COMO CONSTRUIR UM TELHADO

5

CAIMENTO

A função princiopal de um telhado é proteger a casa da chuva. Porisso, todo telhado precisa ter um CAIMENTO para escoar a água da chuva.

Entende-se por Caimento a inclinação do plano da água do telhado. Quanto mais forte for o caimento, mais inclinado será o telhado. Causa uma boa impressão estética, mas um telhado com grande caimento consome mais telhas, mais madeira e também dificulta a manutenção.

Nos países que tem neve, o telhado precisa ser bem inclinado para que a neve não venha a se acumular no telhado pois o peso da neve pode afundar o telhado.

O caimento é determinado, normalmente, pelo efeito estético que se pretende dar à casa. Pode-se também pensar em aproveitar o sótão para instalar mais um dormitório (mansarda) e colocar no plano do telhado uma janela (trapeira) - Neste caso o telhado deve ter um caimento acentuado para permitir que as pessoas andem livremente pela mansarda. 

Caimentos baixos utilizam menos materiais (menos telhas e menos madeiras) - Entretanto devemos ter o cuidado de escolher um caimento mínimo para atender a duas finalidades:

1 - Caixas d'água e outros dispositivos que vamos colocar no sótão requerem determinados espaços. No caso da caixa d'água, além do espaço da caixa, vamos precisar de um espaço adicional para podermos limpar a caixa pelo menos uma vez por ano.

2 - O fabricante das telhas indica o Caimento Mínimo. Esse caimento mínimo depende do desenho da telha e das ranhuras projetadas pelo fabricante para evitar a penetração da água da chuva em dias de vento forte. Mesmo telhas de um mesmo modelo podem apresentar Caimentos Mínimos diferentes dependendo do fabricante.

Veja, por exemplo, o Caimento Mínimo recomendado por fabricantes diferentes para a telha do tipo Francesa:

FABRICANTE QUANTIDADE DE TELHAS
POR METRO QUADRADO
PESO DE UMA
TELHA (SECA)
DIMENSÕES CAIMENTO MÍNIMO
DO TELHADO
Fabricante 1 18 2.550 38X22 30%
Fabricante 2 16 2.700 40X24 30%
Fabricante 3 16 2.600 40X25 30%
Fabricante 4 16 2.800 38X24 45%
Fabricante 5 17 2.400 40X22 36%
Fabricante 6 17 2.500 40X22 50%

Recebemos muitas solicitações indagando o caimento mínimo para determinadas telhas mas evitamos de responder pois esse número é próprio para cada modelo de telha e deve ser fornecido pelo Fabricante da telha. Existem sites na INTERNET informando esse número mas recomendamos não adotar tais números pois o risco é muito grande de vir a ocorrer infiltrações de água da chuva em dias de vento forte. No nosso trabalho de mais de 30 anos de vistorias já encontramos diversos casos de infiltrações de água pelo telhado causado por caimento menor que o mínimo requerido pelo fabricante.

Um outro motivo para escolhermos uma Caimento alto para o telhado é quando a casa está localizada numa floresta ou próxima a árvores de grande porte. Árvores são muito boas do ponto de vista da ecologia, entretanto costumam soltar muitas folhas. Se o telhado tiver um caimento muito baixo, as folhas vão ficar se acumulando no telhado e isso vai exigir que alguém suba no telhado para fazer a limpeza. Para evitar esse trabalho, recomendamos fazer o telhado com caimento alto e não instalar calhas nas beiradas do telhado.

O caimento é um número dado em porcentagem, exemplo 30%, e representa o quociente entre a altura H e a largura L da Água do telhado.

Exemplo: Uma casa tem um telhado com duas águas, com altura H = 1,20m e largura L = 3,75m. O caimento do telhado será C = 1,20/3,75 = 0,32 ou 32%.

 

Como calcular a altura H a partir da largura L:

Basta multiplicar a largura pelo caimento H = L X C. Vamos supor que fixamos o caimento em C = 28% e a largura da Água seja L = 4,20. Então, a altura será H = 4,20X0,28 = 1,176m.

A NEVE:

Felizmente, em grande parte do Brasil não ocorre a formação de neve.

Nos países de clima frio, a neve é um grande impecilho para a construção de telhados por que a neve é bastante grudenta e vai se acumulando formando um grande peso que pode afundar o telhado:

Então, para impedir a acumulação de neve, o telhado deve ter uma inclinação acentuada:

 

 

\RMW\telhado\tlh5.htm em 07/10/2010, atualizado em 26/05/2016 .