RotLogN.GIF (5338 bytes)

PROGRAMA VOLUNTÁRIOS DO ROTARY

logovoluntarios.gif (3103 bytes)

 

HOME

Objetivos do Programa

Exemplos de Trabalho Voluntário

Quem pode se candidar

Manuais e Listas diponíveis

 

Como Organizar um Programa de Voluntário do Rotary

Qualquer rotariano pode ter a iniciativa de organizar um programa de Voluntário do Rotary.

Ao decidir organizar, o rotarino, o clube e o distrito assumem determinadas responsabilidades. A forma de organizar o programa vai depender da abrangência do programa, isto é,  o programa pode ser desenvolvido a nível de Clube, a nível de Distrito e a nível Internacional. Vejamos as características de cada uma:

A - Clube.

A subcomissão dos Voluntários do Rotary pesquisa as oportunidades existentes na comunidade local.

Talvez um hospital esteja precisando de uma pessoa para ser responsável pelo trabalho de arrecadação de fundos; talvez um centro de reabilitação dos viciados em drogas esteja necessitando de um conselheiro; pessoas de terceira idade necessitam de transporte para irem ao médico uma vez por mês ou fazer hemodiálise 3 vezes por semana; pessoas dispostas a ler para portadores de deficiência visual.

Veja outros exemplos clicando aqui.

A Subcomissão dos Voluntários poderá trabalhar de forma sistêmica. Isto será muito bom para incentivar outros clubes de Rotary a lançarem programas de voluntários.

Poderá, por exemplo, começar cadastrando todos os profissionais rotarianos do próprio clube. Bolar um formulário para que cada um possa manifestar a sua real disponibilidade de ajuda, suas especialidades, tipo de ajuda, atendimento pretendido, tipo de público e os dias e o tempo que poderá se dedicar à atividade voluntária.

Veja aqui quem pode ser Voluntário do Rotary.

Um clube poderá montar, por exemplo, um Posto de Orientação Comunitária, atendendo todas as Quartas-feiras das 9:00 às 12:00. Neste posto haverá voluntários que registrarão tudo quanto é tipo de solicitação. Na maioria dos casos a orientação é simples e é dado pelos próprios voluntários atendentes. Alguns casos existem orientação especializada (construção civil, eletricidade, advocacia, legislação trabalhista, etc.) Nesses casos é marcada para a próxima semana o retorno do interessado para receber a orientação diretamente de um profissional do ramo (que será convocado dentre os sócios do clube ou contatado pela Subcomissão dos Voluntáios do Rotary).

Além de cadastrar os rotarianos, rotaractianos, familiares e profissionais em geral, inclusive não-rotarianos, a Subcomissão deverá criar mecanismos para promover, divulgar e incentivar o trabalho voluntários.

Pode planejar uma das reuniões do clube (consultando a Comissão de Programas) para dar destaque aos Trabalhos Voluntários. Não esquecer de convidar a imprensa local, algumas autoridades locais e representante de entidades públicas (hospitais, bibliotecas, etc.) que poderiam beneficiar-se pelo trabalho voluntário.

Pode incentivar os rotarianos a procurar, nas entidades (igrejas, clubes, associações, etc.) que costuma freqüentar, novas oportunidades de Trabalho Voluntário. Pode também incentivar às pessoas que participam daquela entidade a preencherem o formulário de registro de Voluntário do Rotary. Não só ajuda aquela pessoa que quer ajudar a encontrar a entidade que esteja precisando do seu trabalho voluntário, como também ajuda a divulgar o Rotary. O Trabalho Voluntário é de duas mãos. Encontrar e divulgar as pessoas que estejam dispostas a ajudar e também econtrar e divulgar os trabalhos que estejam necessitando de voluntários.

Pode envolver as comissões da Avenida de Serviços Profissionais para esse trabalho de procura e registro de voluntários.

Pode nomear pessoas não só no Rotary como também em outras entidades (igrejas, associações, sindicatos, escolas, etc.) para dar explicações sobre o que é o Trabalho Voluntário, sua necessidade e importância. É claro que tais pessoas deverão receber um treinamento adequado para isso.

