COMO CONSTRUIR UM TELHADO

11

TELHAS - PROPRIEDADES

Veja as propriedades mais comuns das telhas.

ISOLAMENTO TÉRMICO:

Propriedade do material de que é feita a telha capaz de não permitir a passagem do calor de uma face para a outra.

Figura 1: 

Condutibilidade é a propriedade que os corpos têm de ser condutores de calor, eletricidade, etc. A condutibilidade é reresentada por um coeficiente (letra grega lâmbda ) que exprime a quantidade de calor (Watts) que passa por um corpo de determinada espessura (metros) perante uma diferença de temperatura (Celsius). Veja uma tabela com a condutibilidade de alguns materiais -

Veja como se calcula a quantidade de calor do sol que chega até o telhado e quanto desse calor consegue penetrar para dentro da casa (clique na figura):

IMPERMEABILIDADE:

Propriedade do material de que é feita a telha capaz de não permitir a passagem de água de uma face para a outra.

Figura 2: 

Duas propriedades devem ser verificadas antes da aceitação de um lote de telhas cerâmicas: A Absorção de Água e a Permeabilidade.

ABSORÇÃO DE ÁGUA:

A absorção de água é determinada pelo Ensaio de Absorção, feito de acordo com a norma brasileria NBR-8947 – Telha Cerâmica – Determinação da Massa e da Absorção de Água – Prescreve o método para a determinação da massa e da absorção d´água em telhas cerâmicas. Veja mais detalhes clicando aqui .

PERMEABILIDADE:

A Permeabilidade (capacidade de permear, de passar por dentro de) também identificável por Impermeabilidade que é a capacidade contrária, isto é, de não permear, de não conseguir passar por dentro de, é determinada pelo Ensaio de Permeabilidade feita conforme a norma brasileira NBR-8948 – Telha Cerâmica – Verificação da Impermeabilidade – Prescreve o método para a verificação da impermeabilidade de telhas cerâmicas. Veja mais detalhes desse ensaio clicando aqui .

ISOLAMENTO ACÚSTICO:

Propriedade do material de que é feita a telha capaz de não permitir a passagem do som de uma face para a outra.

 

Veja matéria da Revista ACERVIR da Associação das Cerâmicas Vermelhas de Itu e Região, edição Agosto-Setembro de 2011 -

 

\RMW\telhado\tlh11.htm em 17/10/2010, atualizado em 28/10/2012 .