COMO CONSTRUIR UM TELHADO

1-A

CASA sem EIRA nem BEIRA 

ALPENDRE 1: Pequena cobertura acima da janela ou porta destinada a protegê-la do sol e da chuva:

ALPENDRE 2: Cobertura semi-fechada destinada ao repouso. Servia como transição entre o interior (quente/frio) para o exterior (frio/quente):

ALPENDRE 3: Cobertura semi-fechada destinada à circulação de hóspedes para evitar que estes circulem pelas áreas íntimas da casa. Também conhecido como Varanda:

Balcão: Sacada destinada ao uso de pessoas para admirar a paisagem ou o desfile de rua. É cercada de grades para a segurança e parapeitos para conforto e pode ser coberta com um alpendre ou descoberta. Chama-se Balcão pois quando vistas da rua, as pessoas parecem balconistas atendendo por detrás de um balcão:

Um projeto premiado cria um balcão escamoteável:

A foto antiga mostra prédios com Sacada de um lado e Balcão do outro:

BEIRA: Prolongamento do telhado para proteger pedestres na rua ou pessoas no balcão da chuva e do sol.

Quando chove a gente vai andando pela Beira da casa.

CASA SEM BEIRA:

EIRA 1: É um espaço plano com chão duro ao lado da casa destinado à secagem de cereais:

EIRA 2: No Brasil colonial, chamava-se EIRA o Terraço ou a Varanda voltada para a rua para que o povo pudesse ver as festas e cerimônias nela realizadas. Era sinal de status social. A volta da eira era ricamente decorada pois nela eram realizados discursos políticos e bênçãos religiosas dirigidas ao público. Pode ser aberto (terraço) ou fechado (varanda):

SACADA: Saliência no prédio, que se projeta para fora, acessível por uma porta. O local pode ser usado para formar um jardim suspenso ou admirar a paisagem. Neste último caso é chamado também de Balcão:

MARQUISE: Um telhado ou uma laje destinada a proteger pedestres da chuva e do sol. Parecida com uma Eira, só que não tinha nem janela nem porta para proteger. As lojas usam muito este dispositivo para atrair admiradores para suas vitrines.

VARANDA: Espaço para descanso ou outro uso, na área interna da casa com aberturas voltadas para fora.  Parecido com a Eira. A Varanda pode ser complementada com uma Sacada ou Balcão. Parece com a Eira mas não tem uma função social. A vista para fora é apenas para o deleite dos que usam a varanda:

TERRAÇO: É uma Varanda sem teto:

TRIBEIRA: Estribeira ou estribo, uma espécie de calço para apoiar o prolongamento do telhado para aumentar o alcance da Beira.

No período colonial, uma casa com Eira, Beira e Tribeira era considerada casa de rico:

 

\RMW\telhado\tlh1A.htm em 09/01/2005, atualizado em 03/12/2013 .