VISIBILIDADE

Visibilidade é a amplitude da visão do motorista através dos vidros e espelhos do veículo.

Varia de modelo para modelo e tem grande importância nas manobras à frente e à ré principalmente em locais onde há crianças e animais.

VISIBILIDADE LONGITUDINAL

É a visibilidade à frente, através do parabrisa, e à ré através do espelho retrovisor interno e do parabrisa traseiro.

Nos veículos de transporte de carga não há visibilidade traseira de modo que a operação de marcha à ré só pode ser realizada com a presença de um auxiliar de manobra.

No desenho acima, as áreas em vermelho são denominadas Pontos Cegos pois não é possível enxergar. Caso uma criança ou um animal passar por estes pontos durante uma manobra, o motorista não poderá vê-lo.

VISIBILIDADE TRANSVERSAL

É a visibilidade nas laterais, girando a cabeça e olhando atráves das janelas laterais.

É claro que caso o motorista estique o pescoço poderá enxergar mais, mas consideramos a visibilidade nas condições normais de condução do veículo.

Nos veículos dotados de película de escurecimento de vidros, a visibilidade fica prejudicada.

VISIBILIDADE DO PISO

É a visão que o motorista tem ao olhar para fora através dos parabrisas, dos espelhos retrovisores interno e externo e, girando a cabeça, através das janelas.

Varia de veículo para veículo pois o tamanho e a posição das janelas são diferentes.

O diagrama abaixo mostra, na cor azul, a região do piso visível na posição normal de condução do veículo, na cor verde a região do piso visível girando-se a cabeça para as laterais. A área em vermelho são os Pontos Cegos e uma criança, um animal ou uma bola não são visíveis aos olhos do motorista em posição normal de condução.

O motorista não consegue enxergar as bolas colocadas nos pontos cegos.

VISIBILIDADE NA MARCHA À RÉ:

Veículo em marcha à ré (andando para trás) oferece uma série de riscos pois a visibilidade traseira do motorista é precária, havendo muitos Pontos Cegos.

O risco é particularmente grande quando a marcha à ré atravessa espaços públicos como calçadas. Isto acontece nas vagas particulares de garagem de residências, nas vagas para clientes em espaços de recuo de imóveis.

O desenho seguinte mostra as áreas de visibilidade e os pontos cegos quando o veículo está andando em marcha à ré (andando para trás):

As áreas em azul são as áreas de visibilidade e as áreas dem vermelho são os pontos cegos.

Na entrada e saída de vaga para cliente, em padarias, correios, bancos, etc. é importante contar com um Auxiliar de Manobra para ajudar o motorista a sair com segurança da vaga. Veja mais detalhes em .

CUIDADO COM CRIANÇAS:

Criança é imprevisível e muito rápida. Veja um vídeo em que um carro em marcha à ré saindo da garagem quase atropela a criança.

 

ET-12\RMW\trafegando\visibilidade.htm em 19/04/2015, atualizado em 20/04/2015 .