Pode buscar o apoio financeiro (e isso é muito importante) para viabilizar o Trabalho Voluntário. Por mais simples que seja, quase sempre o trabalho exigirá algum dispêndio financeiro. Lembre sempre da Fundação Rotária que tem programas específicos para os voluntários.

Aproveite a exeperiência acumulada do Rotary International que sabiamente consolidou-a na forma de manuais e instruções.

B - Distrito.

A a função do Distrito é de fundamental importância.

Quase sempre a dimensão do Trabalho Voluntário transcende a do clube, principalmente na alternativa em que o Programa atingir pleno êxito.

Nestes casos é importante que o Distrito esteja por dentro dos projetos em desenvolvimento nos clubes vizinhos para que possa envolver os outros clubes em socorro àquele.

Em outras situações, o problema não está restrito ao âmbito territorial de atuação do clube, exigindo o envovimento de dois ou mais clubes. É o caso de catástrofes naturais como as enchentes e os engarramentos de trânsito.

Para poder atuar com eficiência, é importante que o Distrito tenha uma cópia dos cadastros de voluntários dos clubes. Nos dias de hoje, graças à INTERNET, não seria difícil montar-se cadastros compartilhados.

O Distrito também tem uma Subcomissão dos Voluntários do Rotary.

Essa comissão observará que em um clube existem mais voluntários que trabalho e em outro clube poderá ocorrer o contrários, isto é, ter mais trabalho que voluntários. Com a ajuda dos Governadores-Assistentes, irá promover a aproximação desses clubes para que os problemas e recursos sejam melhor compartilhados.

A Subcomissão poderá contatar entidades e organizações que congregam trabalho voluntário para a troca de trabalho, voluntários e exepriências. Poderá organizar Seminários e Simpósios sobre o assunto.

Veja também a lista de entidades internacionais.

O Programa Voluntários do Rotary é pouco conhecido pelos clubes. Promova palestras nos clubes para formar a idéia clara e os recursos disponíveis.

Ajude diretamente ou envolva outros clubes para ajudar um clube a montar o seu primeiro grupo de Voluntários. Se for oportuno, facilite o trabalho, com exemplos claros sobre os pedidos de recursos à Fundação Rotária.

Mostre sempre a internacionalidade do Rotary.

C - Internacional.

A prestação de trabalho voluntário em outro país é outro aspecto do programa Voluntários do Rotary. Isso mostra a internacionalidade do Rotary, Promovendo e apoiando a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a cosolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

As dificuldades de encontrar profissionais adequados é mais crítca na área internacional. O Brasil, por exemplo é o país do mundo que mais concentra Dentistas por habitante. Em contraposição, outros países (inclusive nossos vizinhos da América Latina) têm muitos poucos profissionais e há muitas cidades, vilas e comunidades com carência total desses profissionais e regras bem simples como a escovação diária dos dentes não é seguida.

Trabalho relativamente simples de ser organizado. Inclusive diversos fabricantes de escovas e pastas de dentes oferecem gratuitamente kits de escovação. Basta o Rotary daque e o Rotary de lá organizar a viagem do voluntário. E não precisa ser de muitos dias. Uns poucos dias já ajuda a resolver o problema.

Nos casos mais trabalhosos, a Fundação Rotária oferece inúmeros programas de ajuda financeira. Veja alguns clicando aqui.

A Subcomissão Distrital deve incentivar os clubes a consultar, periodicamente, a Lista de Voluntários Internacionais e a Lista de Trabalhos Internacionais.

Pode dar uma olhada nos cadastros locais e encontrar pessoas com perfil de atuação internacional.

 

* ROTARIANOS = pessoa física, sócio de um Rotary Club.
* ROTARACTIANO = pessoa física, sócio de um Rotaract Club.
* RI = Rotary International
* Fundação Rotária - Braço financeiro do Rotary que controla os recursos financeiros. Para saber mais, clique aqui.
*Ex-bolsista = pessoa que já participou de um programa de Bolsas Educacionais do Rotary.

botaovoltar.gif (3542 bytes)

ET6\www\4430\voluntarios\recursos.htm em 20/09/2002, atualizado em 21/09/2002