os japoneses, o grou e a flor da cerejeira têm um significado especial. Pesquisei e encontrei os significados desses simbolos e compartilho com os companheiros.

1 - O SIGNIFICADO DO GROU. 

O grou é um pássaro da família dos Guidae e representa a longevidade. Muitas vezes confundido com a cegonha, com a garça ou com a siriema. 

A associação com a lengevidade se dá pelo fato do povo antigo acreditar que os monges tinham uma vida longa e eles atribuíam essa longevidade à proximidade dos grous que povoavam os templos.

Há muita confunsão entre GROU, cegonha, garça e outras aves. Veja que ave é o GROU -

Associado à imagem do GROU, apresento 3 lendas:

1 - Gratidaão do Grou - Versão casal de idosos -

2 - Gratidão do grou - Versão jovem solitário -

3 - A cura de doenças pelo Mil Grou -

4 - A busca pela Paz pelo Mil Grou -

Apresento também uma receita para confeccionar o Tsuru no Origami ou a Dobradura do Grou -

2 - O SIGNIFICADO DA FLOR DA CEREJEIRA

em elaboração ...

 

Esta é uma página pessoal que contém uma opinião essencialmente pessoal a cerca do tema Simbolos do Lema 2012-13.
As opiniões são, no fundo, "provocações" feitas aos nobres companheiros rotarianos e são baseadas em contatos, estudos e experiências pessoais e vale-se da liberdade proprocionada pela WEB. Ninguém é obrigado a aceitar, nem se pretende afirmar que as opiniões aqui colocadas sejam verdadeiras. Agora, se você gostou, pode imprimir, copiar e divulgar à vontade.
Roberto Massaru Watanabe
membro do Rotary de São Paulo - Água Rasa
- EMAIL: watanabe@rotaryspaguarasa.com.br. Watanabe é engenheiro e como tal participou do projeto das grandes obras da engenharia nacional como a Rodovia dos Imigrantes e as hidrelétricas de Ilha Solteira, Itaipú e Tucurui. Nesses empreendimentos, adquiriu muita prática na organização e condução de grandes equipes.

RMW\GEROI\watanabe\Lema2012.htm em 22/01/2012, atualizado em 14/03/2012 .

    RMW-2005-18/12/2018